Review EaseUS PCTrans

EaseUS PCTrans, Transfere dados de um PC a outro

Com o fim do suporte do Windows 7 por parte da Microsoft, possivelmente tenha chegado o momento de actualizar a Windows 10. Este firmware é mais seguro e também mais rápido. Contudo, a melhor forma de instalar este sistema operativo é desde zero, eliminando todos os dados que têm no vosso computador.

Está claro que antes de fazer isto deveriam fazer uma cópia de segurança em Windows 10, o que não é tão complicado. Mas se a isto juntarmos o facto de ter de reinstalar todas as aplicações uma vez mais, é uma tareia que se calhar algumas pessoas queiram evitar. Se esse for o caso, este software de transferência de PC seja uma opção a considerar.

O quê é e para que serve

Antes de nada é preciso explicar o que é o EaseUS Todo PCTrans Professional e para que serve. É um programa que poderão transferir gratuitamente, mas que para finalizar a tareia deverão pagar uma licença de $49, e permite transferir os dados de um PC a outro. Esta transferência se pode realizar entre dois computadores que estão na mesma rede, ou através de um Backup que é criado pela app.

Contudo, existem muitas mais coisas que este programa pode fazer, como migrar aplicações que estão instaladas de um disco a outro, limpar o sistema e também eliminar grandes arquivos que estejam a ocupar um grande espaço.

Antes de começar a migração

Antes de migrar os dados de um PC a outro, é importante limpar todos os ficheiros que não precisemos, assim como as apps desnecessárias. Isto não só nos ajudará a realizar a transferência muito mais rapidamente, se não que evitará encher o novo PC com apps inúteis.

Limpando o sistema

Para isto, podem utilizar as próprias ferramentas de Windows para limpar os discos, a reciclagem ou até realizar a desinstalação e eliminação de ficheiros manualmente. Contudo, também podem utilizar duas ações de EaseUS Todo PCTrans.

Limpeza do sistema permite eliminar ficheiros que seguramente não precises, como cache do navegador, lixo do sistema, ficheiros produzidos por apps em segundo plano. Em fim, ficheiros que ao serem eliminados não modificam o funcionamento do sistema, pelo contrario, melhoram ainda mais.

Após isto, também podem utilizar a ferramenta para encontrar grandes ficheiros nos discos. Esta ferramenta não tem nenhuma função especifica, mas se calhar encontrem ficheiros que não precisam e assim poupam espaço.

Migrar aplicações a outros discos

Após a limpeza de ficheiros, podemos reduzir ainda mais o tamanho do disco que queremos transferir ao passar algumas apps a discos secundários. Além disso, se estão a pensar em apenas migrar as aplicações e não o resto de ficheiros, esta opção é a que mais precisam.

Apenas devem escolher as aplicações que querem transferir, o disco para o qual o querem passar, e começar a transferência. O tempo que demora dependerá realmente do número de aplicações e do seu tamanho. Apenas fechem todas as apps que forem transferir, para não ter nenhum problema.

Migração de um PC ao outro

Agora que já eliminaram todos os ficheiros inúteis, passaram as apps para outros discos e fizeram um backup – ou isso espero – chegou o momento de migrar um PC com Windows para o outro directamente ou com um Backup.

Migrar de PC para PC

Este procedimento é feito através da ligação à rede, pelo que é necessário que ambos os computadores estejam ligados à mesma rede Wi-Fi e também tenham instalado o mesmo programa.

Após a ligação, começará a transferir todos os ficheiros, aplicações e outras configurações necessárias para o novo PC. Esta é a forma mais simples, mas também uma das mais lentas, uma vez que pode demorar umas quantas horas em transferir tudo para o novo PC.

Migrar com um Backup

Se o novo PC não está na mesma rede ou querem fazer o procedimento um pouco mais rápido, este método é o melhor.

Basicamente, este software cria uma imagem do sistema que depois pode ser utilizada para recuperar aplicações, músicas, fotos, arquivos, configurações e tudo o que tinhas no PC principal. Primeiro fazes uma imagem a transferir num disco que seja o suficientemente grande como para a guardar, e logo sobes essa mesma imagem no novo PC, que deve ter esta app de EaseUS também instalada.


EaseUS Todo PCTrans é uma app que facilita a tareia de transferir os dados de um PC com Windows a outro. É um software premium que te ajudará nesta tareia, mas deverás ser tu a saber se realmente vale a pena ou não pagar por isto.

[ratings]

Your email address will not be published. Required fields are marked *