Empresa Dados Nuvem Wallpaper

5 Dicas para Proteger os Dados da sua Empresa

O bem mais valioso de muitas empresas atuais está nos seus dados, e se não acredita, veja o que aconteceu à SIC nos últimos dias. É por isso que não só é importante proteger estes mesmos dados de ataques externos, mas também de qualquer falho que possa ocorrer.

Os ataques digitais têm aumentado exponencialmente nos últimos anos, elevando as preocupações dos gestores com a proteção e privacidade da sua empresa, mas também clientes.

Contudo, é possível garantir que os seus dados se mantenham seguros com dicas que podem ser colocadas na prática ao longo dos dias de trabalho, de forma que seja possível evitar o sequestro dos dados e outros golpes, que estão aumentando no mercado.

Mantenha a sua rede Wi-Fi protegida

A rede Wi-fi é uma das principais portas de acesso para os hackers. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados e preocupações para evitar que sua rede seja principal fraqueza. 

Contudo, não estamos a falar apenas de ter uma senha elaborada, já que isso é o básico. É preciso estar a mudar a senha pelo menos uma vez por ano e, caso for possível, configurar o uso de uma rede criptografada, para aumentar a proteção das suas informações. 

Estabeleça protocolos para alteração de senhas frequentemente para evitar acessos indevidos, como colaboradores que já não trabalham consigo, mas continuam com o acesso. Além disso, tenha uma rede separada para o uso dos visitantes. 

Dessa forma, você aumenta a segurança da sua rede Wi-fi e reduz os riscos de segurança! Mas os cuidados devem ser constantes. 

Crie políticas de senhas para os sistemas 

Todas as empresas têm diferentes sistemas, mas todas necessitam de senhas de acesso. Normalmente, cada um dos sistemas possui um padrão de senhas, e grupos de acesso que devem ser gerenciados para evitar acessos indevidos às áreas que não fazem parte da rotina. 

Contudo, muitos colaboradores utilizam a mesma senha para todos os sistemas, aumentando os riscos de segurança de cada um dos sistemas. Por isso, além de investir de uma política de senhas para sua empresa, use um administrador de senhas confiável para o Chrome, para evitar o uso das mesmas senhas, garantindo senhas seguras e diversificadas. Essa é uma prática que precisa ser incentivada nas empresas, principalmente aquelas que utilizam CRM e ERPs com integradores, que concentram os dados sensíveis e confidenciais da empresa, como toda a parte financeira e operacional, em alguns casos. 

Atualize os sistemas regularmente

A atualização dos sistemas deve ser feita regularmente, e é necessário criar um controle de atualização dos sistemas, para evitar que as rotinas caiam no esquecimento.

Quando um sistema lança uma atualização, esta deve ser programada e executada, prioritariamente em horários em que não houver grande uso. Contudo, é importante realizar esta atualização num entorno de provas antes de a realizar no sistema da empresa, de forma a comprovar se tudo funciona como devido.

Use o certificado SSL no site 

A certificação SSL garante que seu site está com os dados criptografados, garantindo a proteção das informações dos usuários que estão navegando. Por isso, é muito importante que seu website conta com essa tecnologia. 

Apenas com o seu uso, sua empresa garante vários benefícios, como o aumento da credibilidade, já que está demonstrando sua preocupação com a segurança das informações. Além de evitar penalizações do Google por não estar adequado às políticas de segurança de informações que estão vigentes. 

Para que não possui nenhum tipo de certificação que garanta uma navegação segura, a penalização do Google impede que você receba novos visitantes, diminuindo suas vendas e o acesso de novos clientes à sua empresa. Ou seja, não será bom para o seu negócio. 

Faça backups… Na núvem e fisicos

Mesmo com todas as medidas adotadas citadas anteriormente, ainda existem práticas que você precisa adotar na sua empresa, para evitar exposição dos seus dados. Mas, esse é um ponto que nem sempre tem a devida atenção por parte das empresas. 

Manter o backup de dados atualizado aumenta a segurança das suas informações, não apenas contra ataques cibernéticos, mas aos eventos naturais. 

Se a sua empresa sofrer uma violação de segurança, e sofrer um sequestro de dados, através do backup não é necessário ficar refém de criminosos digitais, é possível tomar outras medidas para recuperar o controle das suas informações. 

Mas para isso, é necessário manter uma rotina de backup diários, e armazenamento em nuvem, preferencialmente em outro servidor. Dessa forma, em casos de violação de dados, seu backup não correrá riscos de exposição. Os backups locais são bons, mas em casos de eventos naturais, eles podem ser danificados. 

Your email address will not be published. Required fields are marked *