Dreame L10S Ultra Capa

Dreame L10S Ultra, Review em Português

Dreame L10S Ultra, Review em Português
Um dos robôs mais avançados e completos do mercado
O Dreame L10S Ultra pode não ser para todas as carteiras, no entanto, o seu preço é justificado com o facto de este ser um dos robôs mais avançados e completos do mercado, não só devido às suas características técnicas e capacidades de navegação avançadas, como também ao facto de ser extremamente autónomo no que diz respeito à sua própria manutenção, tendo a capacidade de esvaziar o lixo, e também de limpar e secar as suas próprias mopas de forma completamente automática.
Design
99
Aspiração
94
Mopa
92
Mapeamento
94
Bateria
88
Preço/Qualidade
92
Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Sistema avançado de navegação/mapeamento
Potencia de 5,300 Pa
Esvaziamento automatico do lixo
Sistema de mopa eficaz
Limpeza automatica das mopas
O Pior
A navegação pode ser melhorada
Possiveis questões de privacidade devido à camara
93
Excelente
Onde comprar

Nos últimos tempos tivemos a oportunidade de testar diversos produtos da Dreame, uma das submarcas da Xiaomi dedicada exclusivamente ao mercado de aspiradores inteligentes. Hoje trazemos o novo topo de gama da marca, o Dreame L10S Ultra, um dos robôs mais avançados do mercado, que não só aspira e lava o chão, como promete ser “completamente” autónomo.

Embalagem e acessórios

O Dreame L10S Ultra vem numa embalagem de cartão preta de grandes dimensões, com fotos do robô e a sua base em grande plano.

Dentro, encontramos a base de carregamento, o robô, e ainda os seus consumíveis: uma escova rotativa lateral, dois sacos de 3 litros, o cabo de energia, duas mopas rotativas, uma escova de limpeza, uma embalagem do produto de limpeza de superfícies da marca, e ainda o seu manual.

Design e construção

Atualmente o Dreame L10S Ultra está apenas disponível em branco, sendo que o robô em si tem um formato circular convencional, e umas dimensões de 35 x 35 x 9.7 cm.

Dreame L10S Ultra

Ao ser um aspirador inteligente, o L10S Ultra conta com uma série de sensores e tecnologia que lhe permite efetuar uma limpeza eficaz. Na parte superior temos o seu sensor LIDAR, fundamental para mapear e navegar pela casa.

Juntamente com o sensor LIDAR, temos três botões:

  1. Um para ligar/desligar;
  2. Outro para enviar o robô para a base;
  3. E o ultimo para fazer uma limpeza local, útil se tivermos sem acesso à aplicação e quisermos fazer uma limpeza rápida.

Uma vez aberta a tampa superior, temos acesso ao típico deposito de lixo com uma capacidade de 350 ml, e o seu respetivo filtro de ar (lavável). Além disso, temos ainda um indicador de conectividade Wi-Fi e um botão de reset.

Na parte frontal temos o típico sistema “para-choques” que permite detetar objetos através de impacto, e ao centro alguns sensores adicionais:

  • Dois sensores laser para a identificação de objetos;
  • O sensor de alinhamento com a base, que permite detetar e alinhar corretamente com a doca;
  • Uma câmara RGB, que permite várias funcionalidades, sendo a principal a identificação de objetos utilizando inteligência artificial.

Na parte traseira, temos o conjunto de conectores para o carregamento, juntamente com a entrada usada para injetar água para o deposito interno com capacidade de 80 ml. Temos ainda uma saída de ar para a aspiração automática, e o alta voz que indica as ações do robô, e que também poder ser usado durante a funcionalidade de controlo remoto.

Contudo as novidades não acabam aqui, pois na parte inferior existem pormenores que tornam este modelo ainda mais interessante. Para começar, temos duas rodas que permitem subir tapetes com facilidade, juntamente com os sensores de altura, e ainda um sensor para detetar tapetes.

