Android 5.1 não é nenhum sistema que marque a diferença no mundo Android, mas é algo que se esperava desde o lançamento de Android 5.0 Lollipop. Esta atualização veio a solucionar muitos dos erros ou limitações que antes tínhamos nos nossos dispositivos, pelo que neste artigo mostramos quais são as 10 novas possibilidades de Android 5.1 Lollipop que antes não existiam. Agora só falta que o teu telemóvel se atualize a Android 5.1 e possas experimentar em primeira mão o que apresentamos.

1. Acceder às configurações rápidas desde o ecrã de bloqueio

10 cosas que puedes hacer en Android 5.1 Lollipop que antes no podías

Em Andorid 5.1, deslizar rápido para baixo desde a parte superior do ecrã faz que entres nas configurações rápidas do terminal. Isto quer dizer que podes rapidamente desativar o WiFi ou Bluetoot, ou ligar a lanterna, sem necessidade de desbloquear o telemóvel, já que funciona mesmo que tenha um bloqueio por padrão ou PIN.

2. Personaliza as definições  rápida

Pode ser que não tenhas reparado, mas ao ativar algumas opções (como um hotspot de WiFi ou ao mudar as cores) aparece um acceso direto ao ecrã de configurações rápidas. Em Android 5.0 não podias tirar isto, mas em Android 5.1 podes, simplesmente pressionando durante momentos no botão da opção que desejas eliminar no ecrã, o que te dará mais controle sobre a aparência destas configurações.

3. Adicionar proteção aos teus dispositivos

10 cosas que puedes hacer en Android 5.1 Lollipop que antes no podías

A maior inovação é o da “protecção de dispositivos”, mesmo que apenas esteja disponível nos Nexus 6, Nexus 9 e os que tenham Android 5.1. Ativa-se automaticamente se configuras um método de bloqueio de ecrã (como um PIN), e adiciona várias medidas de segurança para dificultar ainda mais a possibilidade de que alguém aceda ao teu dispositivo. Um exemplo seria o de manter o dispositivo bloqueado mesmo que seja feito um reset de fábrica.

4. Realizar chamadas com audio em alta definição

Google prometeu audio de alta definição para atualização a Android 5.1, mesmo que necessites um dispositivo que o suporte, além de uma rede compatível. O Nexus 6 com Verizon e T-Mobile tem esta característica. Se tens o hardware necessário e um sinal forte, serás capaz de ouvir as tuas chamadas como nunca.

5. Activar o “modo prioridade” até que toque a tua alarma

10 cosas que puedes hacer en Android 5.1 Lollipop que antes no podías

Gostas de utilizar o “modo prioridade”? Se nunca usas-te até agora, permite a forma automática ou manual apagar todas as notificações com som por um periodo de tempo especifico (por exemplo, quando dormes). EM Android 5.1m Google adicionou a opção de ativar o modo prioridade até que a tua próxima alarma toque (como quando deves sair da cama e lutar contra o mundo de novo, por exemplo).

6. Usar dois cartões tarjetas SIM ao mesmo tempo

A aplicação de chamadas permitirá escolher entre as suyas SIM’s e dará uma cor especifica a toda a interface para que não haja dúvidas qual SIM estás a utilizar. Contudo, se trata de uma melhorá para os telemóveis Dual Sim, mas que nada tem a ver com a compatibilidade, já que dispositivos Dual Sim com Android 5.0 funcionam perfeitamente.

7. Conexão mais fácil

10 cosas que puedes hacer en Android 5.1 Lollipop que antes no podías

Em Android 5.0, se tocas no botão de Bluetooth ou WiFi  nas Definições rápidas permite acender ou apagar estas caracteristicas. Afortunadamente, Android 5.1 conta com uma possibilidade bastante útil e importante: scanear redes e dispositivos próximos e informação necessária acerca do que oferecer para conectar-nos apenas tocando em cada ícone.

8. Descartar notificaciones temporalmente

As notificações em Android agora aparecem na parte superior do ecrã. Em Lollipop 5.0 tens três opções: descartar, executar ou esperar que desapareça. Em Lollipop 5.1 podes deslizar para descartar, mas agora ficariam na tua barra de notificações preparadas para que o possas ver quando tenhas um momento.

9. Ajustar el volumen del sistema mientras la música está sonando

10 cosas que puedes hacer en Android 5.1 Lollipop que antes no podías

Não é nada de extraordinário, mas é uma caracteristica útil. Na anterior versão de Android, tocar os botões de volume trocava o volume de audio. Agora podes pressionar o pequeno ícone do sino para modificar o volume do sistema, e aceder aos modos de prioridade ou interrupção, sem ter de pausar as tuas canções. Podes ajustar o volume das tuas alarmas desde a aplicação de relógio também.

10. Ignorar redes WiFi “broken”

Sempre tens redes Wi-Fi guardadas no teu terminal, mas depois descubres que já não funcionam. Se em Android 5.1 Lollipop te conectas a uma rede Wi-fi com conexão pobre ou inexistente,  a próxima vez não se conectará automaticamente.