Project Cars – Review

Project CARS é o novo título de condução, desenvolvido pela Slightly Mad Studios, responsável por Need for Speed: Shift, e distribuído pela Bandai Namco. Trata-se de um simulador automóvel, focado no realismo, que vem colmatar a falta de jogos deste género no PC, que não vê um novo lançamento desde Assetto Corsa em Dezembro, assim como concorrer directamente com os gigantes das consolas, Forza e Gran Turismo.

Project CARS foi um dos primeiros grandes jogos a recorrer ao já conhecido Crowd Funding, no qual era possivel adquirir Tool Packs de diversos preços. Quanto mais caro o Tool Pack, mais conteúdo era desbloqueado. Este tipo de financiamento permitiu ao estúdio desenvolver o jogo com a ajuda da comunidade e assim atingir um produto final, que fosse do agrado dos fãs da condução virtual.

Ao fim de muitos adiamentos, finalmente chega às nossas mãos. Mas será que valeu o tempo de espera?

Características

O jogo apresenta uma boa quantidade de conteúdo, com uma grande variedade de pistas e categorias de carros. Com mais de 30 destinos diferentes, 110 variações das pistas e mais de 70 carros no lançamento, CARS é o bom exemplo de um jogo que oferece não só quantidade como também qualidade.

Nas categorias de carros incluem-se, Karts, carros do dia-a-dia, Super Cars, Le Mans, Formula 1, GT, entre outros. Cada carro é extremamente detalhado, com cockpits próprios idêntico ao seu modelo real. O motor de física também está muito realista, e nota-se a diferença entre conduzir um Kart e de seguida conduzir um bólide numa corrida de Formula 1. Para tal, o estúdio teve a cooperação de vários pilotos profissionais, incluindo Stig de Top Gear

“CARS é o bom exemplo de um jogo que oferece não só quantidade como também qualidade.”

CARS vem com três modos de jogo: Carreira, Single e Online.No modo Carreira, escolhemos uma categoria de corridas, e ao longo do ano vamos tendo vários eventos e campeonatos. Também podemos ser convidados para certas corridas, dependendo da nossa prestação nos campeonatos e correr por diferentes equipas.

project_cars_r4

A equipa que escolhemos determina o carro que temos disponível para competir. No modo Single, podemos criar uma corrida personalizada com até 45 adversários, numa das muitas pistas disponiveis, ou podemos praticar com qualquer carro, em qualquer pista. No modo Online podemos participar em corridas até 15 jogadores, nas consolas e sistemas de 32 bits, ou até 31 jogadores em sistemas de 64 bits.

Imersão e autenticidade são as palavras chave

O jogo possui suporte para um grande número de comandos e volantes, várias câmaras, incluindo a famosa Câmara de Capacete introduzida em NFS:Shift, e até suporte para Oculus Rift para uma experiência de imersão única. Também está presente um sistema de clima dinâmico que pode alterar completamente a corrida, com intempéries impressionantes, ao nivel do que vimos em Driveclub.

Também temos ciclo dia-noite se corrermos nas 24 horas de Le Mans. Correr à noite, durante uma tempestade é provavelmente das experiências mais assustadoras e imprevisíveis que já vi num jogo de condução, muito devido à IA adversária totalmente personalizável. Podemos definir a sua dificuldade a nosso gosto, e nos niveis mais altos, os adversários são muito mais agressivos e proporcionam um desafio enorme.

project cars 2

Também temos muitas opções de jogabilidade, incluindo vários niveis de dificuldade que definem as assistências que estão ligadas, ou podemos definir nós próprios quais as assistências que queremos ligadas. Assim, o jogo pode ser personalizado ao gosto de um veterano que possui todo o equipamento, incluindo um volante e até um capacete se quiser realmente entrar no espírito, mas também pode ser acessível aos novatos que nunca jogaram um simulador e querem iniciar-se no género.

Tendo sido feito inicialmente com o PC como alvo, é de se esperar que existam muitas opções gráficas. De facto, CARS está bem apetrechado em opções gráficas, pelo que é possivel corrê-lo em sistemas mais humildes, mas sem comprometer a sua qualidade em sistemas de topo. Temos as típicas opções de texturas, muitas opções de Anti-Aliasing, detalhes dos carros, sombras e partículas, e ainda temos algumas opções mais “deliciosas” como os reflexos realistas, efeitos de luz avançados, a ilusão de calor na pista, detalhes da erva e as gotas de chuva, extremamente realistas, no para-brisas dos carros.

“CARS está bem apetrechado em opções gráficas, pelo que é possivel corrê-lo em sistemas mais humildes, mas sem comprometer a sua qualidade em sistemas de topo.”

Project cars

Performance

Todas estas opções tornam CARS num dos mais belos jogos de condução já feitos, as pistas são praticamente iguais às suas versões reais, os carros incrívelmente detalhados e os efeitos climatéricos são de se lhe tirar o chapéu, mas a que custo conseguimos todo este esplendor visual? Felizmente, o jogo está muito bem optimizado para todas as plataformas.

A Slightly Mad Studio apresenta-nos com este jogo o seu motor MADNESS, construído para a nova geração, com suporte a resoluções até 12K através de 3 ecrãs no PC, 1080p na PS4 e 900p na Xbox One. Todas as plataformas têm as 60 fps como alvo e, nas versões de consolas, temos à nossa disposição muitas opções gráficas, quase ao nível de um jogo de PC, algo nunca visto.

cars

Em todas as plataformas o jogo porta-se extremamente bem. O PC onde joguei possui um i7 3770, 8GB de RAM a 2133MHz e uma GTX 780 e raramente descemos abaixo das 60 fps com as definições máximas praticamente todas ativadas. As únicas situações que fazem as fps descer, são as de stress extremo, com muitos carros, especialmente no início das corridas, e a chuva.

No entanto, mesmo com as quedas nunca notei perca na fluidez e resposta dos comandos, nem aquele efeito de stuttering que acontece nestas situações. Nas consolas, o jogo também sofre destas quedas, mas como é possivel alterar algumas opções gráficas, pode ser aliviado.

Project CARS é assim um marco no género da simulação automóvel, com visuais de excelência, jogabilidade totalmente personalizavel e grande quantidade e qualidade de conteúdo. A Slightly Mad Studios está de parabéns por trazer um simulador tão completo e polido em todas as plataformas.

Pontos Positivos:

  • Simulador de condução realista mas acessível
  • Grafismo espantoso em todas as plataformas
  • Bom número de veículos e pistas
  • Bem optimizado para uma ampla gama de hardware
  • Jogo muito bem polido quer offline, quer online
  • Suporte para muitos periféricos
  • Som e detalhes dos veículos bem conseguidos
  • Muitas opções de personalização

Pontos Negativos:

  • Alguns bugs a nivel de fisica
  • Modo carreira um pouco simplista

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *