Apagar Cache Telemóveis Android

Como Eliminar Cache no Android sem Apps

Aprender como limpar a memória cache do Android é útil para optimizar a memória do smartphone, quando de facto ela pode ser liberada para acomodar uma app que seja do seu interesse, fotos, vídeos ou similares.

Neste caso, concentramo-nos em como limpar o cache no Android sem aplicativos, porque, embora existam apps desenvolvidas especificamente para estas tarefas, no final são desnecessárias, porque com alguns passos simples obterá os mesmos resultados e sem a necessidade de instalar aplicativos.

O que é o cache no Android?

Se prestar atenção a estes detalhes, uma vez instalado um aplicativo no Android ele terá um determinado tamanho, mas com o passar do tempo e à medida que for sendo utilizado, irá descarregar e gerar ficheiros temporários ou novos, o que irá aumentar o espaço que o aplicativo ocupa na memória.

A cache no Android é então definida como aqueles ficheiros temporários ou residuais, que são utilizados para que os aplicativos carreguem mais rapido, uma vez que estando em memória não precisam de ser descarregados repetidamente.

Como posso limpar o cache no Android sem aplicativos?

O procedimento no Android é muito simples e consiste no seguinte.

Passo 1. Entrar na seção Definições. Depois vá para o Armazém.

Passo 2. Clique em Dados em cache.

Passo 3. Aparecerá uma mensagem no ecrã a perguntar se pretende apagar os dados armazenados em cache. Clique em OK.

Borrar caché en Android sin apps

Com o acima exposto, os dados temporários e residuais dos aplicativos instalados no smartphone serão eliminados.

Como posso limpar a cache do Android com aplicativos individuais?

Pode não querer limpar a cache em todos os aplicativos do seu telefone, mas pode querer limpá-la em alguns aplicativos previamente identificados. Neste caso, as instruções são as seguintes:

Passo 1. É necessário entrar na seção Definições. Procure a opção Aplicativos.

Passo 2. Localize o aplicativo para o qual está interessado em limpar a cache e clique nele.

Passo 3. No novo ecrã terá de clicar em Storage e marcar em Clear Cache.

Borrar caché en Android sin apps individualmente

Limpar o Cache do Android com Aplicativos

Embora o objetivo do artigo seja partilhar um método para limpar a cache sem utilizar aplicativos, pode querer tentar o mesmo procedimento com um aplicativo.

A este respeito, deve-se mencionar que existem poucos aplicativos que possam ser recomendadas, uma vez que em muitos casos, os que aparecem na Play Store o que fazem é alarmar os utilizadores para obterem alguns downloads ou realizarem processos de configuração enganosos.

Files de Google

Esta é a aposta do Google com seu navegador de ficheiros para Android, que além de cumprir esta função, é descrito como uma ferramenta muito leve para liberar espaço no Android de uma forma inteligente. A sua principal vantagem é que o seu peso não excede os 6 MB e é responsável pela identificação dos aplicativos que foram muito pouco utilizados nos últimos meses para sugerir a sua desinstalação.

MaidSD

SD Maid - Systemreiniger
SD Maid - Systemreiniger
Developer: darken
Price: Free+

Este é um aplicativo que tenta ir um pouco mais além dos Ficheiros Google e isto porque o utilizador tem a possibilidade de apagar os ficheiros do sistema que só existem para ocupar espaço e que não são realmente úteis. Com este aplicativo pode analisar a memória em profundidade e limpar a cache.

CCleaner

É uma ferramenta muito conhecida para Windows e macOS que também tem a sua versão para Android. Não só funciona para limpar o cache dos aplicativos, como também pode libertar espaço no smartphone com outras definições para um melhor desempenho.

Com que frequência recomenda a limpeza da cache?

O processo é, de fato, muito simples de aplicar, pelo que não são necessárias instalações ou configurações complexas para a sua realização. Por outro lado, não é possível considerar um momento mais adequado do que outro para limpar a cache, mas depende mais do uso e comportamento de cada dispositivo.

Se reparar que está a ficar sem espaço ou que um aplicativo está a fazer coisas estranhas no seu smartphone, pode valer a pena fazer uma eliminação temporária do ficheiro. A repetição destas instruções a cada 3 a 6 meses é mais do que suficiente.

O que faz a limpeza da cache no Android?

A remoção do cache do smartphone libera ficheiros temporários ou residuais que foram criados e baixados dos aplicativos instalados a partir do armazenamento do dispositivo. No entanto, uma vez aberto novamente o aplicativo, todos estes ficheiros temporários serão criados porque são necessários para o seu funcionamento.

Por outro lado, deve-se notar que a eliminação da cache não elimina ficheiros importantes, mas apenas os ficheiros temporários que a aplicação poderá recuperar mais tarde sem qualquer problema.

Deve-se notar também que existem aplicativos que, devido às suas características, normalmente preenchem o armazenamento do dispositivo com lixo e ficheiros temporários, como o Facebook. Em outras palavras, é um método para melhorar o desempenho do dispositivo.

Vantagens e desvantagens de limpar a cache no Android

Com o tempo a ideia de limpar o cache tornou-se bastante comum entre os proprietários de dispositivos com este sistema operativo. Geralmente pensa-se que esta é uma tarefa que só traz benefícios, mas isto é apenas parcialmente certo.

Como indicado, limpar o cache é benéfico, especialmente se o terminal estiver com pouca memória, mas a verdade é que se abusar desse procedimento fazendo isso a cada poucos dias, isso não significa que está configurando seu computador corretamente.

Como mencionado nos parágrafos anteriores, um período de 3 a 6 meses é apropriado para a eliminação da cache no seu smartphone Android de médio alcance ou Android topo de gama, porque se for feito com frequência irá reduzir o desempenho do Android e isso é explicado lembrando que ficheiros temporários ou cache, tornam o acesso a esses dados para aplicativos mais rápido. Portanto, se a cache for limpa, as aplicações têm de começar do zero.

Um exemplo da explicação acima pode ser visto com o Spotify. Devido ao seu funcionamento, o Spotify armazena os dados na memória do dispositivo, em particular as faixas que são reproduzidas para que você não esteja sempre dependente de uma conexão à Internet. Se optar por limpar o cache aqui, o processo será revertido, e terá de voltar a descarregar certos ficheiros uma vez mais.

Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *