EaseUS Data Recovery - Recuperar Ficheiros Apagados num Instante

EaseUS Data Recovery – Recuperar Ficheiros Apagados num Instante

Todos nós apagámos inadvertidamente alguns ficheiros. Estou errado? O pior é que muitas vezes o fazemos sem querer e depois apagamos tudo o que estava na reciclagem, descartando documentos ou informações valiosas. Se isto aconteceu contigo, a primeira coisa que te digo é para programares backups regularmente. A segunda coisa é podes utilizar programas para recuperar dados gratuitamente.

Há muitos programas que prometem ser capazes de recuperar dados do disco rígido, mas a maioria são difíceis de usar ou simplesmente não funcionam. O pior de tudo é que alguns dizem que são livres, e quando os instalamos vemos que são limitados. É por isso que lhe dizemos que desde EaseUS Software, o programa que mostramos abaixo, não é completamente gratuito.

Sua versão gratuita permite que usar todos os recursos da versão premium, mas apenas poderão recuperar 2GB. Por outro lado, se quiserem uma licença vitalícia com atualizações permanentes e a possibilidade de recuperar todos os arquivos que precisam, terão que pagar um preço insignificante comparado ao valor das informações recuperadas.

Muito fácil de instalar e usar

A instalação é bastante simples. Apenas transfiram o software da recuperação dos dados e ativem então licença caso a tenham. Caso contrário, terão uma limitação de 2GB.

No ecrã principal podem ver todos os discos que estão conectados ao PC: discos internos, discos externos, pen drives, cartões SD. Para iniciar a digitalização dos documentos excluídos, basta com selecionar a unidade na qual desejam recuperar os ficheiros. Em seguida, o programa começara a análise.

Este processo pode demorar algum tempo, dependendo do tamanho do disco. Primeiro, ele executa uma verificação rápida, mas depois uma mais profunda, na qual verifica pasta por pasta. O meu SSD de 256GB demorou 25 minutos em ser analizado. Se analizar algum de 1 TB, por exemplo, dependendo do número de ficheiros/pastas que tiver e também de itens excluídos, isso pode levar muito mais tempo.

Nota: Nos ecrãs de impressão diz que é necessário mais tempo para terminar o analise, mas estes valores não são exactos.

O melhor de tudo é que, ao mesmo tempo que a aplicação procura ficheiros que possam ser restaurados, podemos navegar sobre os que foram encontrados e até filtrar os resultados em função do seu formato (Imagens, Áudio, Documentos, Vídeos, Mail). Além disso, mesmo que a verificação não esteja completa, podem começar a visualizar os arquivos que deseja recuperar:

Quando encontrarem um ficheiro que desejam recuperar, podem tocar duas vezes para o visualizar e então escolher a opção: “Recuperar”. No nosso teste pudemos visualizar todos os formatos mais comuns, com exceção do áudio, que é bastante estranho já que o programa é capaz de executar vídeos.

Depois de seleccionar o ficheiro que pretendam recuperar, devem clicar no botão Laranja no canto inferior direito. Em seguida, o programa pedirá que escolha um local para guardar o ficheiro. É necessário selecionar um local diferente para evitar que se sobre-escrevam os dados. Uma vez que os arquivos foram substituídos por outros novos, seria quase impossível fazê-los voltar.

Também podem selecionar todos os ficheiros que quiserem e pressionar o botão “Recuperar” para os guardar ao mesmo tempo na pasta desejada.

Funciona sempre para todos os ficheiros?

Nenhum programa pode prometer recuperar todos os ficheiros que foram apagados. Uma recuperação bem sucedida depende inteiramente da quantidade de tempo decorrido e do uso que fez desse disco. É por isso que é tão mais fácil recuperar ficheiros recentemente apagados.

Por exemplo, conseguimos recuperar um filme que apagámos há 4 semanas e que pesava 1GB. Também encontrámos ficheiros de Maio, Abril e Setembro do ano passado. Mas cuidado, os resultados nem sempre foram positivos. Também procuramos uma pasta que apagamos há alguns dias com arquivos do Adobe Premiere, mas não a conseguimos encontrar, e também conseguimos alguns ficheiros que só foram recuperados parcialmente.

Quanto mais utilizarem dos discos, menos provável será a sua recuperação. Portanto, assim que perderem as informações, executem EaseUS Data Recovery Wizard Professional.

Vale a pena comprar Easeus?

EaseUS Data Recovery Wizard Free é definitivamente um bom programa. O seu design minimalista é bastante funcional e torna muito fácil encontrar documentos eliminados. Nem sempre funciona, isso é verdade, mas o mesmo acontece com qualquer outro programa de recuperação de dados.

A versão gratuita permitirá recuperar até 2GB de dados, mas se precisarem de mais podem comprar versão premium. Ter um programa tão completo como este pode ser muito útil.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 + 12 =