Alternativas a TeamViewer Wallpaper 566x400 1

20 alternativas para o TeamViewer em 2020

Aceder a dispositivos remotamente é uma prática altamente necessária hoje em dia, especialmente usado em suporte ou para aceder imediatamente a configurações e arquivos.

Esta prática tornou-se bastante utilizada a nível empresarial e técnico, mas também para o utilizador doméstico sendo o programa mais utilizado, o TeamViewer.

Apesar de não existir o programa perfeito para este tipo de tarefa, sabiam que existem alternativas interessantes ao TeamViewer? Vamos explorar algumas delas.

O que é o TeamViewer

O TeamViewer foi lançado em 2005 e é neste momento o programa de conexão remota mais popular no mundo.

Possui excelentes funcionalidades no que toca a segurança e rapidez de ligação, e a sua autenticação bidirecional requer que o utilizador cujo computador vai ser acedido remotamente, forneça o seu ID e a senha gerada pelo programa, evitando o risco de highjacking.

Outra excelente funcionalidade é a possiblildade de ter reuniões online e videoconferências e transferir arquivos simultaneamente de forma rápida, entre vários computadores.

Para terminar, o TeamViewer possui excelente compatibilidade com os Sistemas Operativos mais utilizados como Windows, MAC OS, Linux, Android, iOS e Windows Phone.

Principais prós e contras do TeamViewer

  • Acesso e controlo remoto, de quase qualquer dispositivo Android, Windows, Mac OS e iOS
  • Transferência de arquivos fácil e segura
  • Fácil instalação e recursos intuitívos
  • Função para fazer backup de informações entre dispositivos
  • Integração com outras aplicações que podem usar enquanto estão ligados remotamente
  • Assistência remota pelo navegador, sem ser necessária instalação
  • Ferramentas para a execução de tarefas específicas
  • É um serviço que requer ligação constante à Internet
  • A transferência de arquivos por vezes é lenta, mesmo numa ligação rápida
  • Existem algumas falhas de ligação ou limitação de acesso
  • Possui falhas de segurança documentadas
  • Não é possível reiniciar ou formatar o computador que estão a controlar
  • Não é possível controlar mais que um computador ao mesmo tempo
  • Licenças para atualizar o software são difíceis de adquirir

Porquê utilizar alternativas ao TeamViewer

Apesar da ampla aceitação desta ferramenta para acesso remoto, é importante considerar alternativas ao TeamViewer.

A principal razão é o facto de existirem falhas de segurança que foram descobertas ao longo dos anos e documentadas. A ferramenta mais utilizada, é geralmente um alvo preferencial de possíveis atacantes, pelo que utilizar uma alternativa pode ser um primeiro ato de mitigação de possíveis invasões.

Uma possível solução seria adquirir uma licença Premium, mas estas são bastante caras e difíceis de adquirir. Portanto, procurar uma alternativa mais barata é sempre uma possibilidade.

Alternativas ao TeamViewer em 2020

NomeVersão GratuitaAcesso RemotoFunção de ConferênciaInstalação ObrigatóriaNível de Segurança
Zoom Sim SimSimNãoMédio
WRDCSimSimNãoNãoAlto
Google MeetSimNãoSimNãoMédio
Área de Trabalho remoto do ChromeSimSimNãoNãoAlto
ParsecSimSimNãoSimAlto
SupremoSimSimNãoNãoAlto
Zoho AssistSimSimNãoNãoAlto
Conexão VNCSimSimNãoSimAlto
Ammyy AdminSimSimNãoNãoAlto
MikogoNãoSimSimSimAlto
ThinVNCSimSimNãoSimBaixo
Ultra VNCSimSimNãoSimMédio
AnyDeskSimSimNãoSimMédio
Parallels AccessNãoSimNãoSimAlto
SplashtopSimSimNãoSimAlto
LogMeIn ProNãoSimNãoSimAlto
Join.MeSimNãoSimSimAlto
WebEx MeetingsSimSimSimSimAlto
AeroAdminSimSimNãoNãoMédio
Getscreen.MeSimSimNãoNãoMédio

Zoom

O Zoom tornou-se uma das ferramentas com mais downloads em todo o mundo e é usado principalmente pelas funções que oferece como ferramenta para videoconferências.

