Corsair IronClaw Wireless & MM350, Review em Português

Foi há poucos dias atrás que tivemos a oportunidade de fazer a review de um dos novos ratos gaming da Corsair, o Glaive RGB Pro, que demonstrou ser um bom upgrade face à sua versão anterior, e um dos melhores ratos do mercado.

Desta vez a Corsair deu-nos a oportunidade de testar outros dois produtos que a marca lançou na mesma altura, o Ironclaw Wireless, e o tapete MM350.

Primeiras impressões & packaging

Dentro das caixas encontramos tudo aquilo que seria de esperar deste unboxing: o Ironclaw Wireless, um cabo USB para MicroUSB (para ligar o rato ao PC), o dongle USB com tecnologia Slipstream, um adaptador USB para MicroUSB e, por fim, o tapete MM350 da Corsair.

IronClaw Wireless Unboxing

As primeiras impressões são muito positivas, sendo que o rato não faz ruídos e tem uma ergonomia muito interessante, dando uma boa sensação de conforto. Além disso, uma das primeiras coisas que notamos, foi o facto desta versão wireless possuir um maior numero de botões quando comparado com a sua versão wired.

Já em relação ao MM350, apesar de ser “apenas” um tapete, a primeira impressão foi boa, principalmente devido aos seus acabamentos, mas isso é algo que iremos falar mais à frente nesta review.

A nível de características técnicas, o IronClaw Wireless conta com:

  • Sensor: Pixart PMW3391
  • Switches: Omron (50 milhões de cliques)
  • DPI: 100 DPI – 18.000 DPI (incrementos de 1 DPI)
  • Aceleração: até 50G
  • Perfis onboard: até 3 perfil
  • Iluminação: Full RGB em 3 zonas
  • Numero de botões: 10
  • Taxa atualização USB: 1000Hz/500Hz/250Hz/125Hz
  • Cabo: trançado com 1.8 m
  • Software: iCUE (opcional)
  • Peso: 130g
  • Preço: 79.99€

Design

Comecemos pelo design deste novo Ironclaw Wireless, que não só tem um design muito bonito, como é bastante ergonómico e confortável.

Como é habitual, existe iluminação RGB em três zonas: logo da Corsair na parte de trás do rato, parte frontal do rato, e scroll. Todas estas zonas podem ser personalizadas individualmente. Além disso, e como referimos no inicio, a grande diferença de design está na quantidade de botões que encontramos nesta versão, um total de 10.

O IronClaw Wireless é o rato ideal para pessoas com mãos grandes.

Ironclaw Wireless Design

O IronClaw Wireless é um rato desenhado para utilizadores com um agarre do tipo “palm”, sendo o seu design extremamente ergonómico e confortável, especialmente para pessoas com uma mão grande. A textura das borrachas laterais é perfeita, sendo que a lateral direita tem uma textura mais percetível ao toque, garantindo um bom agarre.

No que ao peso diz respeito, a Corsair fala em 130g, no entanto, o peso do rato está bem distribuído pelo que acabamos por não notar demasiado, parecendo até ter um peso ligeiramente inferior. É uma pena que a Corsair não tenha incorporado a possibilidade de ajustar o peso do rato, algo que já se vê no mercado à muitos anos.

No lado esquerdo encontramos os famosos botões laterais de retroceder e avançar, juntamente com mais 3 botões adicionais, sendo que os 2 botões da frente servem para ajustar o nível de DPI’s e não podem ser reprogramados.

Ironclaw Wireless Esquerda

Neste aspeto temos de comentar que, apesar dos botões de seleção dos DPI’s e dos botões de retroceder e avançar estarem bem posicionados, o quinto botão acima destes encontra-se numa posição um pouco difícil, sendo necessário utilizar o polegar para lá chegar. Claro que a facilidade de chegar a este quinto botão irá depender do tamanho das mãos de cada utilizador, mas no geral acreditamos que é uma má posição.

Além disso, um dos aspetos que mais nos agradou a nível de design, é o facto dos LED’s que indicam o nível de bateria e de DPI’s ficarem no lado esquerdo do rato, abaixo dos botões, não sendo tapados pela mão. Devido a isto, é fácil perceber quando a bateria está a acabar, ou simplesmente quantos DPI’s estamos a utilizar.

O cabo USB é trançado, o que lhe dá uma maior robustez e ajuda a deslizar mais facilmente em cima de qualquer superfície.

IronClaw Wireless Corda

Isto torna-se num aspeto importante no caso de ser necessário utilizar o rato com o cabo, por exemplo, quando está a carregar.

Na parte de baixo do rato encontramos os quatro skates de grandes dimensões, habituais nos ratos da Corsair.

Ironclaw Wireless Baixo

Além disso, e talvez ainda mais importante, encontramos o switch de três posições que permite escolher o modo em que queremos usar o rato: wireless 2.4GHz, Bluetooth ou desligado.

Ficamos um pouco desiludidos com o facto de não existir qualquer compartimento na parte inferior do rato para guardar o dongle USB. Devido a isto, torna-se pouco pratico transportar o IronClaw wireless se o quiserem utilizar em modo wireless, sendo necessário ter muito cuidado para não perder um objeto tão pequeno como é o dongle USB.

Desempenho

O sensor utilizado é um dos elementos mais importantes em qualquer rato, e neste caso a Corsair voltou a equipar o mesmo sensor que tem vindo a utilizar em todos os seus modelos mais recentes, o PWM3391, um sensor com um tempo de resposta de 1 ms, e cujo o nível de DPI’s pode ser ajustado num intervalo de 100 a 18.000, em incrementos de 1 DPI.

Além disso, no caso deste rato em específico, existe outro fator que tem muita influencia no seu desempenho: a sua tecnologia de ligação. O IronClaw Wireless tem dois modos de utilização: wireless 2.4GHz com recurso a um dongle USB, ou bluetooth.

