Y8mr6b5L2nA

Nos últimos tempos tem-se falado cada vez mais da Cloud e do armazenamento na nuvem, mas afinal o que é isso e que vantagens é que tem?

Bom, antes de mais o armazenamento na cloud, significa que os nossos dados estão guardados algures na internet, não sabemos exatamente onde mas estão numa estrutura chamada Data Center, ou Centro de Dados, e por exemplo a PT construiu um na Covilhã e por isso quem usar o Meo Cloud, sabe que tem os seus ficheiros guardados ali algures, no meio de muitas outras coisas que são guardadas ali.

O que nos leva a outra questão, da privacidade, será que os nossos dados estão bem guardados? Sim, além do segurança que está à porta do edifício, também não basta levar uma pen e copiar os ficheiros que lá estão, eles estão encriptados, embora claro, não é 100% seguro, tal como não é nos Data Center da Google, da Apple, do Facebook, da Microsoft, nada é completamente seguro e se alguém vos disser que um determinado antivírus é infalível então saibam que isso é mentira, pode haver uns melhores que outros, e é isso que estimula a concorrência, mas nenhum deles protege de tudo. Aliás, tem-se falado muito do Android que é perigoso e tem muitos vírus, mas é um tema delicado e se quiserem digam nos comentários e eu farei artigo sobre isso, mas para não fugirmos aqui ao tema, vamos então às vantagens:

  1. Backup

Em primeiro lugar, se tivermos os nossos ficheiros na cloud e o computador, ou o telemóvel ou o tablet avariar, não faz mal, não perdemos nada, pomos o velho na gaveta, compramos o novo e basta fazer download dos nossos dados novamente e fica tudo na mesma. E por exemplo para mim isto é super útil, porque cada vez que uso um telefone diferente para testar, como tenho tudo na minha nuvem da Google, basta iniciar sessão e Data Center Google 2automaticamente fica sincronizado o Calendário, o Email, as notas, o despertador e mais importante de tudo, os contactos. Não estão no cartão, não estão no telefone, isso pode avariar tudo, porque eles estão na Cloud, não há um número limite de contactos, posso aceder-lhes sempre que quiser, quer seja no telefone ou no computador, o que é mesmo muito conveniente, e claro, o iPhone também faz isto com o iCloud.

  1. Versatilidade

Depois, se tivermos alguma apresentação no Data Center Googlecomputador e nos tivermos esquecido de o levar para o trabalho, não faz mal porque se o ficheiro está na Cloud, podemos aceder-lhe a partir de qualquer computador, ou tablet, ou telemóvel, sempre que quisermos, o que é muito conveniente e é uma segurança para nós no caso de haver algum imprevisto.

  1. Sincronização

O terceiro ponto é que se trabalhamos com 1 ou mais documentos e precisamos de aceder-lhes primeiro no computador do trabalho, para depois continuar no computador de casa, ver no telemóvel e apresentar no tablet, há uma solução mais simples do que andar com pens de um lado para o outro e enviar emails com o número das versões para saber qual é a mais recente, e se tivermos o ficheiro na cloud, basta alterar num computador e ele será automaticamente alterado em todos os outros computadores que estejam associados à mesma conta (podem ver este artigo para ver como se faz a sincronização). E no caso dos documentos há o Google Docs, que tem várias vantagens e vamos vê-las em mais pormenor brevemente, por isso subscrevam ao canal para não perderem os próximos vídeos. 

  1. Partilha

E com isto passamos ao 4º ponto, a partilha. A partir do momento em que os ficheiros estão na nuvem basta enviar o link daquelas fotografias em específico que queremos partilhar com a família ou com amigos por exemplo e é super simples definir quem é que tem acesso a quê. E podemos até ter pastas partilhadas, uma para a família, outra para os amigos, outra para os colegas de trabalho, as possibilidades são infinitas.

  1. Espaço Extra

Finalmente, podemos usar a nuvem como um espaço de armazenamento extra por exemplo do telemóvel ou do tablet, que normalmente têm menos capacidade, mas claro ficamos dependentes da internet e só podemos aceder a esses ficheiros se tivermos uma ligação à internet, mas pode ser uma solução para guardarmos fotografias ou vídeos que não vemos todos os dias e quando quisermos podemos ir lá ver. Por exemplo o computador da Toshiba, o Chromebook 2, que analisámos há uns meses, só tem 16 GB mas a Google oferece 100 GB na sua nuvem, o que minimiza esta limitação.

E depois claro podemos usar a cloud que quisermos e podemos até usar mais do que uma. O Dropbox é provavelmente o mais conhecido e oferece 2 GB, o Google Drive e o Microsoft OneDrive oferecem 15 GB cada um, O MEO Cloud, 16 GB, e se se registarem com este link ganham mais meio giga gratuitamente. E outro também muito bom é o Copy que oferece 15 GB, mas se se registarem com este link, têm direito a mais 5 GB, ou seja começam com 20, e é o que oferece mais destes que referi, mas há muitos mais e, claro, em cada um podemos comprar mais espaço, para podermos guardar tudo o que temos e não estarem as coisas espalhadas por várias clouds.

E vocês, que cloud é que usam e qual é que acham que é a maior vantagem? Ou será que preferem não usar nenhuma? E porquê? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários!