REVIEW CORSAIR DOMINATOR PLATINUM RGB CAJA

Corsair Dominator Platinum RGB 5600, Review em Português

O modelo DDR5 RGB RGB com melhor desempenho no momento graças à sua capacidade de overclock e bom desenho com iluminação.
Design
92
Performance
95
Overclocking
93
Preço
80
O Melhor
Iluminação RGB
Dissipador de calor com materiais de primeira qualidade
Personalização com iCUE
Excelente frequência
Alta capacidade de overclock
O Pior
Preço um pouco elevado
Pouca disponibilidade
90
Excelente

Estamos no início da nova norma DDR5 para o sector principal e temos um dos modelos mais bem preparados para a mudança. Não só devido ao seu design com iluminação RGB, mas também devido ao cuidado que tem sido tomado para alcançar o melhor desempenho. Para esta geração, a capacidade dos módulos foi duplicada entre outros aspectos que veremos com mais detalhe.

Embalagem e acessórios

A embalagem chega em preto com o modelo impresso na frente, sendo 2 módulos de 16GB a uma frequência de 5600 MHz. No interior temos dois blisteres transparentes protegidos por espuma de borracha.

REVER CASO CORSAIR DOMINATOR PLATINUM RGB

Design e construção

O dissipador de calor de alumínio preto dá-lhe um design premium que também ajuda a arrefecer tanto os chipsets de memória como os pcmics. A barra superior é composta por zinco na cor preta também com um 12 LEDs CAPELLIX RGB ULTRA intenso com endereçamento individual.

REVISÃO DO DISSIPADOR DE CALOR DE PLATINA RGB CORSAIR DOMINATOR 3

Com uma altura de 55 mm devemos ter em conta que não se destinam a que todos os refrigeradores de ar sejam as opções mais recomendadas para que sejam visíveis, tais como os AIOs. Deve também ter em mente que podem esfregar contra radiadores numa configuração mais alta, dependendo da largura do radiador.

REVISÃO DO DISSIPADOR DE CALOR CORSAIR DOMINATOR PLATINUM RGB

Poderemos encontrar pacotes de 2 módulos de memória para esta frequência de 16 ou 32GB cada. Além disso, podemos escolher outras velocidades que vão de 4.800mhz a 6.400mhz e latências entre CL34 e CL40. Com preços recomendados que variam entre 349,99 euros para o pacote mais básico e 719,99 euros para o pacote topo de gama, os preços foram reduzidos e os modelos de frequência mais baixa são muito atractivos.

REVISÃO DO DISSIPADOR DE CALOR DE PLATINA RGB CORSAIR DOMINATOR 4

DDR5

Removidos os quatro parafusos que fixam os dissipadores de calor e com algum esforço como cola é utilizada para uma melhor fixação, chegamos ao PCB. Temos toda a memória e chips pcmic de um lado do PCB, deixando o outro lado quase deserto, excepto o conector para a faixa de iluminação.

REVISÃO CORSAIR DOMINATOR PLATINUM RGB RGB PCB 5

Ao contrário da geração anterior, a memória DDR5 começa a 4400 MHz com a Intel a apresentar suporte nativo a 4800 MHz e a definir um objectivo de 6600 MHz. Ao contrário do DDR4 que tinha um canal de 70 bits, a nova geração tem dois canais de 40 bits.

DDR5 Memory Spec Meets Extreme Speeds - EE Times Asia

Cada canal de 40 bits será composto por um sub-canal de 32-Bit mais um sub-canal de 8-Bit para uma melhoria da largura de banda de cerca de 50%. Tal arranjo assemelha-se à configuração de Quad Channel e, de facto, verá nas versões anteriores da CPUZ que isto é mostrado na secção de memória.

Além disso, o seu consumo de energia foi melhorado reduzindo-o em 20%, pelo que o ponto de partida começa de 1,1v para o máximo de 1,25v, que veremos onde um módulo DDR4 teve de ir acima de 1,5v. O perfil XMP 3.0 é também introduzido para perfis de overclocking JEDEC, pelo que há 5 perfis disponíveis na memória. Três deles são configurados pelo fabricante e mais dois são configuráveis pelo utilizador.

Características

Capacidade2 módulos de 16 GB ou 32 GB
Frequências4,800 MHz a 6,400 MHz
LatênciasCL34 a CL40
Dimensões55mm x 136mm
Voltagem1.10v a 1.25v
Outros característicasAnodizado preto ou dissipador de calor de alumínio branco
Placa de circuito impresso de 10 camadas de alto desempenho

Desempenho

Para analisar o seu desempenho, iremos realizar uma série de testes sintéticos, tais como compressão/descompressão de ficheiros, entre outros. Realizámos testes de overclock em duas placas-mãe para obter o melhor resultado possível.

Benchmarks

Software

REVISÃO CORSAIR DOMINATOR PLATINUM RGB ASUS APEX

Corsair disponibiliza a sua aplicação ICUE para nós.Permitir-nos-á monitorizar todos os componentes da marca, bem como configurar certos aspectos, incluindo a iluminação RGB. Poderemos seleccionar individualmente qual DIMM queremos executar um dos seus 15 modos ou um modo personalizado. Seremos capazes de sincronizar a iluminação com outros componentes Corsair ou monitorizar a sua temperatura. Tudo a partir do seu software com linhas e cores muito elegantes.

Overclock

O overclock é honestamente um dos melhores que tentei da Corsair e conseguimos atingir a frequência de 6200 MHz, o que representa um aumento de 600 MHz em relação às frequências de stock. Também melhorámos as suas latências e timmings, pelo que as suas latências foram reduzidas ainda mais.

Para os testes, utilizámos principalmente uma placa-mãe MSI, temos vindo a escalar frequências até 6200 MHz e até a arrancar com 6400 MHz. É possível que pudéssemos manter 6400 MHz mas a um custo de voltagem muito elevado, pelo que ficámos com 200 MHz, o que já é espectacular. Depois temos vindo a baixar as latências até que se mantenha estável no comportamento, alcançando um grande resultado de desempenho desde o ponto de partida.

REVIEW CORSAIR DOMINATOR PLATINUM RGB OVERCLOCK 6200 CL32

Veredicto e alternativas

Um excelente desenho para o Dominador com iluminação que não passa despercebida. Graças ao software iCUE do Corsair, podemos configurar este aspecto extensivamente e até combiná-lo com a nossa placa-mãe.

Passámos de um padrão de 16GB para 32GB com um aumento notável da largura de banda, bem como do ECC para evitar a perda de dados. Temos vários perfis para além do XMP 3.0 que poderemos personalizar até 5 guardados na própria memória.

O overclock é também o ponto forte para estas memórias cujos chipsets fabricados pela Samsung atingem até 6200 MHz e mesmo até 6400 MHz se fizermos um grande esforço para o componente. Graças ao dissipador de calor e às almofadas térmicas, isto pode ser alcançado e melhorias nas frequências e latências podem ser alcançadas.

Com um preço de venda a retalho aproximado de 445 euros existe actualmente dificuldade em encontrar stock, o que não surpreende, uma vez que acabamos de começar com o DDR5. Como alternativa, temos o seu modelo sem RGB. Vingança Corsair que também oferece excelente desempenho e cujo kit de 32GB começa com 319 euros e oferece doses elevadas de overclocking.

NewEsc-Stamp-Final-Excellent

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Performance
Overclocking
Preço
Final Score