Depois, temos a escova principal, toda ela de borracha, sem “pelos”. Esta escova é extremamente fácil de limpar, especialmente se têm animais de estimação, uma vez que ao contrário do que acontece com as outras escovas “tradicionais”, os pelos presos na escova podem ser removidos facilmente.

Para finalizar, em vez de termos um sistema de mopa manual, que atua apenas com o movimento do robô, temos duas mopas rotativas, que não só garantem uma pressão praticamente uniforme, como uma limpeza muito mais profunda.

Sistema de mapeamento

O L10S Ultra conta com múltiplos sensores que o ajudam a navegar eficazmente, como o seu sensor LIDAR, os sensores laser frontais, e mais alguns sensores para a deteção de escadas e tapetes. Contudo, um dos pontos chave deste produto, é a utilização de uma câmara RGB para ajudar no reconhecimento de objetos.

O processo de mapeamento gera um mapa 2D e outro 3D, e ambos podem ser posteriormente editados para ajustar a identificação das divisões, agregar ou separar divisões, criar zonas de não aspiração, zonas onde não utilizar a mopa, entre outras opções.

No nosso caso, o mapa 2D gerado foi extremamente preciso, e grande parte das divisões foram identificadas corretamente, como os quartos e casas de banho. Já no que diz respeito ao mapa 3D, os limites dos quartos ou até mesmo a identificação da mobília e a sua posição não foi a mais correta.

Conforme referimos anteriormente, a grande vantagem da câmara RGB, em conjunto com os sensores frontais, é a de oferecer a capacidade de identificar vários objetos, incluindo fezes de animais, evitando-os. Além disso, também é possível configurar o robô para fotografar os objetos identificados, marcando-os no mapa para conhecimento do utilizador.

O vídeo acima é um pequeno exemplo do L10S Ultra a evitar dois objetos com sucesso: uma sapatilha, e ainda uma bola. Em relação à sapatilha, o L10S Ultra não só o evitou, como conseguiu identificar corretamente e captar uma fotografia.

Dreame L10S Ultra Sapato

Ainda assim, nem tudo é positivo, pois com todos estes sensores esperávamos uma navegação perfeita, algo que nem sempre acontece. Na verdade, em algumas situações parece que a quantidade de sensores acabam por confundir o algoritmo, fazendo com que se note alguma dificuldade na adaptação do percurso face aos obstáculos, acabando por falhar algum espaço, ou por ficar em “loop” a tentar sair de algum sitio mais apertado.

Base de carregamento

Uma das partes chave deste produto é a sua base de carregamento, que tem uma dimensão de: 42.3 x 34 x 56.8 cm, e tem como tarefa diversas funções importantes relativas à manutenção automática do robô. Começando pelo básico, na parte superior existem três botões capacitivos que permitem realizar funcionalidades como retirar o robô da base, aspirar e lavar todas as áreas, ou executar a secagem das mopas.

Dreame L10S Ultra Base

Abrindo a tampa superior, temos acesso aos depósitos de água, com capacidade para aproximadamente 2.5 litros, sendo um para armazenar a água suja (cinzento) e outro para a água limpa (branco). É importante esvaziar a água suja com alguma frequência para evitar odores.

Por baixo de ambos os depósitos de água temos uma característica interessante: a possibilidade de inserir um “cartucho” com uma solução de limpeza da própria marca. A dosagem desta solução é configurada na aplicação, e feita de forma completamente automática. Infelizmente, não conseguimos encontrar este produto à venda por lojas como a Amazon.

Dreame L10S Ultra Cartucho

Na parte frontal temos uma tampa que nos dá acesso ao saco do lixo com uma capacidade de 3 litros, o que segundo a marca, garante uma aspiração de até 60 dias. Obviamente este valor dependerá da quantidade de lixo recolhido. Juntamente com a tampa, existe também uma pequena escova com uma lâmina, para ajudar na manutenção.

