Review-Corsair-HS60-Pro-wallpaper

Corsair HS60 Pro, Review em Português

Bom som... mas falha no resto
Os Corsair HS60 Pro são uns headset que não deveriam existir na minha opinião. Embora goste mais do estilo destes do que dos Voids, são desconfortáveis, seu microfone é pior e custam o mesmo. O som é muito bom para 60€, mas devido ao seu design, não os recomendaria.
Design
75
Comodidade
65
Som
80
Microfone
60
Qualidade/Preço
80
O bom
Preço competitivo
Design moderno e atual
Bom som pelo preço
O mau
Apertam demasiado
O microfone não é o melhor
Pouca personalização de firmware
72
Bah...

A Corsair é uma das marcas de gaming mais conhecidas do mundo, não apenas por seus componentes de PC, mas também por seus periféricos de áudio, como headset gaming. Recentemente começou a vender auriculares gaming de gama media, os Corsair Virtuoso, mas também atualizou sua linha low-end, os Corsair HS que tive a oportunidade de experimentar durante umas semanas.

Design

A primeira coisa que deves saber sobre esta gama é que tem tres headset. Os HS50 Pro, os HS60 Pro e os HS70 Pro. Todos eles integram os mesmos altifalantes e microfone, pelo que, neste sentido, devem ter os mesmos resultados. Em termos de design, também são idênticos, com a única diferença que os HS70 Pro são wireless e por isso têm um botão extra para ligar e desligar.

Review Corsair HS60 Pro diseno

A unidade que testei é a HS60 Pro que, como eu disse antes, é igual a HS50 Pro, pelo menos nas especificações. Cada modelo tem cores diferentes, sendo este o único aspecto estético que os diferencia. Mas quando se trata de desempenho, a única diferença está no adaptador de som 7.1 que integra o HS60 Pro. Pelo que se tiverem o vosso próprio DAC conectado ao PC ou se apenas os quiserem utilizar com Jack 3.5mm, deveriam comprar os mais baratos.

O seu design continua sendo o mesmo… lamentavelmente. Visualmente são muito atractivos, e como têm um microfone amovível muitas pessoas os utilizarão com o telemóvel – caso tiverem uma conexão para Jack, claro. Mas a sua ergonomia continua a ser o seu ponto fraco, ou seja, após algumas horas de utilização, são muito desconfortáveis.

Review Corsair HS60 Pro descanso

Eu já tinha criticado algo semelhante ao analizar os Corsair Virtuoso, que depois de 2 meses de uso melhoraram muito nesse sentido. Mas a pressão exercida por estes headset é ainda maior, e embora incorpore umas boas almofadas de espuma, a força excessiva da faixa da cabeça é algo que não pode ser evitado, mesmo que a vossa cabeça seja pequena.

A versão que tenho dos HS60 Pro é a amarela, a qual gosto bastante. Não costumo ter nada nesta cor, mas admito que ficam muito bem em contraste com o preto. Não têm qualquer tipo de iluminação, o que não é nenhum problema, mas sempre podiam ter colocado um LED no microfone.

Review Corsair HS60 Pro botones

Todos os botões estão no headset esquerdo, minha posição favorita, uma vez que a maioria dos jogadores usam o rato com a direita e durante um jogo, se quiserem aumentar o volume ou silenciar o micro, podem fazê-lo num instante. A roda de volume deixou-me um pouco desiludido, porque não desliza como deveria. E atenção que o cabo de 1.8 de cumprimento não é removível.

Review Corsair HS60 Pro en el cuello

A última crítica que tenho em relação a estes auscultadores é sobre a limitação de movimento de cada auscultador. Ao contrário dos Virtuoso, com estes não os podemos girar para um lado ou outro, o que é bastante cómodo na hora de os descansar no peito. No entanto, uma vez que a base é plana, podem colocar-se na mesa tal como aparece na segunda imagem desta review.

Som

A única diferença entre os HS60 Pro e os HS50 Pro é este adaptador que se conecta ao PC via USB e permite que obter áudio virtual 7.1. Vale a pena? Bem, apenas funciona no PC, por isso, se os comprarem para consolas, é melhor poupar essa diferença de 10 euros e comprar o modelo mais barato.

Review Corsair HS60 Pro audio surround

Quando activam o som surround desde o iCue, algumas frequências são amplificadas, o que ajuda a ouvir passos ou disparos, dando certa vantagem em alguns jogos multiplayer. No entanto, se tiverem um bom DAC, como o Sound BlasterX G6, não acho que seja necessário.

As baixas frequências são dominantes, o que irá de alguma forma melhorar a sua experiência em alguns jogos. Mas falta-lhe alguma profundidade, e não o digo apenas nos jogos, mas também na música. Com frequências médias o resultado é bastante equilibrado, mas há muitos detalhes que se perdem, especialmente quando se ouve música como “Killing in the name”. Os agudos são decentes na minha opinião, embora em algumas músicas você não os ouça como deveriam – em “Breath into me” os estalidos ouvem-se melhor que a voz, algo que não deveria acontecer.

Tudo isso pode ser ajustado no PC com o equalizador iCue. Eu próprio modifiquei algumas frequências e o resultado final melhorou. Em consolas isso não será possível, mas no telemóvel, sempre podem usar algum equalizador e adaptar o som ao vosso gosto.

Microfone

Review Corsair HS60 Pro microfono

O microfone é outro ponto muito importante num headset gaming, mas neste caso, recebemos o que pagamos, ou seja, um microfone omnidirecional de baixa qualidade com um som robótico. O que me surpreende é que o novo Void Elite dá-nos um resultado muito melhor.

Firmware

Ao ligar os auriculares com o adaptador ao PC, poderemos utilizá-los com o iCue, o firmware da Corsair. A única coisa que nos permitirá fazer este firmware é brincar com seu equalizador. Tirando isto, podemos desativar o Feedback de som que recebemos ao silenciar o microfone ou ao alternar entre estéreo e som 7.1.

Corsair HS60 Pro iCue

Acredito que a Corsair poderia melhorar este firmware, adicionando opções extras que nos dão mais alguma razão para o instalar. Por exemplo, equalizadores pré-definidos para certos jogos, ou também uma mudança de voz para gozar com os nossos amigos enquanto jogamos online.

Veredicto e Alternativas

Tenho sido bastante crítico nesta review, mas tenham em conta que custam 69€ na Amazon, e por esse preço estão muito bem. O seu conforto não é o melhor na minha opinião, nem o seu microfone. Dito isto, não são os melhores headset que vão encontrar por este preço.

Uma alternativa melhor na minha opinião são os Void Elite. Custam o mesmo, são mais confortáveis e seu microfone é melhor. O design não os vai entusiasmar tanto, especialmente se os quiserem utilizar na rua, mas se isso não for um problema, penso que são uma opção melhor. Outra alternativa são os Cooler Master MH751.

Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Comodidade
Som
Microfone
Qualidade/Preço
Final Score