É uma ferramenta que podem adquirir gratuitamente e está disponível em vários dispositivos que não necessitam de instalação ou software. É bastante robusto e suporta muitos utilizadores por sessão, sem limite de tempo e com boa qualidade de áudio e vídeo, mesmo que necessite de uma ligação mais rápida para tal.

Apesar de ser focado em videoconferência, o Zoom também integra opções para gravação de conferências, partilha de ecrã, chamadas de voz, chat interno e acesso remoto a outros dispositivos.

É uma alternativa ao TeamViewer completo a nível empresarial, técnico e doméstico, além de ser excelente para a atividade educacional.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Ligação estável e sem cortes– Características importantes requerem premium
+ Interface acessível– Há relatos de falhas de segurança e privacidade
+ Até 1000 utilizadores por sessão
+ Permite partilha de ecrã
+ Inclui recursos empresariais e comerciais

Windows Remote Desktop Connection (WRDC)

WRDC

Esta alternativa ao TeamViewer, é um recurso que vem integrado no WIndows 10, mas apenas na versão Pro. É bastante estável e fácil de utilizar, além de não necessitar de software adicional. No entanto, a máquina que querem aceder necessita de ter Windows 10 Pro para estabelecer uma ligação.

Se quiserem efetuar a ligação a partir de um dispositivo Android, iOS ou Mac OS, necessitam de um cliente remoto. Podem encontrar esse cliente facilmente no Google Play ou iTunes Store, respetivamente. É possível melhorar o nível de segurança atribuindo permissões especiais para ligar aos dispositivos confiáveis.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Não é necessário software adicional– Limitado a Windows 10 Pro
+Fácil de usar e configurar– Quedas de sinal frequentes
+ Alto nível de segurança– Não permite conferência online
+Cliente remoto é multiplataforma– Não executa bem o software de terceiros durante a ligação

Google Meet

O Google Meet é uma plataforma de conferência popular no meio empresarial, que viu recentemente ser criada uma versão gratuita, que permite algumas funcionalidades básicas e úteis.

Apesar da existência prévia do Hangouts, o Google Meet integra novas funções voltadas para às necessidades dos negócios. Possui uma interface limpa e simples, permite ligação até 16 membros simultaneamente e pode ser integrada com outras ferramentas da suíte G, como calendários ou emails comerciais.

Além disso, a ferramenta permite gravar conferências online, ativar legendas em tempo real (embora apenas funcionem melhor para a língua Inglesa) e durante as conferências, podem alterar para participação por chamada telefónica, ou pedir para ser chamado quando necessário.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Não requer software adicional– Requer email do Gmail
+ Opção enterprise permite reuniões sem WiFi ou dados móveis– Apenas acessível pelo Google Chrome
+ Administração simples e confortável– Difícil contacto com Suporte Técnico
+ Fácil de configurar– Sem funções de controlo remoto
+ Integração com G Suite– O streaming é difícil de ativar
+ Completamente gratuíto

Área de trabalho remota do Chrome

Alternativa Escritorio remoto de Chrome

É outra alternativa ao TeamViewer, desenvolvido pela Google. Chrome Remote Desktop, é uma ferramenta que funciona como uma extensão do navegador e serve, como o nome indica, para controlar o computador remotamente.

Pode ser habilitado no Windows ou Mac OS, mas requer o Google Chrome instalado no vosso computador pessoal.

Para configurar, basta fazer o download da ferramenta Chrome Remote Desktop da Chrome Web Store. O processo é quase automático e instala-se como uma extensão do Chrome. Se quiserem controlar o vosso computador através do telemóvel, têm de utilizar um cliente remoto do dispositivo que assumirá o controlo. Além disso, precisam de configurar ambos os dispositivos com a mesma conta do Gmail antes de os vincular.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Rápido para instalar e fácil de configurar– Requer Chrome em ambos os dispositivos
+ Não ocupa espaço no computador– Não suporta transferência de arquivos
+ Suporta vários sistemas– Link lento e perda frequente de ligação
+ Conexão segura– Limitado a um PC
+ Totalmente grátis– Sem recursos de videoconferência

Parsec

Parsec é uma das alternativas perfeitas ao TeamViewer, para aqueles utilizadores que querem transmitir jogos ao vivo, aproveitando o armazenamento em núvem. Com esta ferramenta popular, é possível controlar um PC via Bluetooth usando um comando, para ter acesso a uma biblioteca de jogos.