No campo wireless, a Corsair dotou o IronClaw de uma nova tecnologia sem fios denominada “Slipstream”, que segundo a marca permite tempos de resposta de 1 ms (similar à versão wired), e tem a capacidade de escolher automaticamente o canal menos congestionado de forma a evitar interferências, garantindo assim a máxima responsividade possível.

Ironclaw Wireless Desempenho

Testamos o IronClaw Wireless em todos os modos de ligação suportados, e o rato comportou-se bem em todas as situações, sendo que não notamos qualquer tipo de aceleração, spin out ou erros de tracking. Também não encontramos grandes problemas com a ligação Bluetooth, ainda que em algumas situações possa não ter uma responsividade tão boa como no modo wireless.

Como é habitual nas nossas reviews, todos os nossos testes foram realizados com a aceleração do Windows desabilitada e, no caso de jogos como o CS:GO, a opção “raw input” esteve sempre ativada, pois só desta forma conseguimos testar o seu desempenho corretamente.

Ainda no que ao desempenho diz respeito, há outro aspeto importante neste rato: a duração de bateria. A Corsair afirma que a bateria tem uma duração de aproximadamente 24h em modo wireless, e até 50h em modo Bluetooth (com a iluminação desligada). O facto é que utilizamos o rato durante uma semana, varias horas seguidas por dia, sem quaisquer problemas a nível de duração. Já no que ao carregamento diz respeito, se a bateria estiver totalmente descarregada, acabará por demorar cerca de 2h até atingir uma carga completa.

Para finalizar, falta referir que a Corsair equipou o IronClaw com switches Omron, que têm uma duração media de 50 milhões de cliques, e um feeling muito agradável.

 

Para quem estiver interessado, no vídeo acima podem ouvir o som gerado por cada um dos botões.

Software & Personalização

Como qualquer outro produto da Corsair, o IronClaw Wireless é suportado pelo Corsair Utility Engine (iCUE).

IronClaw Wireless iCUE

O iCUE é um elemento fundamental para este e para outros produtos da marca, pois não só permite reprogramar os botões, como permite criar macros de vários tipos, configurar os níveis DPI, guardar perfis onboard, configurar as 3 zonas full RGB de forma individual, ativar o modo de poupança de energia do rato, entre outras coisas.

O IronClaw permite guardar até 3 perfis de configuração onboard.

Existem ainda pelo menos duas funcionalidades muito importantes no iCUE que podem interferir com a experiência de utilização e desempenho: as atualizações de firmware e a calibração do sensor. Esta ultima funcionalidade é fundamental sempre que não estejam a utilizar um tapete da Corsair.

Corsair MM350 – Qualidade Premium

Antes de terminar esta review tínhamos de falar do tapete que foi utilizado durante toda a review: o MM350.

Um tapete é aquele tipo de produto onde não existe grande margem para evolução, sendo que o que é verdadeiramente importante é a qualidade dos materiais, o seu tamanho e a qualidade dos acabamentos, e nisto o MM350 é rei.

MM350

No que ao tecido diz respeito, o MM350 é extremamente suave sendo que qualquer rato desliza muito facilmente sobre ele. Mas aquilo que mais nos impressionou foi a sua espessura e acabamentos.

O MM350 tem uma espessura de 5mm, o que lhe oferece uma robustez e feeling ao toque bastante interessante, mas talvez mais importante, é que ao contrario da maioria dos tapetes no mercado, o MM350 tem as suas bordas costuradas.

MM350 Costura

Este acabamento não só lhe acrescenta um ar muito mais premium, como lhe dá uma robustez fantástica, dando a sensação que deverá resistir mais facilmente a uma utilização intensiva, quando comparado com outros tapetes concorrentes, que regra geral, têm o problema do tecido começar a separar-se da borracha da base ao longo do tempo.

Para finalizar, vale a pena dizer que não tivemos nenhum problema de tracking com os vários ratos que testamos neste tapete, sejam eles da Corsair ou de outra marca. Além disso, todos os ratos da Corsair vêm calibrados, out of the box, para este e os restantes tapetes da Corsair.

Veredito final

Com o IronClaw wireless a Corsair conseguiu oferecer a todos os fãs do IronClaw wired a possibilidade de usufruir do seu rato favorito, mas agora sem fios (ou até mesmo com eles), tornando esta versão numa opção muito mais versátil que a versão normal, tudo isto por: 79.99€.

Ironclaw Wireless-FINAL

Como sempre, existem coisas que podem ser melhoradas, e aquela que mais nos desiludiu foi o facto do IronClaw wireless não ter um compartimento interno para guardar o dongle wireless. Tirando este aspeto, é um rato muito solido para todos aqueles que tenham uma mão grande, um agarre do tipo “Palm”, e que queiram um sensor topo de gama, RGB, varias formas de conectividade e uma bateria integrada com boa duração.

Se procuram um rato wireless com uma performance excelente, personalizável, e com uma boa duração de bateria, o IronClaw é sem dúvida uma das melhores opções preço/qualidade atualmente.

NewEsc-Sello-Final-Recomendado

Performance sem fios
Se procuram um rato wireless com uma performance excelente, personalizável, e com uma boa duração de bateria, o IronClaw é sem dúvida uma das melhores opções preço/qualidade atualmente.
Design85
Ergonomia85
Desempenho90
Personalização75
Qualidade/Preço80
Aspectos positivos
Excelente sensor
Switches Omron
Duração de bateria
Até 3 perfis onboard
O mau
Sem compartimento para guardar dongle wireless
Não permite ajustar o peso
83
Recomendado

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Design
Ergonomia
Desempenho
Personalização
Qualidade/Preço
Final Score