Walkman Sony NW A25HN

Análise ao Sony Walkman NW-A25HN – há ainda lugar para leitores multimedia?

Design
70
Autonomia
90
Qualidade de Som
90
Sistema
85
Review dos Leitores2 Votes
85
Suporte para audio de alta resolução
Capacidade de armazenamento extra via microSD
Tecnologia noise-canceling
Design algo fraco
Falta o WiFi
84

Tivemos chance de analisar o Sony NW A25HN, mais que um leitor MP3, é um Walkman, fazendo lembrar a principal forma de ouvir música nos anos ’80, em cassete, num walkman preso na cintura.

Hoje em dia pouca atenção damos a leitores portáteis de multimédia, uma vez que é mais uma das funcionalidades concentradas nos nossos smartphones que fazem cada vez mais coisas. Os leitores MP3 tiveram o seu período no mercado. Antes de os telemóveis suportarem cartões de memória ou ficheiros multimédia além de midi e outros simples, tínhamos de usar leitores de MP3.

E houve uma altura que eram o último grito, e toda a gente os tinha. Também aí a Apple marcou, com a sua gama iPod entretanto retirada do mercado. Mas fará sentido hoje em dia este tipo de leitor?

Design e primeiras impressões

O modelo testado foi o Sony NW A25HN vermelho, e ao tirar da caixa deu para ver o bom aspecto dele. Contudo, ao toque, não parecia, apesar do material ser alumínio, bastante leve por sinal, ao toque fiquei na dúvida se não seria plástico. Fiquei com as minhas dúvidas quanto à qualidade de construção, parece sólido, mas propenso a riscos.

Walkman Sony NW A25HN (4)

Olhando ao dispositivo, podemos ver na frente um ecrã de 2,2″ com 320 x 240 pixeis, que ocupa pouco mais de metade da frente do leitor mp3, e onde poderemos navegar pelas várias opções com os botões na parte inferior, uma vez que o ecrã não é touch.

Temos assim um controlo direccional, para nos guiar pelo ecrã, um botão de play e pausa no meio. E junto ao ecrã, dois botões, um para voltar atrás e que se pressionarmos por um bocado, leva-nos de volta ao inicio. O outro, de opções, que também serve para ligar e desligar o aparelho quando pressionado por uns segundos.

Do lado direito temos mais dois botões, a cima, para controlar o volume da nossa música, e na parte de baixo, um botão para bloquear os botões, isto para evitar que carreguemos nestes quando o temos no bolso. Temos também o leitor onde podemos inserir um cartão microSD para expandir a capacidade do walkman.

Walkman Sony NW A25HN (1)

Especificações:
  • Armazenamento: 16 GB, expansível via microSD;
  • Formatos suportados: MP3, WMA, AAC, Apple Lossless, FLAC, WAV;
  • Ecrã: 2,2″;
  • Resolução: 320 x 240 pixeis;
  • Autonomia: 50h;
  • Funcionalidades: Rádio FM;
  • Conectividade: USB, Bluetooth, PC, Mac;
  • Dimensões: 109 x 44 x 9 mm;
  • Peso: 66g.

Na caixa, além do walkman NW-A25HN, contamos com uns auriculares MDR-NW750N, um cabo USB para ligar ao computador e carregar o dispositivo, e um clip para segurarem os auriculares à camisa ou casaco por exemplo, além dos habituais manuais.

Funcionalidade e para quem é?

Hoje em dia podemos ouvir música facilmente nos nossos telemóveis, seja por ficheiros multimédia, ou via stream de alguma das muitas plataformas existentes, como o Spotify. Contudo, e principalmente quando ouvimos por stream, o que é cada vez mais comum, a qualidade de som não é a melhor. A compressão de dados tira qualidade de áudio.

O melhor ainda são os ficheiros alta resolução de áudio, como FLAC, WAV ou AIFF. Que nem todos os smartphones são capazes de reproduzir estes ficheiros.

Walkman Sony NW A25HN (1)

Em termos de reprodução de áudio, é realmente melhor em qualidade quando comparado com um smartphone, principalmente se usarem uns bons headphones, irão ficar bastante agradados com a qualidade do som. O NW-A25HN conta com um som potente, não sendo necessário aumentar muito o volume para que todos instrumentos sejam audíveis, mas podia ser mais nítido.

Quanto à bateria, sem ter notado na sua duração, parece que não acaba. A Sony anuncia que dá para até 50 horas se usarem áudio .mp3 de baixa taxa. Mas, se usarmos ficheiros de áudio de qualidade e a funcionalidade de noise-canceling, que o NW-A25HN suporta, seguramente que a autonomia irá levar um golpe nos seus valores.

Walkman Sony NW A25HN (1)

Um campo onde perde muito, é na falta de Wi-Fi em todas as suas capacidades. Seria interessante ver isso, para que pudéssemos por exemplo servir-nos de algumas plataformas de streaming. Ainda que, se calhar, o público principal para este tipo de dispositivo hoje em dia, ao procurar áudio de qualidade não o vá encontrar no streaming.

Vale a pena?

Se têm prazer em ouvir música com qualidade, um leitor de multimédia como o Sony NW-A25HN pode ser a melhor solução para andarem sempre com a música atrás de vocês.

Em termos de construção, não parece frágil a quedas, mas ao toque não parece ser feito do melhor material, e o design não é muito atractivo se o virmos de lado. Infelizmente não conta com Wi-Fi.

Pondo isso de parte, tem o que se quer e se pretende. Conta com conexão Bluetooth e NFC, lê diversos tipos de ficheiros de áudio, principalmente de áudio de alta resolução, e conta com suporte noise-canceling, que pode ser bastante apetecível se tiverem uns headphones compatíveis, como os que traz consigo na caixa.

Nutella Man

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Autonomia
Qualidade de Som
Sistema
Final Score