A ligação pode ser feita pela internet e devido à tecnologia de baixa latência, é geralmente uma excelente alternativa para jogar via streaming. A ferramenta também facilita a ligação de outros utilizadores ao mesmo computador através de um link privado, para jogar títulos em modo cooperativo.

É uma alternativa multiplataforma, disponível para Windows, Mac OS, Android, iOS e até Linux e Raspberry Pi. A configuração não difere muito de outras ferramentas deste estilo.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Boa Ferramenta de streaming de jogos– Sem chat interno ou opções de conferência
+ Fácil de instalar e configurar– Acesso remoto não permite manutenção do dispositivo
+ Opções de partilha de ecrã– Funções muito básicas
+ Baixa latência– Suporte técnico demorado
+ Gratuito

Supremo

Alternativa SupRemo

Uma das principais coisas a considerar com esta alternativa, é que ela não requer instalação de nenhum tipo. Além disso, o Supremo é criptografado com AES de 256 bits, o que o torna numa ferramenta bastante segura e fiável. Além disso suporta USilio, a ferramenta de gestão de IT.

Este software permite que personalizem a sua interface para exibir o logótipo da vossa empresa durante conferências, quando for utilizada para fins comerciais. Essa opção é bastante útil para aumentar o posicionamento e visibilidade da marca, especialmente importante para quem quer emergir no negócio digital.

Também é fácil de usar, pois não precisa de permissões especiais para configurar o rooter, permitindo a ligação com alguns passos. Além disso, é multiplataforma para que possam aceder ao computador e partilhar arquivos de um dispositivo Android ou iOS sem qualquer problema. Além disso, podem comprar uma licença para utilizar acesso remoto em qualquer lugar.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Grátis– Acesso limitado ao PC
+ Não precisa de instalação– Assistência remota pode perder ligação
+ Permite ligação de vários utilizadores– Não permite manutenção
+ Criptografia AES-256 bits– Não permite formatar o PC
+ Suporta Android e iOS– Ligação limitada a dois PCs
+ Permite partilha de ecrã

Zoho Assist

Este programa permite a ligação remota como uma das alternativas ao TeamViewer, adaptado a qualquer tipo de utilizador. Não é necessário o download ou instalação de programas para executar, já que o Zoho Assist funciona diretamente de uma interface web. Um dos aspetos mais fortes da ferramenta, é que permite a transferência de arquivos grandes, até 2GB de forma rápida.

Além disso, possui protocolos SSL/TLS e certificado AES-256 bits, para maior segurança. Permite acesso remoto ao computador e oferece funções para agendar sessões de suporte por videochamada, ou chat interno. Permite também imprimir documentos do computador remoto, na vossa impressora local, algo pouco comum neste tipo de programas.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Transferência de ficheiros até 2GB– Versão gratuita é limitada
+ Não precisa de instalação– Requer um utilizador no PC remoto
+ Reiniciar dispositivos sem perder a ligação– Problemas com driver de vídeo
+ Versão gratuita para uso comercial– Taxa de atualização lenta
+ Suporte remoto por chat ou video e áudio– Existem alternativas mais fáceis de utilizar
+ Impressão de documentos remotos na impressora local

Conexão VNC

Esta alternativa ao TeamViewer foi desenvolvida pela empresa britânica Real VNC, que oferece soluções de acesso remoto há 15 anos. A ferramenta VNC Connect, é uma das melhores alternativas ao TeamViewer para uso pessoal e comercial.

O programa funciona com uma ferramenta de servidor para instalar no computador que vão controlar e um cliente remoto que devem instalar no dispositivo que terá o acesso remoto. Este cliente remoto pode ser instalado a partir de dispositivos Android ou iOS para controlar o computador com o telemóvel. As ligações são encriptadas e protegidas por senha.

