A grande família CORSAIR tem um amplo e crescente catálogo de produtos. Todos os seus produtos são caracterizados por uma coisa: qualidade. Isto é demonstrado pela fonte de alimentação CORSAIR AX850 Titanium, uma fonte de alimentação com a maior certificação possível e é também conhecida no mundo como TIER 1. Não admira que seja baseada na Seasonic Prime Titanium.
Especificações e Embalagens
A fonte de alimentação AX850 vem numa caixa com as atuais cores Corsair de preto e amarelo. Vem com um elegante mosaico azul e uma certificação TITANIUM e uma garantia de 10 anos. Informações detalhadas sobre trilhos, curvas de eficiência e operação do ventilador podem ser encontradas na parte traseira. Muito importante: o ventilador nos garante 0 rpm até que não ultrapasse um consumo de 340W.
Dentro encontrarão um saco de plástico transparente bem protegido contra choques de poliestireno. Além disso, temos uma pequena caixa, detalhe da CORSAIR, para que possamos personalizar a nossa fonte com 3 autocolantes magnéticos de diferentes cores.
Como acessórios temos algumas cintas para apertar, um cabo de alimentação e parafusos para fixá-los na torre. E mesmo ao lado da fonte temos uma cobertura com bolsos com todos estes cabos:
- 1 cabo ATX (24 pines) [61 cm]
- 2 cabos ATX/EPS (4+4 pines) [65 cm]
- 4 cabos duplos PCIE (6+2 pines) [77,5 cm]
- 4 cabos SATA com 4 conectores [80 cm]
- 2 cabos Molex com 4 conectores [75 cm]
- 1 adaptador floppy de 4 pines [10,1 cm]
Fabricante (OEM) | Seasonic |
---|---|
Eficiência | 80 PLUS Titanium, ETA-A + (91-94%) |
Ruído | LAMBDA-A + (15-20 dB [A]) |
Temperatura de funcionamiento | 0 – 50 ° C |
Proteções | OVP, OCP, OTP, SCP, UVP, OPP, SIP, NLO |
Modular | 100% |
Ventilador | Rolamento dinâmico fluido semi-passivo de 135mm |
Dimensões | 152 x 87 x 172 mm |
Peso | 2 Kg |
Garantía | 10 anos |
Design e construção
A fonte é feita de metal preto com o logotipo e letras em branco, característico da marca e muito elegante. Com um tamanho de 152 x 87 x 172mm, estamos a falar de uma fonte de alimentação ATX.
No fundo está o ventilador de 135 mm de diâmetro com a sua tecnologia Ultra Low Noise. Este ventilador só será activado quando atingir um consumo efectivo de 340W com um nível sonoro de 15db e depois aumenta gradualmente de 600W de uma forma linear.
No lado oposto encontramos o clássico autocolante que nos mostra informações sobre os trilhos, sendo o 12V com 70A.
No seu lado posterior existe um conector para a alimentação de C21, um botão para ligar/desligar e um botão para activar/desactivar a função semi-passiva do ventilador. Se o deixarmos pressionado, o ventilador funcionará sempre, mas se o deixarmos sem pressionar, utilizará a opção semi-passiva.
No lado interno vamos encontrar as ligações para toda a cablagem da fonte, sendo esta reserva para a grande maioria dos componentes, tanto placas-mãe, como placas gráficas, permitindo-nos até desfrutar de um SLI de 2 vias ou mesmo montar duas placas AMD com o seu Crossfire.
Interior e componentes
Abrimos a fonte de alimentação, encontramos uma plataforma utilizada nos modelos Seasonic Prime Titanium Ultra. Utiliza peças de alta qualidade, Infineon FET, rectificadores Vishay bridge, tampas electrolíticas Chemi-Con e um grande número de tampas poliméricas, fornecidas pela FPCAP.
Tem dois condensadores electrolíticos japoneses de 105ºC Nippon Chemi-com também tem um conversor AC-DC e é, portanto, considerado Tier 1.
O ventilador usado é fornecido por Hong Hua, e utiliza um rolamento fluido dinâmico com uma longa vida útil e funcionamento silencioso. Não é de admirar que o modo semi-passivo funcione tão bem devido ao grande número de dissipadores de calor passivos dentro da fonte.
Eficiência, carga e testes de som
Os seguintes testes e gráficos foram obtidos de um organismo de certificação como a Cibenética.
Eficiência
O AX850 é certificado como TITÂNIO, o que significa que teremos uma eficiência entre 90% e 96%, sendo a sua carga máxima entre 20% e 50%.
Sonoridad
O AX850 tem um sistema de ruído ultra baixo integrado, com o qual o ventilador não funcionará até uma carga de 340W. Portanto, se o equipamento não estiver sendo usado para jogos ou uso profissional intensivo, estará sempre desligado.
OCCT 5.4.2
Para realizar o teste vamos realizar um teste de carga de 10 minutos para verificar a estabilidade da tensão das linhas de +12V, +5V e +3,3V.
Equipamento de teste
- CPU AMD RYZEN 3800X
- Placa base MSI X570 GODLIKE
- GPU GIGABYTE RTX 2080Ti GAMING OC
- RAM G. Skill Tridentz 16GB 4.400 CL19
Como podem ver nos gráficos, a variação é mínima em torno de 0,008-0,015% em termos de tensão de linha. A qualidade da fonte é evidente pela sua grande gestão e quase nenhum som, não é surpreendente que o seu certificado seja Titânio e obtenha as melhores notas nos testes.
Veredicto final e alternativas
Este é um produto de altíssima qualidade, estando entre os melhores no mercado. Com uma sonoridade realmente baixa, não excedendo 20db em condições ambientais de 30-32 graus centígrados. Não podemos esquecer que esta fonte de alimentação se baseia no mais que renomeado Seasonic Prime Titanium Ultra graças à colaboração com a marca, à qual foi feita uma série de modificações pela Corsair para dar-lhe maior proteção e eficiência.
Esta é uma fonte de alimentação de 850w com uma eficiência máxima real de 95%, com um consumo de 20% a 50% de watt e é perfeita em configurações SLI. Embora tivesse gostado de ver conectores PCIE com apenas um socket, é sempre melhor que gráficos como um RTX 2080ti ter duas conexões separadas.
Com um preço aproximado nas lojas de 229,90 euros, encontramos como concorrente directo o seu irmão Seasonic Prime Titanium Ultra, talvez um pouco mais silencioso, mas com o mesmo desempenho e um preço de 305,09 euros. É por isto que a fonte de CORSAIR é a nossa primeira opção.