Na luta pelo melhor smartphone do mercado as diferentes concorrentes procuram apresentar o dispositivo mais rápido, fluído e com melhor câmara. Mas a bateria também tem de acompanhar toda a capacidade prometida, e olhando ao papel por vezes parece claro o vencedor, mas será?

Se assim fosse, o Mate 10 Pro seria o rei

Que hipóteses teria o iPhone 8 numa comparação de baterias, se nem chega aos 3.000 mAh.

Smartphone Capacidade de Bateria (mAh)
iPhone 8 Plus 2 691
Huawei Mate 10 Pro 4 000
Samsung Note8 3 300
OnePlus 5 3 300

Porquê estes smartphones? São actualmente dos principais flagships do mercado, sendo que o iPhone X ainda está para chegar e o OnePlus 5 terá o seu sucessor 5T apresentado em breve. Este pelos rumores, terá uma bateria de 3.500 mAh, quanto ao iPhone X esta será de 2.716 mAh.

E foram as escolhas do canal de YouTube Mrwhosetheboss que realizou a análise

Todos os smartphones em questão contam com processadores recentes e fabricados no processo de 10nm, que resultou num aumento da eficiência global para o processo antecessor. São eles o o A11 Bionic da Apple, o HiSilicon Kirin 970 da Huawei ou o Snapdragon 835 da Qualcomm no caso do Note 8 e OnePlus 5.

O resultado foi uma pequena surpresa

comparacao baterias mate 10 pro iphone 8 note 8 oneplus 5

Mrwhosetheboss dividiu o seu teste em quatro etapas distintas, com um teste de AnTuTu pelo meio.

As três primeiras etapas foram limitadas em tempo quanto à sua duração, e a última é um ciclo entre todas para acabar com a bateria e perceber a capacidade real das baterias.

A mais pequena bateria do iPhone 8 Plus deixa-o para último lugar, sendo o  primeiro a ceder. Mas não fica muito longe do Mate 10 Pro da Huawei, em 3º lugar, que tem mais 1.700 mAh de capacidade no papel.

A coroa vai para o OnePlus 5, que aguentou 5h34, mais 39minutos que o Note8, em segundo lugar.

Porque se posiciona tão mal o Mate 10 Pro?

O ecrã maior e maior resolução poderiam justificar, mas o Note8 tem um ecrã ainda maior e uma bateria inferior, igual à do OnePlus, e aguentou mais 12 minutos no teste que o Mate 10 Pro.

Notem que o Note 8 não está com a resolução máxima (1440 x 2960)

Outra razão, pode passar pelos maiores níveis de consumo do Kirin 970 e a máscara do Android 8 da Huawei, o EMUI 8, não ser tão eficiente como os restantes sistemas.

Podem ver a análise completa no video que vos deixamos aqui