[vc_row][vc_column][vc_column_text]Todos já conhecemos a famosa empresa de bq, que começou a vender Pens USB e hoje em dia vende smartphones, tablets, e até impressoras 3D. Esta empresa, de grande ambição, mostrou no passado dia 25 de Novembro, 3 dos seus novos produtos: o Aquaris E5 LTE, o primeiro smartphone 4G da marca, a Edison 3 mini, e a tablet da Gama E, a Aquaris E10.

A companhia espanhola na sua gama E quis mostrar que nem tudo o que vendia era “Chines” e por essa razão criou esta gama totalmente desenhada por bq em Espanha. Mas claro, a Família não estava completa. Faltava uma tablet à esta família, e aqui esta ela. Com um desenho semelhante aos seus terminais, a Aquaris E10 é uma tablet de 10” a um preço razoável.

Para quem alguma vez teve a experiência de tocar em algum dispositivo da Gama E verá que esta tablet é apenas um aumento do ecrã. O design é semelhante aos dos terminais: a sua construção, materiais, linhas,… Tudo! A única diferença realmente é a posição dos botões e dos altifalantes, já que de resto é em tudo semelhante. É algo interessante e que se vê muito em outras grandes marcas, como Sony, Apple, Samsung. Seguir uma linha permite que os consumidores saibam que este produto pertence a uma determinada marca, e caso a bq queira continuar a crescer tem de destacar-se por isto também.[/vc_column_text][vc_column_text css_animation=”left-to-right”]

Com a Aquaris E10 a família está completa

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text css_animation=”bottom-to-top”]A Aquaris E10 tem um ecrã de 10.1 ”, com uma resolução FHD e protecção Dragontrail. Além disso conta com um processador Octa Core da Mediatek e um GPU Mali 450 MP4. Conta com uma memória interna de 16 GB e 2GB de memoria RAM.

Todas estas características são interessante para o preço que tem, mas mesmo assim, pensamos que podiam ter dado o salto também com esta tablet para um processador da Qualcomm. Além disso, a memoria interna de 16GB é sempre pouca, mas é algo que simplesmente podemos ultrapassar graças a possibilidade de expansão da memoria através do cartão micro-SD.

Contudo, temos de dizer que gostamos deste processador por várias razões. Uma delas é o seu consumo. É muito reduzido, o que permite que possamos usar a tablet durante horas, horas e horas! Além disso, tenhamos em consideração que este dispositivo tem uma bateria de 8680 mAh.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”2028″ css_animation=”bottom-to-top” border_color=”grey” img_link_large=”yes” img_link_target=”_self” img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text css_animation=”right-to-left”]

Com esta nova tablet não paro de ouvir música sem auriculares

[/vc_column_text][vc_column_text css_animation=”bottom-to-top”]Durante estes dias em que pude utilizar esta tablet não tive a necessidade de ir ao computador para tarefas banais como ir às redes sociais, ver fotografias, ou até ver filmes. Não é que não possamos ser melhor servidos num ecrã maior, mas é que a velocidade com que realizei as tarefas que necessitei foram suficientes para mim. Além disso, a conexão à rede por wireless é assombrosa e me permitiu sempre ver, por exemplo, TV online sem nenhum problema.

Com esta nova tablet não paro de ouvir música sem auriculares. As anteriores tablets de bq tinham sempre os altavozes na parte traseira, ou apenas tinham um, o que não era suficiente para quem goste de ouvir uma musica por exemplo, sem nenhum problema. Agora temos dois altavozes, um em cada lado da parte lateral do dispositivo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text css_animation=”bottom-to-top”]O calcanhar de Aquiles de bq sempre foram as câmaras. A resolução das câmaras sempre foi boa, mas o software usado (o de sotck de Android) e as lentes utilizadas não são as melhores. Podemos tirar boas fotografias com muita luz, e com alguma distancia, mas quando nos aproximamos ao objecto e reduzimos a luz, a fotografia fica muito borrosa.

A resolução da câmara frontal é de 5Mpx, grava em VGA e tem uma abertura de F/2.4. Na câmara traseira temos uma resolução de 8Mpx, com autofocus e uma abertura de lente de F2.4.

Vejam aqui algumas das fotos conseguidas com a câmara do dispositivo:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_gallery type=”flexslider_fade” interval=”3″ images=”2042,2041,2040,2038,2037,2036″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self” img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text css_animation=”bottom-to-top”]É difícil criticar um dispositivo não tendo em conta outros, e além disso, tendo em conta o preço. Mas tentando sendo objectivos, há algumas coisas que temos que referir, e é em relação a conectividade deste dispositivo.

Esta tablet não conta com HDMI, o que é um ponto negativo, sabendo que se trata de algo quase indispensável hoje em dia. Mas mesmo assim é o único que sentimos falta já que a tablet tem MHL, USB, USB OTG, entrada micro-SD, Bluetooth 4.0 e GPS.

A conectividade por GPS é quase perfeita, e se estamos em Portugal poderemos usar o MEO Drive sem nenhum problema. Em relação a conectividade por Bluetooth encontramos alguns problemas. Acreditamos que seja devido as incompatibilidades Mediatek. Um problema que acompanha quase todos os dispositivos de bq.[/vc_column_text][vc_column_text css_animation=”bottom-to-top”]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text css_animation=”bottom-to-top”]

O Software…

 

Mas claro, para ser bons no que vendem é necessário não vender só peças de hardware. É necessário criar um dispositivo que se conecte na perfeição com o software, e aqui a bq peca. Peca por não trabalhar no firmware do dispositivo, deixando Android puro nos seus dispositivos. Gostamos muito disto, mas compreendemos que para ter o melhor dispositivo é necessário muito mais.

Incorporaram o duplo toque na sua Gama E, o que é de facto muito interessante, e uma diferença em relação a outras marcas. Mas aqui terminam as novidades.

A empresa espanhola quer de facto deixar limpo o sistema, mas se melhorasse alguns aspectos, pensamos que até os utilizadores que gostam de Android puro prefeririam ter um terminal mais completo e um pouco menos limpo.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2029″ css_animation=”right-to-left” border_color=”grey” img_link_target=”_self” img_size=”LARGE”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_gallery type=”flexslider_fade” interval=”3″ images=”2031,2030,2032,2029,2028″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self”][/vc_column][/vc_row]

No more articles

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?