XCppNbTXstk

Recentemente analisámos 2 smarpthones de gama média, com preços interessantes, mas com algumas diferenças importantes, e hoje vamos compará-los para vos ajudar a decidir qual o mais indicado para vocês. O Moto G, 3ª geração, da Motorola e o Aquaris M5.

Exteriormente, têm ambos um ecrã de 5 polegadas mas o Motorola é mais pesado e maior. O lado positivo é que a parte de trás é arredondada e encaixa bem na curva da mão, além de que tem uma textura mais aderente atrás, e os botões de lado estão muito bem colocados e por isso é um telefone muito fácil de segurar. E outra vantagem é que é resistente à água. Por seu lado o BQ é um pouco mais escorregadio, mas é mais fino e mais leve.

Moto G3Quanto ao ecrã, o do Moto G é de alta definição, com cores vivas e boa visibilidade de vários ângulos e é mais do que suficiente para o dia a dia. Mas o BQ eleva mais a fasquia, com resolução Full HD, e é mais agradável para ver vídeos, imagens, jogos e consumo multimédia no geral. Além de que tem os botões de navegação fora do ecrã, o que lhe confere mais alguma área útil.

A câmara frontal é 5 MP em ambos, mas a do BQ tem um ângulo mais largo, conseguindo apanhar uma maior paisagem atrás de nós e mais pessoas na mesma fotografia, além de que tem um flash. No entanto em termos de qualidade a do Moto parece ter cores mais equilibradas.

Atrás, têm também a mesma resolução, 13 MP, mas o Câmara Aquaris M5BQ é claramente superior com cores mais naturais, e voltamos aqui a falar da aplicação da câmara da Motorola que ao tocarmos num ponto capta logo uma fotografia e se quisermos focar e ajustar a luminosidade, temos de ir às opções e isso demora mais tempo e corremos o risco de perder o momento que queremos capturar, além de que não é tão intuitivo quanto a maioria das aplicações das câmaras, em que tocamos para focar e depois tiramos a fotografia. Uma solução é instalar a aplicação da câmara da Google que é gratuita. Outra vantagem do BQ é que permite filmar em câmara lenta.

Comparação fotográfica: Moto G3 vs Aquaris M5


Relativamente ao som, o BQ tem um altifalante em baixo que é um pouco mais alto que o do Moto, que tem um som mais grave e mais natural, e por estar localizado à frente é mais agradável para ver vídeos e jogar jogos.

Atualizações garantidas com o Moto G

Passando ao interior, cada um tem as suas vantagens e funcionalidades, como vimos na análise respetiva, e é discutível qual delas é mais útil, mas o que é facto é que o Moto tem uma versão mais recente do Android e a Motorola costuma ser mais rápida a atualizar os seus telefones para as novas versões, garantindo assim as atualizações de segurança mais rapidamente e também as novas funcionalidades do Android.

Quanto ao desempenho o M5 é ligeiramente mais rápido a abrir aplicações, mas nos jogos nota-se que tem mais qualidade até porque tem um ecrã com mais resolução e neste aspeto o BQ é claramente superior.Aquaris M5 vs Moto G 3 lado a lado

A bateria não é um problema para estes smartphones

No que respeita à bateria, são ambos muito bons, e no teste o Moto aguentou 7h30 de ecrã ligado e o BQ 5h, o que em qualquer dos casos é suficiente para 1 dia de utilização intensiva.

Em termos de armazenamento ambos suportam cartões de memória mas mais uma vez o BQ leva vantagem já que tem 16 GB, ao passo que o Moto se fica pelos 8 GB, o que é ainda mais grave tendo em conta que desses 8GB, apenas 4 GB estão disponíveis ao utilizador.

Finalmente, o BQ tem um LED de notificações e é Dual SIM, permitindo ter 2 números diferentes a funcionar em simultâneo.

Qual é o melhor para ti?

Em conclusão, se procuras um telefone para o dia a dia, o Motorola é mais que suficiente, e tem a vantagem de ser resistente à água, tem melhor bateria e tem as atualizações do Android, que vão trazendo novas funcionalidades. E por 200€ é dos melhores telefones que podemos comprar atualmente.

Mas o BQ, por 270€, é mais rápido, é melhor para jogos e consumo multimédia no geral, graças ao ecrã e processador. Além disso tem uma melhor câmara e mais extras.

Os dois smartphones estão disponíveis na Globaldata, onde podem usar o código promocional “TiagoRamos” para terem um pequeno desconto!

E para vocês, é suficiente o Moto G, ou preferem pagar um pouco mais e ter um telefone melhor e com mais extras? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários.

No more articles