Como a Tecnologia Está a Transformar o Setor Imobiliário

A última década trouxe-nos inúmeras surpresas no que confere à tecnologia disponível para o nosso quotidiano. Ainda que estejamos distantes de cenários de ficção científica, popularizados pela literatura e alguns dos melhores títulos de Hollywood, existem atualmente verdadeiras maravilhas criadas pela investigação e ciência ao longo destes anos.

Poucas mais relevantes que a mobilidade, que permite aceder a virtualmente qualquer informação em qualquer lugar. Na mesma medida em que passámos do mundo offline para o online, essa mesma transformação saiu da sala de estar e encontra-se connosco quase ininterruptamente.

Avanço Tecnológico Ímpar

A pandemia teve inúmeros efeitos negativos na vida de milhões, porém, também acelerou a adoção de algumas ferramentas digitais que passaram da exceção à norma. Reuniões através de Zoom evitam deslocações morosas e dispendiosas. Software de trabalho remoto para equipas tornam muitos escritórios praticamente obsoletos.

A lista é extensa e as aplicações vão ganhando maturidade em idêntica medida da sua adoção. O mesmo se pode dizer do setor imobiliário. Basta compararmos a forma como a pesquisa por uma nova casa era efetuada há uma década e o que a tecnologia nos oferece atualmente.

Visitas Virtuais

Se ainda não estamos no ponto em que compramos uma casa sem sequer a termos visitado pessoalmente, pouco falta. A introdução de visitas virtuais em anúncios de imóveis presentes em plataformas como a Imovirtual revoluciona a forma como analisamos as nossas opções.

Em maior detalhe, com uma sensação acrescida de espaço, este passo intermédio entre as fotografias de alta resolução e a realidade virtual já ajudam a consolidar vendas um pouco por todo o país.

Comunicação Permanente

Ainda é do tempo em que o seu agente imobiliário tinha de aguardar até ao final do dia para lhe telefonar? Recorda-se de receber documentos relativos à compra e venda no correio?

Atualmente, a digitalização permite que todos estes processos e muitos mais se agilizem. Inclusive a forma como aborda um proprietário ou uma agência imobiliária é completamente distinta, poupando-lhe imenso tempo e dinheiro.

Burocracia Digital

Talvez um dos pontos mais pertinentes em relação à evolução tecnológica no imobiliário. A burocracia sempre foi inimiga do cidadão, na medida em que qualquer processo de compra e venda era necessariamente moroso.

Ainda que existam arestas por limar, muitos dos procedimentos atuais demoram meros instantes e vão desde o pagamento das incontornáveis taxas, até à emissão de comprovativos.

No Futuro, O Metaverso

Já se discutem as possíveis aplicações do Metaverso e da evolução da internet conforme a conhecemos. Numa tendência cada vez mais interativa onde realidade virtual ou realidade aumentada coexistem, é bem provável que venha a visitar imóveis num mundo virtual antes de os conhecer no real.

Se o conceito lhe parece por demais exagerado, considere que estamos mais próximos desse ponto do que de regressar a quaisquer métodos tradicionais. Tecnologia que tomamos por garantida como tablets, smartphones e acesso à internet de banda larga revolucionaram inúmeras áreas da nossa vida. A compra de casa é apenas uma delas.

Your email address will not be published. Required fields are marked *