Dreame L10S Ultra Base Saco

O sistema de aspiração usa a tecnologia “DualBoost 2.0” da marca, que consiste no uso de duas condutas de ar, uma para aspirar, e outra para “injetar” ar, garantindo uma aspiração eficaz, e evitando que o sistema fique congestionado.

Na parte de baixo da base temos a zona de lavagem das mopas, sendo que durante o processo esta zona enche-se com água limpa enquanto robô gira as mopas contra a superfície rugosa. Posteriormente a água suja é retirada, sendo que este processo repete-se múltiplas vezes para garantir uma limpeza eficaz.

Dreame L10S Ultra Base Lavagem

No final as mopas são secas com ar quente, sendo o tempo mínimo necessário de duas horas. É possível configurar até quatro horas, no entanto, nos nossos testes estas duas horas foram suficientes para as secar completamente.

No geral, a nossa experiência foi bastante positiva, sendo que apenas queremos referir que por vezes o robô tem alguma dificuldade em entrar na doca, ficando desalinhado. Felizmente, sempre que isto aconteceu, o robô foi capaz de corrigir o alinhamento de forma automática.

Funcionamento

Apesar do seu sistema de navegação complexo, antes de começarmos a aspirar a casa é importante criar um ambiente minimamente amigável, removendo objetos de pequenas dimensões espalhados pelo chão, como brinquedos, cabos, entre outros, de forma a tornar a limpeza mais eficaz. Além disso, e apesar do L10S Ultra conseguir detetar escadas, se viverem numa casa com múltiplos andares, devem vedar o acesso a escadarias por precaução.

Aspiração

Com uma potência máxima de 5,300 Pa, em conjunto com a nova escova, e o seu sistema de aspiração automática, este é provavelmente o robô aspirador mais potente do mercado. Ao todo, podemos configurar um total de quatro níveis de aspiração: quiet, normal, strong e turbo.

Para testar a sua eficácia, fizemos um teste de aspiração composto por cereais e milho espalhados pelo chão de madeira, com um peso total de 255 g (peso da taça incluído). Depois, o L10S Ultra aspirou a zona em duas passagens, utilizando o modo turbo.

Ainda que o vídeo possa gerar algumas dúvidas sobre o resultado, durante a segunda passagem o robô acabou por aspirar praticamente todo o “lixo” restante, sendo que ao voltar a pesar o conteúdo aspirado, medimos um total de 254 gramas, ou seja, apenas uma grama de diferença. Acreditamos que o resultado poderia ser melhor se existisse uma segunda escova rotativa lateral, evitando espalhar o “lixo”.

Dreame L10S Ultra Balanca Depois

Um aspeto bastante positivo, é que graças ao sensor dedicado para a deteção de tapetes, a funcionalidade de ajuste de potência ao detetar tapetes funciona muito bem, mesmo com tapetes de pelo curto. Isto não só faz com que a aspiração seja mais eficaz, como os evita molhar com as mopas, conforme falaremos mais à frente.

Mopa

Ao contrário da maioria dos robôs aspiradores no mercado, o L10S Ultra também pensando para lavar o chão, sendo esse um dos seus pontos chave, não só pelo facto de usar duas mopas rotativas, como pela capacidade de ajustar a altura das mesmas, evitando molhar tapetes ou zonas de não lavagem.

Dreame L10S Ultra Mopas

Este sistema é baseado em duas mopas independentes, que giram a 180 RPMs, garantindo uma limpeza eficaz, ao mesmo tempo que oferece uma pressão uniforme, algo que não acontece com outros modelos inferiores. Além disso, o facto do sistema funcionar todo de forma autónoma, enchendo o tanque de água do robô, e lavando e secando as mopas, faz com que o L10S Ultra seja uma recomendação fácil para quem quer lavar o chão.

Similar ao que acontece com a aspiração, é possível definir a intensidade com que queremos humedecer as mopas num total de três níveis.