Alguns recursos, como conexão remota, são habilidados com a versão gratuita e não são para uso comercial. Se quiserem ligação offline, precisam da versão Enterprise. As opções de criptografia, gravação de ecrã e chat interno são pagos. Também não suporta recursos de conferência Web.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Open source e gratuito– As funções importantes são Premium
+ Ligação direta offline– Acesso limitado à internet
+ Transferência rápida de arquivos– Não permite formatar o PC
+ Ideal para manutenção preventiva– Não permite ligação a mais de 5 PCs
+ Criptografia completa– Não permite conferência online

Ammyy Admin

Alternativas a TeamViewer Ammyy Admin

Uma das alternativas ao TeamViewer para uso no negócio. Serve para ligar e gerir redes e servidores por acesso remoto, de forma fácil. Também permite a transferência eficiente de arquivos pesados e é adequado para treino remoto e apresentações. Possui chat interno para comunicar com os participantes.

A ferramenta destaca-se pela facilidade de configuração e utilização, uma vez que não requer instalação, sendo apenas necessário um executável. Além disso possui encriptação bastante aceitável, para segurança adicional.

O sistema é protegido com um código identificador exclusivo de cada utilizador, com o qual pode ser acedido através de um dispositivo externo. Além disso, existe a opção de personalizar as configurações de autenticação e bloquear dispositivos desconhecidos.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Não requer instalação– Precisa de ligação rápida
+ Muito util para uso comercial– Pouco competitivo contra outras alternativas
+ Transferências diretas de dados e arquivos– Funções muito básicas
+ Chat interno– Versão gratuita apenas para uso privado
+ Fácil de usar e intuitivo

Mikogo

Alternativas a TeamViewer Mikogo

Uma das alternativas ao TeamViewer que recomendamos. Embora não seja uma opção gratuita, é ideal para reuniões ou conferências on-line seguras. Possui uma avaliação gratuita de 14 dias se quiserem experimentar antes de decidir comprar. Essa versão possui todas as funcionalidades da versão paga.

A ferramenta não requer qualquer download ou instalação, tornando-o altamente flexível e multiplataforma. Possui também um visualizador HTML no navegador que permite até 25 utilizadores controlem o mesmo computador.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Útil para reuniões online– Não possui versão gratuita, apenas teste
+ Permite gravar sessões– Limitado a 25 participantes por sessão
+ Conectividade Web– Requer ligação rápida
+ Criptografia com alto nível de segurança– Algumas falhas de login
+ Integra chat de vários utilizadores

ThinVNC

Alternativa ThinVNC

É um software que oferece opções muito completas para partilha de ecrãs, arquivos e inclui funções de acesso remoto. ThinVNC destaca-se pela sua configuração simples que podem executar rapidamente.

Ao contrário de outras alternativas ao TeamViewer, não requer instalação de um cliente ou controlo remoto. A conexão é possível a partir de qualquer navegador Web com suporte HTML5. Também não requer a instalação de plugins ou software.

É uma alternativa adequada a iniciantes ou para utilizações pontuais. Também permite transferência de arquivos, mas não tem opções de conferência online. No entanto é necessário configurar o rooter e o DNS para ter acesso remoto em qualquer lugado.

Antigamente possuía uma versão grátis, mas agora é necessário fazer o download da versão Open Source, mas o seu nível de segurança é baixo e não recebe manutenção regular. Existe uma versão paga chamada Thinfinity Remote Desktop Workstation.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Instalação rápida e fácil configuração– Baixo nível de segurança
+ Não requer plugins no navegador– Não possui muitos extras
+ Permite acesso ao PC através do telemóvel– Sem manutenção regular
+ Transmissão suave– Acesso remoto limitado à mesma rede

Ultra VNC

Alternativa de TeamViewer Ultra VNC

Este software Open Source é uma excelente alternativa ao TeamViewer para aqueles utilizadores que trabalham com Windows. Apesar de ser um programa desenvolvido e distruibuído com licença gratuita GPLv2, é uma alternativa muito popular com boas avaliações. A única desvantagem é que está limitado a sistemas com Windows.

