Ontem, dia 3 de Dezembro, foi data de aniversário da primeira mensagem de texto, conhecidas como SMS. A 3 de Dezembro de 1992 Neil Papworth enviou uma SMS a Richard Jarvir, executivo da Vodafone britânica. Contudo não foi uma mensagem normal, entre dois telemóveis, mas sim entre um computador e um telemóvel.

Para muitos de nós a primeira SMS foi enviada à nossa mãe ou pai, a pedir boleia ou a dize que estava tudo bem, ou ao nosso melhor amigo/a a partilhar o nosso número. Em Dezembro de ’92, Neil escreveu a Jarvis a partir de um PC uma mensagem simples, a desejar Feliz Natal.

Jarvis recebeu esta no seu tanque de guerra, Orbitel 901

Apesar disto, Jarvis não pode responder, pois os telemóveis ainda não tinham capacidade de enviar SMS, daí que Neil tenha enviado a sua mensagem de texto a partir de um PC.

A ideia de criar uma forma de enviar mensagens de texto não partiu do engenheiro Neil Papworth, mas sim de Matti Makkonen, e uns anos antes, em 1984 durante uma conferência de telecomunicações. Matti Makkonen reconhece como alcançada a sua ideia em 1994, quando a Nokia lançou o seu modelo Nokia 2010

nokia 2010 1994

O caminho foi longo, de 1984 a 1992/94, até hoje em dia, em que preferimos por vezes mandar uma mensagem de texto a ligar a alguém.

Hoje em dia é algo que fazemos facilmente, e em aplicações distintas, algo que tomamos como certo nas nossas comunicações do dia-a-dia. Longe vão os tempos dos pagers e ter de procurar uma cabine telefónica para ver o que se passava!

Ainda se lembram da vossa primeira mensagem de texto?

No more articles