Análise: Razer Goliathus Chroma - O tapete que não sabiam que precisavam
Superfície grandeBastante confortávelSinergia com rato e teclado Razer Chroma para um espetáculo de luzes e coresOferece grande precisão para o rato
Necessita de USBCostura da fita de LED pode ser desconfortávelMaterial propenso a acumular suor
80%Overall Score

A moda do RGB nos componentes e periféricos gaming, é algo que veio para ficar e não é praticamente novo. Desde RAMs, placas gráficas, motherboards, caixas, placas gráficas, teclados, monitores e ratos, até aos mais “exóticos” como as cadeiras e secretárias, neste momento qualquer gamer pode fazer da sua estação, uma árvore de natal.

Um sistema completo RGB fica sempre bonito em qualquer mesa, nem o tapete escapa

No entanto, o periférico mais estranho para ter RGB, é de longe, o tapete para o rato. No entanto, é algo que só notei que precisava quando o tive na mão. Este tapete, como diz o título, é o Razer Goliathus Chroma.

goliathus 3

O Razer Goliathus Chroma é, no fundo, um simples tapete normal, com uma fita de led RGB a toda à volta. Não esperem algo muito diferente de um Goliathus normal, com as mesmas dimensões de o Goliathus tamanho médio, com 255mm de comprimento, 355mm de largura e 3mm de espessura.

O material esponjoso que o constitui também é o mesmo, mas todo a preto e bastante confortável. A área, na minha opinião, é grande o suficiente para que o possam usar sem tocar nas extremidades, mesmo a baixa sensibilidade.

O Goliathus Chroma é muito confortável, mas tenham cuidado ao lavá-lo

Tal como os outros tapetes, este é lavável, se bem que têm de ter mais cuidado devido à fita de LED e ao controlador que se encontra num dos lados. Este controlador introduz duas limitações no tapete, mas são limitações que, infelizmente, são necessárias para o correto funcionamento das funcionalidades Chroma.

Para começar, não podem dobrar ou enrolar o tapete, visto que fazê-lo pode levar a que o controlador se danifique ou possa saltar. Outra limitação, é o facto de ser necessário mais uma entrada de USB para alimentar o controlador. No meu caso, como tenho entradas USB no monitor nem foi muito incómodo, pelo que aconselho a quem tenha este tipo de interface no monitor a fazer o mesmo. Seria interessante um modelo com bluetooth ou outro tipo de conectividade e com uma bateria no controlador.

goliathus 1

Outro problema que encontrei, foi o facto de a fita de LED estar segura ao tapete por uma costura composta por linhas de, pelo que me pareceu, plástico. Infelizmente, estas linhas ficam muito desconfortáveis pois podem esfregar no braço e magoar, pelo que é necessário utilizar uma manga da camisola para proteger desta linha. No verão será algo mais chato. Seria preferível que este rato viesse com um apoio para o pulso por cima da fita de LED, de forma a evitar que isto acontecesse, além de diminuir o risco de lesões e o cansaço por jogar várias horas seguidas.

Podem fazer uma sinfonia de cores com os vossos periféricos Razer Chroma

O Goliathus Chroma também pode ser conectado ao Razer Synapse e sincronizado com os outros dispositivos Razer Chroma que tenham no computador. Diria que o principal público-alvo a quem posso recomendar este rato, são os donos de mais dispositivos Razer Chroma, uma vez que ter todos os periféricos sincronizados torna a vossa estação muito mais harmoniosa e bonita.

O Goliathus Chroma custa cerca de 35€, quase o dobro do Goliathus normal de tamanho médio. Sinceramente, não me importaria de pagar esse preço por ele, mas apenas se tiver o conjunto completo de rato e teclado Razer Chroma. Um tapete RGB é algo que não sabia que queria, até o ter experimentado.

O que acham de um tapete RGB? Parece loucura pagar mais por isto?