Após termos tido a oportunidade de testar o Corsair K70 RGB Pro, um dos novos teclados topo de gama da marca, chegou a vez de testarmos o novo K70 RGB TKL com switches opto-mecânicos Corsair OPX.
Design
O Corsair K70 RGB TKL OPX vem numa embalagem com o design e esquema de cores habitual da marca. Dentro, encontramos o Corsair K70 RGB TKL OPX com layout PT-pt (obrigado Corsair por fabricarem em PT-pt) e switches opto-mecânicos Corsair OPX, juntamente com o seu cabo de malha Type-C.
Ao ser um K70, o design é basicamente igual ao modelo que analisamos anteriormente, com algumas diferenças na posição dos botões de função, e nos indicadores luminosos da parte superior. Como o nome indica, este é um teclado sem numpad, e por isso mais pequeno que um teclado tradicional, sendo que tem umas dimensões de 36 x 16,4 x 4 cm e 880 gramas.
A base do teclado é feita em plástico de alta qualidade, e a parte superior em alumínio, o que lhe confere robustez e uma boa sensação ao toque durante a utilização.
Infelizmente, as keycaps que acompanham este layout são de policarbonato, ainda que possam encontrar keycaps PBT noutros layouts mais procurados. Em todo o caso, têm uma boa textura e uma iluminação uniforme, podendo ser trocadas facilmente.
Na parte superior do teclado é onde temos todos os botões dedicados a funções, sendo que do lado esquerdo temos a maior parte dos botões para funções multimédia (play, pause, etc), seguido de dois indicadores luminosos, um para o caps lock, e outro para o scroll lock.
No lado direito temos o scroll de alumínio que permite controlar o volume, o botão de mute, e ainda os três botões de função que permitem mudar os perfis do teclado, a intensidade da iluminação, e ativar o bloqueio da tecla Windows. Ao centro da parte superior, existe apenas o logo da Corsair iluminado, cuja cor pode ser personalizada.
A iluminação RGB pode ser personalizada facilmente, sendo possível personalizar cada tecla individualmente, escolher padrões de iluminação pré-definidos, ou até mesmo sincronizar e integrar a iluminação com jogos.
Passando para a parte traseira, temos então as quatro borrachas de grandes dimensões que garantem que o teclado não se mexe durante o uso e, além disso, temos também os apoios de altura, que neste modelo só têm uma posição quando ativos, ou seja, ou usamos os apoios, ou não usamos.
É uma pena que a Corsair não tenha utilizado os mesmos apoios que encontramos no K70 RGB PRO, uma vez que dão mais um nível de ajuste ao utilizador. Além disso, gostávamos que a marca tivesse incluído um keypuller integrado na parte inferior, ou até mesmo dentro da caixa.
Por fim, temos também o cabo de malha removível com conector Type-C e um comprimento de 1,82m. Em pleno 2022, isto é algo que todos os fabricantes deviam fazer, dado que não só facilita o transporte e limpeza do teclado, como facilita também a substituição do cabo em caso de problemas.
Desempenho e funcionalidades
Começando pelos switches, este modelo vem equipado com os Corsair OPX, uns switches opto-mecânicos desenvolvidos pela própria marca, que devido à sua tecnologia e funcionamento, conseguem ser ativados mais rapidamente que os tradicionais switches mecânicos.
Para quem não os conhece, estes switches oferecem uma sensação similar aos mecânicos, sendo que a diferença está na forma como registam a tecla. Os switches óticos não utilizam contactos mecânicos para a acionar a tecla, mas sim um feixe de luz, que ao ser interrompido com o pulsar da tecla, regista a mesma.

Em relação às especificações técnicas, estamos a falar de uns switches lineares com uma força de atuação de 45g, um percurso total de 3.2 mm, e uma distância de atuação de apenas 1 mm. Outra das diferenças é a durabilidade: 150 milhões de cliques, um numero muito superior aos famosos Cherry MX Red.
Na nossa opinião, estes switches OPX são fantásticos para quem gosta de switches red, pois também são lineares, mas muito mais sensíveis. Ainda assim, isto é algo que requer uma habituação inicial, pois é provável que ativem teclas sem querer enquanto não estiverem acostumados.
Além dos switches extremamente rápidos, a taxa de atualização é outro aspeto chave, sendo que este teclado vem equipado com a tecnologia AXON, também ela desenvolvida pela marca, que permite atingir uma taxa de atualização de até 8,000 Hz, e uma taxa de leitura das teclas de 4,000 Hz, reduzindo o tempo de resposta para apenas 0,25 ms. Além disso, tem também NKRO e full anti-ghosting.
Mas o K70 RGB TKL OPX não se fica por aqui, pois existem ainda mais duas características peculiares, como a sua capacidade de armazenamento interna de até 50 perfis de iluminação, macros, e outras configurações, e ainda o botão de “modo torneio”, que uma vez ativado, força a iluminação a ficar estática desativando também a mudança de perfis e macros.
O objetivo é que este botão seja utilizado em torneios, de forma a evitar distrações ou a ativação acidental de macros, contudo, achamos que esta é a característica menos interessante do teclado, pelo menos para a grande maioria dos utilizadores.
Para finalizar, podem têm abaixo uma gravação do som gerado por estes switches opto-mecânicos da Corsair enquanto escrevemos:
Software
Como os restantes periféricos da marca, o Corsair K70 RGB TKL OPX é suportado pelo Corsair Utility Engine, conhecido como iCUE.

Ainda que não seja obrigatório, o iCUE é importante para poderem tirar total partido do teclado, uma vez que é através dele que podemos personalizar toda a iluminação de forma fácil, criar macros, gravar perfis on-board, atualizar o firmware, ou até mesmo ajustar características importantes como a taxa de atualização, que por defeito vem a apenas 1 ms (1,000 Hz), e não nos 8,000 Hz.
De qualquer forma, se não quiserem instalar o iCUE, é possível ajustar a iluminação sem software, através da combinação de teclas FN + número.
Conclusão
A Corsair tem sido consistente na qualidade dos seus teclados, e este K70 RGB TKL OPX não é diferente, sendo um dos melhores teclados TKL que já testamos, não só devido a sua qualidade de construção, mas também devido às características chave: switches opto-mecânicos e taxa de atualização de 8,000 Hz.
Com um preço de 169.99€, achamos que podia incluir umas keycaps PBT, juntamente com um acessório para descanso de pulsos, ou até mesmo algo simples como um keypuller. De qualquer modo, se procuram um teclado TKL com um design bonito, layout PT-pt, uma boa qualidade de construção, e uma responsividade brutal, então o Corsair K70 RGB TKL OPX é umas das melhores opções atualmente no mercado.