O Ultra VNC unifica o visualizador e o servidor, sendo muito útil ao configurar acessos remotos a outro dispositivo. Para isso, utiliza o princípio da computação em rede virtual (VNC) que se baseia no protocolo RFB (Remote Framebuffer). Isso permite criar e gerir conexões remotas, bem como estabelecer uma transmissão simples de arquivos.

Para proteger conexões, a ferramenta usa vários métodos de autenticação e permite chat interno durante o acesso remoto para melhorar a comunicação de suporte. Todas essas funções são totalmente gratuitas, mas a sua interface é bastante desatualizada e muito difícil de configurar. Não é a melhor ferramenta para iniciantes ou uso em negócios. Existem alternativas superiores.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Open source– Exclusivo para Windows
+ Traz vários extras– Interface desatualizada
+ Possui vários métodos de autenticação– Difícil de configurar
+ Transmissão fácil de arquivos– Gestão complexa

AnyDesk

Alternativa de TeamViewer AnyDesk

Esta é uma das alternativas mais fiéis ao TeamViewer, já que a equipa que desenvolveu o AnyDesk, fez parte da equipa que criou o TeamViewer. A ideia original desta ferramenta é a de transferências melhoradas, bem como uma conexão remota mais rápida. Para isso, utiliza uma tecnologia conhecida como DeskRT, que reduz o volume de dados que é transmitido durante uma conexão.

Simplificando, a ferramenta AnyDesk alcança uma velocidade de transferência maior e uma conexão melhor do que é possível no TeamViewer. É a alternativa mais rápida, que dobra a taxa de imagens por segundo e diminui o tempo de transmissão, em relação ao seu “Big Brother”.

Também permite a execução de software durante a ligação remota, sem interferência. Por isso, é uma ferramenta ideal para edição digital e uso de programas de design, remotamente. Apesar de ser fácil de usar, a sua versão gratuita só é habilitada para uso pessoal e privado. Se quiserem aproveitar melhor as suas funções em ambiente profissional ou empresarial, é necessária uma licença.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Boa transmissão em acesso remoto– É necessária licença para aceder a todas as funcionalidades
+ Muito intuitivo e fácil de usar– Conexão limitada no modo livre
+ Muito rápido, mesmo em ligações mais lentas– Versão gratuita apenas para uso privado
+ Ideal para lidar com programas complexos – Não possui funções de conferência

Parallels Access

Alternativas Parallels Access

O Parallels foi projetado como um programa de acesso remoto bastante fácil de usar com interface limpa, sem opções de personalização. É simples, eficiente e muito confiável para controlar o vosso computador a partir de qualquer dispositivo.

É uma das alternativas ao TeamViewer mais focado na experiência visual no mobile. Permite controlar dispositivos Windows ou MacOS em smartphones Android ou iOS. Mas em vez de mostrar a interface típica que as ferramentas usam ao ativar o acesso remoto, o Parallels Access modifica o design para melhor se encaixar no ecrã do telemóvel.

Usando esta ferramenta, é possível aceder a arquivos no vosso computador, mas também podem reiniciá-lo sem problemas. Todas estas funcionalidades não são gratuitas, mas o preço é bastante amigável, quando consideramos o que a ferramenta oferece. A licença anual custa 19.99US$ por ano, tornando o Parallels, numa das ferramentas pagas mais baratas desta lista.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Focado na experiência mobile– Sem versão gratuita, apenas um teste de 14 dias
+ Alto nível de segurança– Não permite conferências
+ Fácil de usar e intuitivo– Não permite transferência de arquivos
+ Licenças económicas

Splashtop

É uma ferramenta de acesso remoto com uma variedade de características interessantes. Inclui uma interface limpa que é muito conveniente de utilizar e um elevado nível de segurança com encriptação durante as transmissões, para proteger os seus dados ou ficheiros mais vulneráveis. É compatível com todos os sistemas operativos comuns, incluindo Windows, iOS e Android.

Apesar de ter licenças pagas, pode utilizar a sua versão gratuita como uma das melhores alternativas ao TeamViewer. Splashtop é a solução para acesso remoto, permitindo-lhe ligar até 5 dispositivos num ambiente de rede local. Note que esta alternativa não é comercial, pelo que tanto o controlo remoto através da Internet como o cliente remoto para ligar dispositivos adicionais são funções que requerem uma licença.