Dreame L10S Ultra Lavagem

Para melhorar ainda mais a experiência, o L10S Ultra consegue elevar as suas mopas até 7mm, com o objetivo de evitar molhar tapetes ou superfícies de não lavagem, conforme podem ver no vídeo abaixo.

Ainda assim, este sistema não é perfeito, e apesar de funcionar bem no tipo de tapete do vídeo, não funciona bem em tapetes de pelo comprido, pelo que nessas situações terão de remover as mopas, ou configurar o robô para evitar completamente os tapetes quando as mopas estão instaladas.

A nível de manutenção, a única coisa que o utilizador tem de fazer com alguma moderação é lavar a base onde as mopas ficam inseridas, pois estas acumulam sujidade como consequência da lavagem das mesmas.

Aplicação

O Dreame L10S Ultra pode ser controlado usando a aplicação da Xiaomi, a Mi Home, ou a da Dreame, a Dreamehome. Esta última é a que recomendamos, uma vez que é só através desta aplicação que algumas das funcionalidades estão disponíveis.

A aplicação é fácil de utilizar, sendo que na primeira utilização somos guiados sobre como configurar o robô para se ligar à nossa rede Wi-Fi, e em seguida, sobre como realizar o mapeamento rápido. No final do processo de mapeamento terão um mapa 2D e 3D de todo o andar, sendo que podem ter até um total de 3 mapas armazenados.

Dreame L10S Ultra DApp 1

Uma vez o mapa criado, podemos então começar a utilizar o L10S Ultra personalizando-o de acordo com as nossas necessidades, sendo que podemos configurar dezenas de opções relacionadas com a aspiração, com a lavagem, com o sistema de inteligência artificial, ou até mesmo com os mecanismos da própria base, como a aspiração automática e a lavagem e secagem automática das mopas.

Além destas opções, existe também um menu com definições adicionais, que nos permite realizar configurações mais avançadas, como programar tarefas de limpeza e ver o histórico de limpeza, contudo, talvez o mais interessante seja a funcionalidade de vídeo remoto.

Com esta funcionalidade, o L10S Ultra transmite em tempo real uma stream do vídeo capturado pela câmara frontal, permitindo não só o controlo remoto enquanto visualizamos as imagens em tempo real, como também a utilização do seu alta voz para transmitir som.

Dreame L10S Ultra Streaming

No fundo, ainda que esta seja uma funcionalidade pouco útil para o nosso uso pessoal, acreditamos que pode até ser interessante para alguns utilizadores, por exemplo, caso tenham animais de estimação e queiram visualizar, remotamente, o que estes fazem, possibilitando inclusive a interação por voz.

Conclusão

Os robôs aspiradores inteligentes vieram para ficar, sendo que cada vez mais fazem parte do quotidiano de muitas casas, devido à sua grande utilidade, e ao tempo que nos fazem poupar nas tarefas de limpeza. É certo que este tipo de aspiradores não substitui totalmente uma limpeza “manual”, uma vez que o robô não conseguirá chegar a alguns cantos, mas ainda assim é uma ferramenta excelente para quem quer manter a casa limpa.

Com um preço de 1.199€, o Dreame L10S Ultra pode não ser para todas as carteiras, no entanto, o seu preço é justificado com o facto de este ser um dos robôs mais avançados e completos do mercado, não só devido às suas características técnicas e capacidades de navegação avançadas, como também ao facto de ser extremamente autónomo no que diz respeito à sua própria manutenção, tendo a capacidade de esvaziar o lixo, e também de limpar e secar as suas próprias mopas de forma completamente automática.

NewEsc Excelente
  1. Bom dia.
    Bom artigo, coloco a questão de lavagem de soalho flutuante???
    É indicado e compatível ou não??
    Atenciosamente
    César Martins

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Aspiração
Mopa
Mapeamento
Bateria
Preço/Qualidade
Final Score