Análise - Razer Cynosa Chroma: Teclado Gaming
Muitas funcionalidades ChromaConstrução robusta mas levePossibilidade de personalizar cada teclaCentenas de perfis possíveis para jogos
Desconfortável para escritaPreço elevado
75%Overall Score
Reader Rating 2 Votes
85%

A Razer enviou-nos um dos seus teclados de membrana, o Cynosa Chroma. Este teclado inclui-se na gama de “entrada” da marca, com aspas visto que custa cerca de 77€ nas lojas portuguesas, apesar de poder ser adquirido na ordem dos 55$ ou 55£, se virmos na Amazon americana ou inglesa. A vantagem de comprar cá, é o facto de existir uma versão com o layout português.

O Razer Cynosa Chroma é um teclado de membrana que possui as funcionalidades dos teclados mecânicos de topo

cynosa 3Em termos de design, estamos perante um teclado relativamente minimalista, com uma moldura não muito grande, mas elegante e linhas oblíquas, características da Razer. Possui cinco borrachas na base para evitar que deslize na mesa e um cabo de ligação USB em plástico, relativamente fino.

A única queixa que tenho quanto ao design é o facto de as luzes dos botões como o Caps Lock ou Num Lock terem uma legenda quase impercetível, sendo necessário inclinar o teclado e expô-lo a uma certa luminosidade para que se possa ver o que cada luz significa.

Possui uma construção robusta e design minimal, com teclas muito bem iluminadas, mesmo durante o dia

No que toca às funcionalidades Chroma, a luz das teclas é muito boa, mesmo durante o dia é possível ter as teclas claramente iluminadas, algo que muitas vezes não acontece, especialmente em teclados mais baratos. Além disso, o programa Razer Synapse permite que corram certos efeitos em diversos jogos, através de perfis existentes na Workshop, sendo que também podem criar os vossos próprios efeitos.

Um dos jogos com melhor integração é Overwatch, que permite correr diferentes efeitos e cores dependendo do personagem. É uma ideia interessante e algo que no futuro pode até incluir mudanças de cores dependendo da saúde do personagem entre outros.

Uma característica que costuma ser bastante comum em teclados mecânicos e está incluído no Cynosa, é o facto de podermos alterar a cor de cada tecla de forma individual. É algo que respira Razer e permite distinguir este teclado da maioria dos outros que fazem uso de membrana.

O Razer Synapse permite correr efeitos bastante engraçados e integrá-los com uma boa quantidade de jogos.

cynosa 2Apesar de não possuir botões dedicados para macros, é possível ainda assim programá-las e guardá-las, sendo depois acessíveis premindo o botão FN, ou alterando por completo a função de uma certa tecla. A facilidade de gravar, atribuir e aceder a macros, sempre foi uma das coisas que mais gostei em produtos da Razer, tendo utilizado bastante no meu Deathadder Chroma.

O Razer Synapse ainda permite sincronizar os efeitos de todos os dispositivos Razer Chroma que estejam ligados ao vosso computador, ou atribuir luzes e efeitos diferentes para cada dispositivo, dependendo do jogo que lhes está atribuído.

É um teclado confortável para jogar, mas não tão bom para escrever

No que toca a conforto, o teclado é bastante confortável para jogar, não senti qualquer tipo de cansaço ao utilizá-lo, sendo bastante fácil saltar de tecla para tecla, todas elas com um bom espaçamento que evita que primam a tecla errada em situações de maior aperto. Além disso, existe um modo Gamer, que basicamente, desabilita a tecla do Windows, para evitar surpresas desagradáveis quando estão no meio de um jogo e sem querer lhe tocam.

No entanto, não é um bom teclado para escrever. Tendo passado de um teclado mecânico para este teclado de membrana, a diferença foi notória. Talvez não notem tanto se vierem de um teclado de membrana para este, mas o facto de as teclas com membrana não responderem tão rapidamente quanto as de um teclado mecânico e, no geral, parecerem mais pesadas, faz com que seja mais desconfortável escrever nele.

cynosaConcluindo, o Razer Cynosa Chroma é um teclado que vale mais pelo estilo, do que propriamente versatilidade. É um teclado gaming, com gaming como principal objetivo e nada mais.

Se vêm de um teclado de membrana e não querem gastar mais de 100€ por um teclado mecânico, mas ter na mão todas as funcionalidades que tornam a Razer numa marca tão “estilosa”, é um teclado que consigo recomendar, especialmente se tiverem outros periféricos Razer Chroma. Caso contrário, já é possível obter teclados mecânicos a preços que rondam os deste teclado, mas não contem com tantas funcionalidades e “bling”.

Passariam de um teclado de membrana para este Razer? Ou iriam para um mecânico mais barato mas com menos “estilo”?

No more articles

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?