Análise: Locoroco e Locoroco 2 Remastered [Review]
Acessível a todas as idadesExcelente design de níveisColorido e fluidoMuitos minijogos e colecionáveis
Cinemáticas na resolução originalNavegação no mapa em Locoroco 2 algo confusa
77%Overall Score

Locoroco foi um dos meus jogos favoritos da PSP. Era um simples jogo de plataformas, com uma premissa simples, jogabilidade simples, mas capaz de agarrar o jogador durante horas a fio.

A razão? Excelente design dos níveis e colecionáveis que vos incentivavam a tentar chegar a 100% de todos os níveis.

Locoroco 2 pegou na fórmula do original e acrescentou mais conteúdo, minijogos mais interessantes e uma forma mais clara de contar a história.

Ambos os jogos foram feitos com a PSP em mente, algo que se nota imediatamente nos controlos e na arte que envolve texturas mais simples e coloridas.

Apesar de já terem sido lançados há algum tempo, só agora conseguimos jogá-los na sua versão remasterizada para a PS4, pelo que vamos analisar ambos neste artigo, uma vez que dado o preço de cada um, vale sem dúvida a pena obter ambas as versões para muitas horas de diversão.

O mundo em perigo

Locoroco conta a história dos Locoroco, seres gelatinosos capazes de aumentarem o seu tamanho ao comerem certas bagas. Os Locoroco vivem em paz com os seus amigos Mui Mui, ajudando-se mutuamente a tomar conta da natureza do planeta.

No entanto, após a invasão dos Moja, uma espécie de pulgas rastafari, vindos de outro planeta, os Locoroco são separados e o mundo encontra-se em perigo, cabendo ao jogador juntar todos os Locoroco e derrotar os Moja.

Um dos pormenores mais interessantes do jogo, é o facto de não controlarmos os Locoroco, mas sim o planeta, inclinando o piso de forma a que os Locoroco possam rolar, ordenar que saltem, se dividam em “peças” mais pequenas ou se juntem numa maior.

LocoRoco-2-RemasteredIsto introduz uma componente de puzzle e plataformas bastante intrigante e acaba por ser um jogo na “4ª pessoa”.

Locoroco é um jogo de plataformas e puzzles com uma excelente arte e design de níveis

Em Locoroco 2, vemos o regresso dos Moja, agora sob o comando de Majolinè, a mãe de Bon Mucho, o antagonista do primeiro jogo, que se tenta vingar pela derrota do filho.

A história é agora contada de uma forma mais tradicional, com cutscenes mais interessantes e clarificantes, ao contrário do primeiro, no qual as cinemáticas eram mais simplistas e serviam mais de transição entre níveis, ou para introduzir novos personagens.

Além de Majolinè, existem os Bui Bui que são Mui Mui convertidos para o lado mau por Majolinè. Locoroco 2 introduz mais personagens jogáveis e mais e melhores minijogos, capazes de vos agarrar durante bastante tempo.

Para todas as idades

Locoroco é um jogo para todas as idades. A arte colorida e música são capazes de cativar os mais novos, a jogabilidade é muito simples, consistindo em apenas 3 botões, com níveis fáceis de completar para as crianças, ou jogadores com pouca experiência, mas profundo o suficiente para os mais hardcore e aqueles que gostam de desbloquear tudo nos jogos, gastei bastantes horas para o fazer.

LocorocoPara jogar Locoroco, apenas precisam dos botões R1 e L1 para inclinar o cenário e saltar, assim como o botão Círculo para separar o Locoroco em várias partes, juntá-las num único ou, em Locoroco 2, para submergir em certos níveis que envolvam secções aquáticas.

A jogabilidade simples e segredos por descobrir faz com que possa agradar a jogadores de todas as idades

Além disso, o jogo acrescentou a possibilidade de jogarem com as funcionalidades Sixaxis do Dualshock 4, bastando apenas inclinar o comando, oferecendo uma maior imersão.

Os personagens falam numa língua inventada, o que torna o jogo acessível aos mais novos, que não existe propriamente uma barreira linguística. O jogo também é intuitivo o suficiente através das ações dos personagens, para que mesmo as crianças que não sabem ler, possam entender a história. Afinal, a idade mínima da classificação é de 3 anos.

Dois jogos para apreciar e não apressar

Se apressarem qualquer um dos Locoroco, vão terminá-los por volta das quatro horas. Locoroco possui 5 mundos, com 8 níveis cada e, Locoroco 2, possui 10 mundos, com dois ou três níveis cada. No entanto os níveis de Locoroco 2 são, na maioria, maiores e mais complexos que os do original.

LOCOROCO-REMASTERED-6Como disse anteriormente, existe bastante conteúdo para os que queiram completar o jogo a 100%, isto significa, capturar todos os colecionáveis do jogo, que incluem chegar ao fim com 20 mini-Locoroco, capturar todos os insetos que servem de moeda do jogo e usam para jogar os minijogos, encontrar todos os Mui Mui escondidos e, obter todas as peças da casa dos Locoroco e Mui Mui em Locoroco 2.

Apesar de poderem completar os dois jogos em 4 horas, existe muito para ver e apreciar. Não tenham pressa

Completar ambos os jogos a 100% é um verdadeiro desafio, pois o design dos níveis está muito bem feito e existem zonas escondidas, em locais que nunca imaginariam. Muitas delas acabam por descobrir sem querer, quando fazem um mau salto ou uma das partes onde não conseguem controlar os Locoroco, vos leva até uma dessas zonas sem querer.

Essas partes onde não controlamos os Locoroco, curiosamente, foram dos meus elementos favoritos nos níveis. Isto, porque muitas delas são praticamente on-rails e a grande velocidade, especialmente nos níveis com gelo, os meus favoritos principalmente no primeiro jogo.

locoroco 2Além disso, os cenários estão muito bem desenhados e coloridos, especialmente se jogarem na PS4 Pro a 4K, com uma TV que possua excelentes cores. A performance também é algo muito consistente e fluido nos dois jogos, fazendo com que a resposta dos controlos seja precisa, o que é muito importante em jogos de plataformas.

A banda sonora também é excelente, principalmente porque cada Locoroco possui um tema diferente, além de cantarem músicas diferentes que são usadas para acordar certos personagens espalhados pelos níveis, ao terem um certo número de Locoroco. Na sequela, estas músicas foram transformadas numa espécie de jogo de ritmo, no qual têm de carregar no botão na altura certa.

A única queixa que tenho no que toca a performance e grafismo, é o facto das cinemáticas terem sido portadas diretamente da PSP, o que faz com que a 1080p pareçam esbatidas e mais ainda na Pro a 4K, devido ao upscaling.

Conclusão

Ao preço de 14.99 cada, Locoroco e Locoroco 2 Remastered são dois jogos que recomendo vivamente, caso não tenham jogado na PSP e queiram um jogo com o qual se possam divertir, especialmente se tiverem filhos ou crianças com quem possam jogar regularmente.

Ambos os jogos possuem jogabilidades simples, mas um design de níveis brilhante e com muitos segredos por descobrir. Locoroco 2 complementa o original de forma brilhante, adicionando ainda mais conteúdo, para uma experiência ainda mais agradável.


Veredito

Locoroco: 75%

Locoroco 2: 80%

Jogaram Locoroco ou Locoroco 2 na PSP? Acham que a versão de PS4 vale a pena?

No more articles