Cómo limpiar la pantalla del ordenador

Como limpar o Ecrã do seu computador em 3 passos simples

O ecrã é a parte externa do computador com a qual temos menos contato, pois funciona apenas como um meio visual. Mas isso leva a uma maior atenção à sujidade que pode acumular-se devido ao pó, da fricção dos dedos ou da própria respiração. Em todo o caso, poucas pessoas sabem realmente como limpar corretamente o ecrã do computador.

É uma tarefa muito simples que todos os que utilizam um computador devem realizar. Não importa se têm um ecrã de PC ou um portátil barato. Qualquer equipamento electrónico com um ecrã requer uma limpeza mínima, e mais ainda agora devido a tudo o que se está a passar.

Aqui explico rapidamente como limpar o ecrã do computador em três passos. São algumas dicas adicionais sobre o que usar e o que evitar com o seu ecrã, e a melhor maneira de evitar que se suje tão depressa. Garanto-vos que os resultados valerão totalmente a pena.

O que se deve evitar a todo o custo

Os monitores modernos são muito eficientes mas, ao mesmo tempo, mais sensíveis que os antigos ecrãs CRT. Podem ser danificados se se utilizarem determinados produtos químicos e materiais. Para limpar o monitor ou o ecrã do seu computador portátil, tem de ter em conta 3 coisas fundamentais.

Productos para Cómo limpiar la pantalla del ordenador

Evitar materiais que danifiquem o ecrã

À primeira vista, os tecidos de algodão ou papel parecem inofensivos, mas contêm partículas que riscam o ecrã e reduzem o seu tempo de vida útil. Também libertam fiapos e sujam mais do que limpam.

A alternativa? Utilizar panos de microfibras, que são adequados para limpar o pó, absorver óleos e limpar manchas facilmente, sem soltar fiapos. Certifique-se apenas de usar um pano limpo que não tenha pó preso a ele.

Não utilizar produtos com cloro ou amoníaco

Lembre-se de que o ecrã do seu computador ou portátil é mais delicado do que um vidro de janela ou um vidro comum. Uma substância química forte pode danificar o material reflexivo.

Em vez disso, utilize álcool isopropílico ou produtos de limpeza de ecrã específicos, que não são caros. Se quiser uma solução ainda mais económica, pode fazer uma mistura de partes iguais de água destilada com vinagre branco normal. Mais tarde vou dizer-lhe como limpar o ecrã do seu computador com esta mistura.

Não molhar diretamente o ecrã

Também não há necessidade de molhar o ecrã, quanto mais de utilizar diretamente o pulverizador. As partículas líquidas podem danificar os componentes internos ao vazarem para fora das bordas. O procedimento correto consiste em humedecer ligeiramente o pano de microfibras e, em seguida, limpar o ecrã.

Agora já sabem as principais coisas a evitar ao limpar o ecrã do seu computador, mas há ainda uma que devem fazer: Desligue o seu computador ou portátil e mantenha o ecrã desligado. Com todos estes pontos claros, pode começar.

Como limpar o ecrã do seu computador

Se recentemente conseguiu limpar o ecrã do seu computador e este tem algum pó, talvez o possa remover com ar comprimido. Mas por vezes isto não é suficiente, ou já passou algum tempo desde a última limpeza e é preciso algo mais “drástico”.

Nesses casos, para limpar apenas o pó, não são necessários produtos químicos ou produtos de limpeza especiais. Pegue no seu pano seco de microfibras, aqueles usados para limpar óculos ou lentes de câmara, e siga estes 3 passos:

  1. Desligue o ecrã para que possa ver onde estão as partículas de pó. Além disso, é uma forma segura de trabalhar.
  2. Esfregue o pano suavemente numa direcção constante, de preferência na horizontal. Não exerça demasiada pressão sobre o ecrã e não faça movimentos circulares; esse movimento circular pode espalhar mais poeira e danificar o ecrã.
  3. Continue a limpar as seções do ecrã do computador, até se ver livre da última partícula de pó.

Desta forma, qualquer vestígio de pó terá saído do ecrã e, quando o ligar, sentirá uma clara melhoria visual. Pode fazer isto sempre que achar necessário, mas lembre-se de não exercer demasiada pressão sobre o ecrã ao passar o pano de microfibras.

Limpeza das manchas no ecrã do computador

Aprendemos a limpar bem o ecrã do computador quando se trata de limpar o pó. Mas, por vezes, o seu ecrã pode acumular muito mais do que pó. Nestes casos, será necessária alguma água destilada e, se possível, um pulverizador. Use água destilada, não água da torneira, para não deixar marcas de minerais no ecrã.

Quando tiver ambos, desligue o seu ecrã e siga estes 3 passos:

  1. Pulverizar ou aplicar o líquido sobre o pano. Deixe-o molhado, mas não precisamente molhado.
  2. Algumas manchas são facilmente removidas, mas se continuar a limpar após a limpeza, esfregue em círculos e depois em direção horizontal. Repita algumas vezes e assegure-se de que não haja vazamento.
  3. Quando terminar, aguarde alguns minutos para que o ecrã seque completamente antes de o ligar. Se estiver a utilizar um portátil, deixe-o desligado e com a tampa aberta enquanto o ecrã seca.

Algumas manchas podem ser mais difíceis de remover, tais como as causadas por óleo ou sujidade pegajosa. Nestes casos específicos, recomendo a utilização de um produto específico para a limpeza do ecrã do computador. Também se pode misturar água destilada com vinagre branco ou água destilada com álcool isopropílico, em partes iguais.

Os passos para limpar o ecrã do computador com um destes produtos são os mesmos que os acima mencionados, com a particularidade de poder utilizar o pano de microfibras em vez da esponja para um melhor resultado. Não humedeça o pano mais do que o necessário e esfregue muito suavemente.

Como manter o ecrã limpo por mais tempo

Depois de terminar de limpar o ecrã do seu computador ou portátil, quer mantê-lo limpo o máximo de tempo possível. Há várias considerações, mas a regra de ouro é: evitar tocar no ecrã com os dedos. Nunca tente remover uma mancha com os dedos, eles sujam mais do que limpam e, no pior dos casos, danificam o ecrã.

Outra coisa a evitar é colocar o seu ecrã, portátil ou mesmo a sua TV e outros ecrãs em locais onde haja muita humidade. Lugares demasiado próximos da cozinha ou de uma casa de banho não são convenientes.

Também deve evitar colocá-lo diretamente numa janela e, se o fizer, lembre-se que a luz solar direta pode ser prejudicial. Do mesmo modo, as janelas são locais onde a brisa pode recolher mais pó e sujidade do que o necessário. Tente colocar o seu computador num local relativamente longe da janela, para que estes fatores não o afetem demasiado.

A última recomendação é cobrir o ecrã quando não o estiver a utilizar, especialmente se for por um longo período de tempo. Pode cobri-lo com um plástico, já que o vai manter isolado do pó e da humidade e não irá permitir manchas. Ao removê-lo, não terá de limpar novamente o ecrã.


Já sabem como limpar o ecrã do seu computador em apenas 3 passos, pelo que não tem desculpas para parar de limpar o seu ecrã. Se conhecem algum método que tenhamos esquecido ou se tiverem alguma dúvida, não hesitem em informar-nos nos comentários.

Your email address will not be published. Required fields are marked *