antec rainbow 120

Análise a Antec Rainbow 120 – RGB espelhado!

Construção
80
Ruído
82
Review dos Leitores1 Vote
91
Design diferente
Iluminação RGB
Controlo de efeitos por botão
Sem PWM
81

O RGB está em todo o lado, e claro que as ventoinhas não escapam, uma vez que são um dos principais componentes de decoração nos nossos sistemas. A Antec tem as suas voltadas para RGB, as Antec Rainbow 120, o que é interessante vindo da companhia que geralmente apenas aposta no LED azul como nos seus coolers e caixas.

Unboxing e Primeiras Impressões

A sua apresentação é muito simples, como em geral é no caso das ventoinhas e nos produtos da marca. Mas a Antec consegue chamar a atenção em algo, no desenho destas ventoinhas, com um efeito espelhado nas suas lâminas.

Pensadas em airflow, são ideais para colocar na caixa, seja a colocar ou a tirar ar, e não tanto para colocar num radiador.

Ao abrir a caixa encontramos a nossa ventoinha, de 120mm neste caso, e 4 parafusos para a sua montagem.

À parte das lâminas espelhadas, a ventoinha é bastante simples, com uma moldura de 25mm de largura, preta com formato clássico e um conector de 3 pins, sem PWM portanto, o que é uma pena.

A ventoinha em si é capaz de rodar a uma velocidade máxima de 1 200 rpm com um fluxo de ar de algo como 42,62 CFM com um ruído máximo de 24,8 dBA, segundo a marca. Em termos energéticos, a ventoinha requer os habituais 12v, o que resulta num consumo de 0,3A.

 

Outra coisa que salta à vista na ventoinha, é um botão que tem pendurado por um cabo de coisa de 3cm. Este botão é a única coisa que nos permite alterar entre sete cores pré-programadas, incluindo o RGB, igual ao que vimos na caixa Antec GX1200.

Porquê Antec, porquê?

Além do efeito espelhado, e dos LEDs anunciados, a ventoinha não tem nada de destaque, e a falta de PWM para uma ventoinha com um PVPR de 15€ é algo grave, seria assim tão caro?

Resumo das Especificações
  • Dimensões: 120 x 120 x 25 mm;
  • Voltagem: 12V;
  • Corrente: 0,3A;
  • Velocidade MAX: 1 200 RPM;
  • Fluxo de Ar: 42,62 CFM;
  • Ruído: 24,8 dBA;
  • Conexão: 3-PIN.

Mas como se porta?

Bem, sendo uma ventoinha de 3-pins, seria difícil obter uma leitura do número de rotações para determinado nível. Por isso, recorremos a um controlador de ventoinhas, o Lian Li PT-FN2, que permite colocar a ventoinha em três diferentes níveis da sua capacidade, 60%, 80% e 100%

Ou seja, sendo que a 100% esta Antec Rainbow tem cerca de 1 200 RPM, teremos algo como 960 RPM a 80% e perto de 720 RPM para 60% da sua capacidade máxima.

Nos três níveis de carga, posso dizer que apenas no nível máximo, o ruído se tornou chato.

Contudo, a 80%, a cerca de 960 RPM, já é notório, mas não creio que seja o suficiente para chatear, uma vez que o teste foi feito com a ventoinha ao ar livre, fora da caixa.

Com a ventoinha montada no sistema, posso dizer duas coisas:

  • Não dei por ela no meu sistema no que diz respeito a ruído, e tenho a caixa a coisa de 50cm de mim;
  • Usei o efeito RGB, e posso dizer que ilumina bastante bem o sistema com boas cores, pena mesmo não permitir qualquer controlo.

Antec Rainbow – boa compra?

Se procuram uma forma de dar vida ao vosso sistema sem arrombar o porquinho mealheiro, estas Antec Rainbow podem ser a opção encontrando-as em torno dos 15-20€ na Amazon, longe dos preços das ventoinhas RGB da Corsair e NZXT por exemplo.

Contudo, o lowcost tem os seus custos, e neste caso é a falta de controlo que temos nas ventoinhas. O controlo das suas rotações apenas pode ser feito por controladores analógicos, e para alterar os perfis de iluminação, que são limitados, temos de o fazer por um botão que fica no interior da caixa.

A Antec tem seguido pela aposta mais simples e lowcost com os seus componentes, já que também nos coolers a água não apresenta qualquer tipo de suporte ao contrário de outras marcas.

Pode não ser a melhor aposta da marca, pelo menos em Portugal, onde o cuidado com o aspecto dos sistemas tem crescido bastante nos últimos tempos.

Nutella Man

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Construção
Ruído
Final Score