A alternativa Splashtop Business Access permite o controlo remoto de dispositivos da rede corporativa e, para além da transferência de ficheiros, também podem ser utilizadas impressoras locais e o chat interno é activado. Existem alternativas para mostrar o ecrã do seu computador noutros dispositivos, que pode aproveitar com o pacote Splashtop Clasroom.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Transmissão de dados encriptada– Gratuita apenas para redes domésticas
+ Boa qualidade de áudio e vídeo– Não possui muitas funcionalidades
+ Rápido de utilizar– Sem funções de conferência online
+ Menos vulnerável a Malware

LogMeIn Pro

A ferramenta LogMeIn foi projetada para permitir que os utilizadores possam aceder remotamente aos seus computadores, a partir de qualquer dispositivo. Também implementa várias funções para rapidamente armazenar, partilhar e transferir ficheiros, com poucas configurações. O seu conceito básico é optimizar os recursos para os tornar disponíveis de forma eficiente.

Uma característica especial desta alternativa ao TeamViewer é que oferece até 1 TB de armazenamento em nuvem para manter e transferir ficheiros, aplicações, projectos ou documentos importantes. E embora tenha a sua aplicação para download para sistemas como o Android, iOS, Windows, também pode utilizar a ferramenta a partir do seu navegador web em qualquer plataforma.

A ligação pode ser estabelecida tanto em redes locais como na Internet e a sua encriptação proporciona um elevado nível de segurança. No entanto, é necessário adquirir uma licença para utilizar as suas funcionalidades e permitir a ligação de um máximo de 10 computadores, entre os quais pode escolher qual deles conceder acesso remoto. Por outro lado, os dados da nuvem são acessíveis por um número ilimitado de utilizadores; tenha também em conta que não oferece funcionalidades para conferências web.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ 1TB de armazenamento na cloud– Sem versão gratuita, apenas uns dias de teste
+ Conexão até 10 computadores simultaneamente– Não permite conferências web
+ Assistência remota instantânea– Funções limitadas (mesmo sendo premium)
+ Multiplataforma– Requer outra app como complemento

Join.me

Alternativas Join.me

Esta é outra ferramenta LogMeIn, que, ao contrário da versão pro, é uma alternativa ao TeamViewer para conferências e reuniões online. Possui um painel de instrumentos a partir do qual pode facilmente organizar conferências em passos simples e, a partir daí, pode mesmo definir um horário específico para notificar os participantes da ligação.

Além disso, os arquivos da Join.Me apresentam um histórico das reuniões realizadas para que possa acompanhar as actividades de todos os participantes convidados. E a partir da sua versão gratuita, pode organizar conferências até 10 participantes ou transmissões de vídeo para até 5 pessoas.

As versões de licença paga aumentam o número de utilizadores em conferências para 50 (versão PRO) e 250 (versão Business); permite também ao administrador gerir janelas individuais e permite ferramentas que melhoram a comunicação, tais como um chat interno e quadros interactivos. A opção de gravação de reuniões é possível, podendo escolher entre 5GB ou 5TB de armazenamento em nuvem, dependendo do tipo de licença que pretende adquirir. Também é possível transferir ficheiros.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Transferência de dados encriptada– Versão gratuita limitada
+ Conferências remotas na versão gratuita– Não suporta Linux
+ Até 10 equipamentos conectados simultaneamente– Baixa taxa de atualização
+ Permite partilhar janelas– Não permite acesso remoto
+ Permite gravar conferências (apenas na versão premium)– Requer outra app como complemento

WebEx Meetings

Alternativas a TeamViewer WebEx Meetings

A Cisco adquiriu a WebEx Communications em 2007 e desde então tem vindo a desenvolver software personalizado para as empresas. E com o WebEx Meeting, a empresa oferece uma das alternativas ao TeamViewer focado em conferências online. Uma opção com funções muito específicas.

Esta ferramenta liga-se à nuvem Cisco WebEx, tal como outros produtos do portfólio WebEx, permitindo a cada utilizador a máxima largura de banda e disponibilidade. Os dados dos utilizadores no espaço europeu são armazenados em servidores no território europeu, o que melhora a velocidade de transmissão e a suavidade das funcionalidades.

