É um título algo exagerado, mas depois de explicar-vos algumas coisas, irão entender porque digo isto: a bq quer ser Google!

A apresentação de bq no dia de ontem foi grande, interessante, mas ainda muito verde. Esta empresa espanhola move-se por diversos mercados da tecnologia: impressoras 3D, smartphones, tablets, livros digitais, programação, robótica… Mesmo não sendo os melhores em nenhuma das categorias, vejamos alguns dados interessantes sobre a empresa:

  • Vendeu mais de 500.000 dispositivos móveis nos anteriores 6 meses.
  • A sua impressora Witbox esta considerada entre as 5 melhores do mundo.
  • É a segunda marca de smartphones livres que mais vende em Espanha.
  • Vende em Espanha, Portugal, França, Itália, Alemanha, e outros países europeus.
  • Tem um dos melhores Serviços técnicos de Espanha e Portugal.

Todas estas informações podem encontrar-se facilmente por Internet. Mas claro, podem dizer que existem outras empresas que conseguem isto e até mais! E tem razão, mas não o fazem da mesma forma. A empresa espanhola sabia que não podia competir com os grandes fabricantes com terminais caros, assim que intentou vender bons terminais (chineses) com um bom serviço pós-venda, conseguindo assim a confiança dos consumidores. Depois, quando conseguiu algum capital, começou a criar os seus próprios produtos… (um crescimento rápido e tendo sempre em conta o que o consumidor necessita… recorda-vos alguma coisa?). Hoje em dia tem grandes planos, e estão em muitos meios de comunicação. Já ninguém é indiferente a esta empresa que até tem uma plataforma de programação e um anúncio de televisão.

A razão pela qual digo que a bq quer ser Google é pelas criticas que faz e pelas continuas comparações com a outra marca. O seu CEO, na apresentação dos bq Aquaris E não parou de comparar os terminais bq com os Nexus (Maio de 2014), no dia de ontem comparou com outras marcas, tais como Apple… Mas porque tantas comparações? A realidade é que quando se é lider em algo, não se compara com ninguém. O seu anuncio publicitário também receberá muitas criticas, principalmente porque dão a entender que as empresas americanas, chinesas, coreanas tem medo dos espanhóis. Mas será mesmo assim?

É de facto uma boa estratégia, principalmente para que se fale da marca, mas penso que não é uma boa opção criticar tanto outras marcas.

Ontem na apresentação, a qual estivemos presente achamos que foi excelente e muito bem conseguida, mas seja necessário que, agora que estão a ter um “Boom”, comecem a ter em conta as palavras que usam.

A bq quer ser a Google espanhola. Além de produzir dispositivos terá de começar a diferenciar-se de outras marcas por alguma coisa que não o design… Acreditamos que no ano 2015 tenhamos mais novidades da marca e esperamos ser surpreendidos realmente por ela.

No more articles

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?