Alguma vez apagaram algum ficheiro sem querer? Ou pior ainda, alguém utilizou o vosso PC e apagou aquela pasta que continha fotos ou documentos importantes? Seja como for, têm um problema que gostariam de resolver e é por isso que encontraram este artigo para saber como os recuperar.

E se vos dissesse que é possível recuperar esses dados? Existem muitos programas que prometem ser capazes de recuperar dados do disco rígido, mas a maioria são difíceis de utilizar ou simplesmente não funcionam. O pior de tudo é que alguns dizem ser gratuitos, e quando os instalamos vemos que são limitados. É por isso que vos dizemos desde já que EaseUS Software, o programa que te mostramos a continuação, não é gratuito.

Se calhar estejam desanimados por saber isto, mas, como verão a continuação, é um programa imensamente completo que permite recuperar qualquer ficheiro que tenham eliminado de uma forma fácil e intuitiva.

Fácil de instalar e utilizar

EaseUS Fácil ecrã principal

A instalação é bastante simples. Apenas devem transferir o software de recuperação de dados e depois ativar a vossa licença desde a aplicação.

Após isto, verão todos os discos que estiverem conetados ao PC: discos internos, discos externos, pen-drives, cartões SD. O único que devem fazer é seleccionar o disco em que perderam os dados e esperar a que o programa termine o seu análise.

EaseUS Fácil de instalar e utilizar

Este processo pode demorar bastante tempo, assim que tenham paciência. O disco SSD que aparece na imagem tem apenas 256GB e demorou cerca de 25 minutos em ser analisado completamente. O ponto positivo é que, ao mesmo tempo que a app está a encontrar ficheiros que podem ser restaurados, podemos navegar sobre os que foram encontrados e até filtrar os resultados dependendo do seu formato (Imagens, Audio, Documentos, Vídeos, Correios).

Para agilizar o processo, é possível escolher a pasta que queremos analisar, na qual sabemos que os ficheiros que queremos foram eliminados.

Quando encontrarem algum ficheiro que queiram recuperar, podem tocar duas vezes no mesmo para ver uma pré-visualização do mesmo e logo escolher a opção: “Recuperar”. No nosso teste pudemos pré-visualizar todos os formatos mais comuns, com a exceção de audio, o que é bastante estranho já que o programa é capaz de executar vídeos.

EaseUS recuperando audio

Quando tocarem em recuperar, o programa pedirá que escolham uma localização para guardar o ficheiro. É recomendado escolher um disco diferente daquele que se está recuperando, já que se não o fizerem desta forma e o voltarem a guardar no mesmo disco, o ficheiro pode ser corrompido.

Em vez de fazer isto para cada um, também podem seleccionar em todos os ficheiros que quiserem e depois tocar no botão “Recuperar” para os guardar todos ao mesmo tempo.

Ficheiros pequenos… ficheiros gigantes…

Está claro que não é possível recuperar todos os ficheiros que tenham apagado no passado, já que tudo dependerá da vossa utilização do disco rígido. Mas se os ficheiros foram apagados recentemente, a probabilidade de êxito é bastante alta.

EaseUS Fácil recuperação de ficheiros

Conseguimos recuperar um filme que tínhamos apagado sem querer há duas semanas atrás e pesava mais de 1GB. Contudo, também encontramos ficheiros que tínhamos perdido em Maio, Abril e até em Setembro do ano passado. Mas isto nem sempre acontece. Por exemplo, encontramos uma pasta que tínhamos apagado há cerca de 3 semanas e sabemos que tinha vários vídeos e ficheiros de Premiere.

Quanto mais utilizarem o disco rígido no qual perderam os dados, menores serão as probabilidades de êxito na sua recuperação. Por isso, assim que virem que perderam informação importante, executem EaseUS.

¿Vale a pena comprar EaseUS?

Ao comprar EaseUS Data Recovery Wizard Professional pagam pela sua rapidez, design minimalista e funcionalidades que nem sempre encontramos em softwares gratuitos, como a pré-visualização de quase todo o tipo de ficheiros. Pensamos que ter um programa tão completo como este pode ser verdadeiramente útil já que todos cometemos erros e em alguns casos precisamos de recuperar algum documento que tenhamos apagado sem querer.

O seu preço pode ser intimidante, mas é uma licença vitalícia que podem instalar em qualquer computador que tiverem.