Review Cam Link 4K Wallpaper

Elgato Cam Link 4K, Review em Português

O melhor dispositivo de captura para câmaras
A Cam Link 4K ainda é a melhor opção do mercado para transformar sua câmera em uma webcam profissional. Por um pouco mais de 100 Euros têm um dispositivo que é Plug & Play que mudará a qualidade do vosso stream. O único que devem confirmar é que seja compatível com as vossas câmaras.
Design
95
Funcionamento
95
Qualidade/Preço
80
O Melhor
Fácil de Configurar
Compatível com muitas câmaras
Excelente desempenho
O Pior
É caro
Atrasos mínimos ajustáveis
90
Excelente

Cam Link é o dispositivo de captura mais conhecido no mundo do streaming porque conseguiu convencer a muitas streamers a usar uma DLSR ou câmara de acção como webcam para melhorar as suas gravações. Em 2018, Elgato chegou com a sua segunda versão capaz de transmitir em 4K. Embora seja o melhor produto do estilo, ainda tem algumas coisas a melhorar, como mencionaremos na nossa review.

Design e embalagem

Não há muito a dizer nesta secção. Dentro da caixa – que apenas indica os requisitos para utilizar o Cam Link 4K – encontrará outra caixa que contém o dispositivo com uma saída USB e entrada HDMI, um cabo USB estendido, o manual de instruções e um autocolante.

Review Cam Link 4K caja y accesorios

Se tinham um Cam Link 1080p, de certeza que reparam que a sua construção e design são idênticos, de tal forma que devem utilizar um autocolante para os distinguir. Como este dispositivo de captura não faz nenhuma codificação, é capaz de ser assim tão pequeno e não requer nenhum tipo de refrigeração passiva, mas mesmo assim, após algumas horas, verão como aquece um pouco.

Desempenho e Funcionalidades

A principal diferença do Cam Link 4K é que ele pode transformar a imagem que é transmitida em HDMI para UVC, ou seja, Classe de Vídeo USB – o mesmo tipo de vídeo utilizado pelas webcams. Existem outros dispositivos de captura capazes de conectar a vossa câmara ao OBS, mas muito poucos suportam este protocolo, que é usado por alguns dos aplicativos de comunicação mais populares do mundo.

Review Cam Link 4K Conexión USB

O que precisam de fazer para começar a usar o Cam Link 4K é conectá-lo ao PC ou Mac e depois conectá-lo via HDMI à sua câmara. O dispositivo não inclui nenhum cabo HDMI, pelo que o deverão comprar a parte.

Depois de ter feito isso, precisam de instalar o firmware Video Capture que podem encontrar neste link. Embora digam que não é necessário para o seu funcionamento – sendo Plug & Play – a verdade é que apenas após a sua instalação é que a minha GoPro Hero 7 Black começou a funcionar. Se tiverem problemas, não se esqueçam deste passo.

Se tiverem dúvidas se a vossa câmara será compatível ou não, podem ver esta lista criada pela própria empresa. O mais importante é que a câmara é capaz de exibir uma saída limpa, ou seja, sem a bateria, cartão SD ou outros elementos que normalmente aparecem no GUI da câmara; mas também que sejam capazes de carregar ao mesmo tempo que estão a ser utilizados, caso contrário terão que parar o Stream para trocar a bateria.

Review Cam Link 4K Cámaras de acción
Todas las cámaras de acción tienen una salida micro HDMI y son compatibles con Cam Link.

Embora essa página seja um bom ponto de partida para saber se a vossa câmara é compatível, podemos garantir que há muitas outras que não estão nesta lista. Por exemplo, experimentamos com a Akaso V50 Elite, Thieye T5 Pro e Campark X30, câmaras de acção muito mais baratas do que a GoPro, e todas elas funcionam perfeitamente.

Funcionamento en 4K Capture Utility e OBS

Corsair criou um programa que podem usar para gravar jogos, o 4K Capture Utility. Já falámos sobre este programa antes, mas nesta review não nos serve de muito, pois é a imagem da câmara que está a ser transmitida, não o jogo. Para poder jogar e usar a nossa nova webcam, vamos precisar de outro programa um pouco mais completo, o OBS.

Review Cam Link 4K OBS

Podem transferir esta versão do OBS que é a que recomendamos. Depois de configurar tudo, podem adicionar uma nova captura de vídeo e associá-la com o Cam Link 4K. Com as diferentes câmaras que experimentamos, não conseguimos mudar a resolução de saída, mas isso também não é um problema, especialmente se as estão a pensar utilizar webcams para streams de 1080p, que costuma ser o habitual.

O que sim reparamos no OBS é que o áudio gravado pela câmara conectada ao Cam Link 4K tem um pequeno atraso de cerca de 200/300ms. Isto não é um grande problema uma vez que podemos corrigi-lo com o próprio sistema da aplicação, mas é conveniente que o resolvam antes de começar a gravar.

Esquecendo esta pequena falha, achamos que a gravação era genial. A saída de vídeo funcionou bem e nunca tivemos problemas. Também é compatível com outros aplicativos de comunicação, como o Skype, que requer a conexão de vídeo UVC que vemos nas webcams.

Review Cam Link 4K Skype

O que sim reparamos é que não podemos usar a câmara em várias aplicações ao mesmo tempo. Se estiver usando o Cam Link 4K no OBS e abrir o Skype, a câmara não é reconhecida e também pára de transmitir no OBS, uma limitação que talvez na próxima versão seja superada.

Veredicto e Alternativas

O Cam Link 4K foi lançado no final de 2018, e desde então não baixou de preço, pelo que segue custando 129 euros. É um preço bastante alto para um pequeno dongle como este, e este é talvez o maior ponto negativo que tem. No entanto, é difícil criticar o seu preço quando existem tão poucas alternativas compatíveis com o formato UVC, especialmente de marcas confiáveis.

Dito isto, se tiverem uma câmara compatível com 4K Cam Link, acho que é um melhor investimento do que comprar uma webcam que lhe dará menor qualidade. Tudo o que pedimos à Corsair é que baixe um pouco o seu preço e melhorem a falha de sincronização de áudio que identificámos.

NewEsc-Sello-Final-Excelente



Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Funcionamento
Qualidade/Preço
Final Score