Dinheiro Wallpaper

É por isto que deveriam comprar online

Há uns meses atrás estava a falar com um colega sobre os preços dos telemóveis em Portugal, mais precisamente nas lojas como a Worten, Fnac, entre outras. Durante a nossa conversa, ele enviou-me esta imagem:

Xiaomi Mi A2 na Fnac em Setembro 2018

Em Setembro do ano passado, a Fnac estava a vender o Mi A2 da Xiaomi a 300€, 100€ mais do habitual. É um bom telemóvel e um dos mais recomendados da actualidade, mas por esse preço existiam melhores, como o Pocophone F1 ou até o Honor Play.

O maior problema que vemos nestes casos é que há pessoas que desconhecem o preço real do dispositivo, e perdem a oportunidade de comprar o mesmo produto online mas por 1/3 menos do preço que pagaram numa loja física.

Porque deveriam comprar online

Existem muitas razões pelas quais é recomendamos comprar online, tais como:

  • Melhores preços: é a maior vantagem de comprar online, já que os preços costumam ser mais reduzidos, especialmente se comprarem desde a china (telemóveis por exemplo). Contudo, outros produtos mais comuns podem ser encontrados de forma online e ser comprados em grandes quantidades, como envelopes e embalagens em envelopesonline, por exemplo.
  • Cupões online: mesmo que possam encontrar e utilizar cupões nas lojas físicas, é muito mais fácil utilizar o Google para encontrar cupões de desconto.
  • Reviews de utilizadores: Quando vamos a uma loja ouvimos a opinião do vendedor, que tem interesse em que compremos algum produto. Contudo, não podemos ver as opiniões de outros utilizadores tal como fazemos em forums o na página do dispositivo em diferentes lojas online.
  • Conforto e facilidade: Para comprar online nem precisam de sair de casa e com o PayPal activo em muitos sites, é mais fácil que nunca comprar sem cartão bancário.

Então porquê os portugueses não compram online?

Existem muitas razões, mas estas costumam ser as mais importantes:

  • “Vou ser roubado”: muitas pessoas ainda pensam que todos os sites são fraudulentos e apenas querem ter aceso ao seu cartão multibanco. Em alguns pode acontecer, mas não em sites conhecidos.
  • “Gosto de experimentar antes de comprar”: é um argumento razoável em algumas ocasiões, mas não em todas. Um telemóvel, portátil ou até um smartwatch é algo que, sabendo as especificações, já podes ter uma ideia de como será.
  • “O envio é caro”: Em muitas lojas online o envio é gratuito, em outras não. Também, dependendo da morada de envio, pode ser necessário pagar a alfândega, e ai sim que pode ser um problema.

A nossa recomendação é sempre esta: se podem comprar online e a um melhor preço, então não percam dinheiro em lojas físicas, onde os produtos costumam ser mais caros. Hoje em dia já não há razões para ter medo de comprar online, especialmente em lojas de confiança.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *