android o android 8

Android O-reo? O-valtine? Ovos moles? Está a chegar!

As recentes versões dos sistemas operativos de Android têm sido algo curtinhas, principalmente o Android M e mesmo agora o Android N que não deve chegar ao final de 2017 como a versão mais recente, visto a Google ter apresentado o Android O, a oitava versão do sistema operativo líder do mundo dos dispositivos móveis.

Já começaram as apostas para o novo nome, e o favorito parece mesmo ser Android Oreo. Mas depois de Android M não ter sido Maltesers ou Mars nem o Android N ter sido Nutella, é melhor não ficar com as esperanças muito altas para Oreo ou ainda ficamos com um Android Oh…

O que esperar para o Android 8?

Esta primeira versão Developer Preview serve essencialmente para criadores, developers, de aplicações, jogos etc, no mundo inteiro terem um primeiro contacto com a nova versão do sistema. Noutras fases de DP outros utilizadores poderão ter um cheirinho desta nova versão.

Na nova versão a Google promete melhorias nas notificações e icones de aplicações, referindo icones adaptativos. Os novos icones poderão assumir diferentes formas, para se adaptar melhor às diferentes máscaras, bem como adaptar-se conforme a sua posição no ecrã ou as notificações que surjam.

Mais limites em segundo plano estão na mente da Google, que procura em Android O criar mais restrições nas aplicações que estejam em segundo plano. Isto tudo para que possam melhorar os níves de performance e de autonomia das baterias.

PiP ou modo Picture-in-Picture, já conhecido da Android TV, deve chegar aos smartphones com Android O. Ou seja, podemos estar a ver videos enquanto fazemos outras coisas nos nossos dispositivos. Algo que a aplicação do YouTube já faz, podendo navegar na plataforma do YouTube enquanto vemos um vídeo. Algo relativamente simples, mas que só agora chega ao resto do sistema…

Podem ver outras novidades na apresentação do Android O

A versão final deste Android O está planeada para o terceiro trimestre de 2017, possivelmente nos novos Google Pixel 2, e até lá estão planeadas mais três Developer Previews além desta agora lançada. Assim, vamos ter a DP2 deverá chegar em meados de Maio a DP3 para o final de Junho e a DP4 em finais de Julho.

Na segunda fase, com o DP2, todos poderão ter acesso e experimentar o Android O através do programa Android Beta.

Por agora com a DP1, apenas quem for possuidor de um dispositivo Google pode experimentar a nova versão, seguramente ainda cheia de erros. Neste caso, utilizadores Google Pixel, Pixel XL e Pixel C, bem como Nexus 5X, Nexus 6P e Nexus Player, poderão ter acesso ao novo Android!

Nutella Man

Your email address will not be published. Required fields are marked *