A versão gratuita suporta apenas um máximo de 2 participantes da conferência online. Se pretende melhorar esta funcionalidade e necessita de algumas das funções adicionais, tais como partilha de ecrã, criação de perfis com permissões específicas ou aumento da segurança das conferências, então necessita de adquirir uma licença. O acesso remoto é também uma característica premium, mas o seu desempenho não é o mais proeminente entre as alternativas do TeamViewer desta lista.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Interface limpa é fácil de usar– Apenas 2 participantes na versão grátis
+ Armazenamento rápido na núvem– As principais funções são premium
+ Permite rever documentos durante uma reunião– Algum atraso na transferência de arquivos
+ Tempo de ligação ilimitado– Licenças muito caras
+ Permite transferência de software

AeroAdmin

Alternativas a TeamViewer AeroAdmin

AeroAdmin é outra ferramenta que funciona como uma alternativa ao Team Viewer apenas para Windows. Permite o acesso remoto ao computador, a partir de outros dispositivos em qualquer lugar, bem como funções de transferência de ficheiros e assistência remota. Esta ferramenta funciona bem para ligações simultâneas a um número ilimitado de computadores remotos.

É a ferramenta ideal para organizar as condições do “Home Office”, permitindo que os colaboradores se liguem ao computador do escritório a partir de casa. Tem uma função para controlar o ecrã de vários computadores clientes ao mesmo tempo, ou também, para mostrar o ecrã do administrador em vários computadores clientes. Este último é utilizado para demonstrações e webinars online. Permite também monitorizar o processo no computador controlado por acesso remoto.

Embora seja uma opção livre, recomendo que adquira uma licença para aceder a todas as funcionalidades adicionais que oferece; incluindo criptografia e proteções de segurança. Não é necessária instalação, a sua configuração é automática e a sua versão gratuita funciona tanto para uso privado como comercial. Uma alternativa segura, que permite poupar tempo e dinheiro.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Não requer instalação– Exclusivo Windows
+ Inclui tutorial– Características importantes são premium
+ Permite partilha de ecrã– A resposta do suporte é lenta
+ Permite ajustar qualidade de áudio e vídeo– Não permite conferências
+ Versão grátis para uso doméstico e comercial

Getscreen.me

Alternativas de TeamViewer Getscreen.me

Getscreen.me funciona de uma forma muito simples, apenas requer que você faça o download de um executável da sua página oficial, que você pode adquirir de forma totalmente gratuita para sistemas Windows, Mac OS e em breve para a distribuição Linux.

Getscreen.me é uma ferramenta de controlo remoto para aceder ao seu computador ou servidores a partir de qualquer parte do mundo, através de ligação à Internet. Tem uma versão web, para controlar o computador através de um telemóvel. Também integra funções para transferência rápida de ficheiros, selecção para múltiplas ligações e suporte para conversação interna ou chamadas de voz.

Outro aspecto importante é que utiliza criptografia AES, não utiliza servidores intermediários para conexão e utiliza endereços IP completamente independentes. Embora tenha funções muito completas, é preciso ter em conta que a sua versão gratuita é demasiado limitada. É necessário comprar uma licença para ter mais tempo de conexão e um acesso remoto muito mais completo. A sua interface não está desenvolvida para grandes empresas, mas continua a ser excelente para uso profissional.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Versão gratuita– Versão grátis demasiado limitada
+ Fácil de configurar e usar– Sem funções de conferência online
+ Ligação simultânea a múltiplos computadores– Não é ideal para grandes empresas
+ Não requer instalação (versão web)– Versão grátis permite apenas 15 minutos de ligação
+ Suporte a controlo remoto com chat interno e chamadas de voz

Estas são 20 alternativas ao TeamViewer que podem usar em 2020. Não existe a ferramenta perfeita, mas existem imensas soluções no mercado, alguma delas que se adapta melhor às vossas necessidades.

Se conhecem mais alguma ferramenta que não esteja incluída nesta lista, podem recomendá-la nos comentários.

Your email address will not be published. Required fields are marked *