Como activar o Bluetooth no Windows 11

Como activar o Bluetooth no Windows 11?

Agora que o Windows lançou a sua nova actualização ao público, provavelmente quer saber como gerir certas funções que já conhecíamos. Entre eles, como activar o Bluetooth no Windows 11 é uma das perguntas mais frequentemente colocadas.

Uma vez que os diferentes dispositivos têm Comunicação Bluetooth este processo foi ainda mais simplificado e, com a nova versão do sistema operativo, muitos utilizadores encontram-se confusos sobre como activar o Bluetooth no Windows 11. Neste artigo vamos explicar como fazê-lo.

Como activar o Bluetooth no Windows 11 a partir do menu

Para si, que não gosta de tocar nas configurações, existe este método. Tudo o que é necessário é que esteja ligado (localmente ou online) e esteja no ambiente de trabalho do sistema operativo.

Activar o Bluetooth no Windows 11 a partir do menu
  • Ir para o barra de ferramentas.
  • Clique no botão Ícones Wi-Fi/Bateria/Volume.
  • Será exibida uma janela de opções a configurar. Ir para clicar no ícone Bluetooth. Quando fica azul, está pronto.

Activar o Bluetooth a partir das definições

Para definir os parâmetros necessários relativamente ao Bluetooth, terá de aceder às definições. Mas não precisa de se preocupar, nós dizemos-lhe como o fazer para que tudo funcione perfeitamente.

Activar o Bluetooth no Windows 11 a partir das definições
  • Ir para Menu>Settings>Bluetooth e dispositivos.
  • Clicar no botão de comutação Bluetooth.
  • Deve ficar azul, depois estará ligado e poderá ligar o seu dispositivo.

Não é apenas activando o Bluetooth que se garante uma ligação entre dois dispositivos. Por vezes terá de os emparelhar manualmente. É um processo rápido e fácil que explicamos em pequenos passos.

Emparelhamento de dispositivos via Bluetooth no Windows 11
  • Ir para Settings>Bluetooth e dispositivos.
  • Clicar no botão “add device” (adicionar dispositivo).
  • Seleccione o dispositivo que deseja emparelhar a partir da lista. Uma das maiores mudanças em relação ao seu antecessor é que agora mostra uma pequena imagem que lhe permite diferenciar o tipo de dispositivo. Desta forma, pode-se saber se é um telemóvel, um dispositivo fixo, auricular ou outro.
  • Clicar em ligar e aceitar o pedido de emparelhamento no outro dispositivo (se aplicável).

Além disso, pode activar a opção “Swift Pair”, que é um modo que envia um pedido de emparelhamento para qualquer dispositivo que tenha Bluetooth activo e disponível automaticamente.

Remover os dispositivos Bluetooth emparelhados no Windows 11

Como precaução, ao activar o nosso Bluetooth devemos ter a certeza de que os dispositivos emparelhados são seguros. Por conseguinte, é importante remover os dispositivos que tenham sido emparelhados ocasionalmente. Recomenda-se manter apenas dispositivos periféricos do mesmo proprietário, tais como auscultadores.

Remoção de dispositivos Bluetooth emparelhados no Windows 11
  • Ir para Settings>Bluetooth e dispositivos.
  • Seleccione um dispositivo da lista emparelhada.
  • Clique no menu de três pontos. A opção de apagar o dispositivo será exibida
  • Clique em apagar. Feito, o dispositivo deve desaparecer da lista de dispositivos emparelhados.

O que posso fazer se o meu aparelho não se conseguir ligar?

Se não conseguir ligar o seu dispositivo mesmo que o ícone Bluetooth esteja ligado, não se preocupe. É um erro muito comum, mas também é fácil de corrigir.

Primeiro, Verifique se o Bluetooth também está activado no seu telemóvel. Apesar de poder parecer um “nobrainer”, lembre-se que para emparelhar para trabalhar, tanto o seu computador como o seu smartphone devem ter o Bluetooth activado.

Se ainda tiver problemas, verifique se o seu dispositivo móvel e computador estão muito próximos. A distância provoca a perda do sinal e pode ser a causa de não ser capaz de activar correctamente o Bluetooth.

Também pode tentar desactivar e voltar a desactivar essa funcionalidade. Este simples reinício pode resolver o problema em questão.

Se ainda estiver a ter problemas, uma última opção é reiniciar o seu PC. Por vezes, o sistema operativo tem problemas que só serão resolvidos com uma reinicialização.


Conhecer todas as funcionalidades que a comunicação Bluetooth proporciona e como se adaptam ao Windows 11 ajudá-lo-á a familiarizar-se rapidamente com o sistema operativo. Contudo, tenha em mente que esta é uma versão de teste e que poderá haver algumas modificações no futuro.

Your email address will not be published. Required fields are marked *