Análise ao ASUS Zenfone 3 Max – um smartphone de bateria para dar e vender!

Design
78
Ecrã
77
Rendimento
76
Bateria
85
Cãmaras
69
Eco-sistema
75
Review dos Leitores3 Votes
63
Design agradável e resistente
Grande bateria de 4,100 mAh
Firmware bem otimizado
As câmaras poderiam ser melhores
Som numa posição má e com péssima qualidade
Não tem nem USB Tipo-C, carga rápida nem NFC
77

Durante duas semanas tive a oportunidade de experimentar o ASUS Zenfone 3 Max, um smartphone de gama média com uma bateria a cima da média. Por isso se designa de Max, visto que para além disso não tem nada de “Max”. É um dispositivo com ecrã compacto de 5,2″ HD e com um design muito bem conseguido. No entanto, será isto suficiente para o recomendar de entre todos os smartphones de gama média existentes hoje em dia?

A ASUS tem tentado melhorar os seus dispositivos, e as diferenças entre os Zenfone 2 e Zenfone 3 são notórias, especialmente no seu design e construção. Mantém um design moderno e resistente, com alguns detalhes que nos agradam, como a rugosidade dos seus botões.

O seu tamanho pode ser, hoje em dia, considerado compacto, mas se olharmos com melhor atenção, vemos que as dimensões não estão bem aproveitadas. O Zenfone 3 Laser, que conta com um ecrã de 5,5″, tem uma dimensão de 149 x 76 x 7.9 mm. Este Zenfone 3 Max conta com 149.5 x 73.7 x 8.6 mm.

ASUS Zenfone 3 Laser vs Zenfone 3 Max Pantallas

Na minha opinião, continua a ser um dispositivo com boa ergonomia e que se pode utilizar muito bem apenas com uma mão. No entanto, poderiam ter otimizado um pouco melhor o espaço do dispositivo.

Ecrã HD com botões integrados

O Zenfone 3 Max conta com um ecrã HD de 5,2″, mas este parece mais pequeno ao incorporar os botões tacteis no ecrã. Se acharem que as cores do ecrã são muito sóbrias e frias, como acontece com o Zenfone 3 Laser, podem facilmente alterar as definições a vosso gosto.

Mas tirando isso, é um bom ecrã, que se vê bem em todas as situações e com níveis de luminosidade dentro do aceitável.

ASUS Zenfone 3 Max ergonomia

O que também nos chamou, e muito, a atenção, foi o seu rendimento. O dispositivo que experimentámos contava com 16 GB de armazenamento, 2 GB de RAM e um processador MediaTek MT6737M. Chega executar várias aplicações exigentes e algumas em multitarefa, e isto com apenas 2 GB de RAM.

Em aplicações mais pesadas, como alguns jogos que requerem um maior poder gráfico, nota-se o esforço. Mas para as aplicações habituais do dia-a-dia, é um terminal muito bom. Não tive qualquer problema com Instagram, Facebook, Reddit, Snapchat, Gmail ou qualquer outra aplicação que utilizo diariamente.

Um rendimento muito aceitável, mas que pode melhorar

Fiz um video em que podemos ver a comparação da velocidade entre o Zenfone 3 Laser e o Zenfone 3 Max. No primeiro teste, abri várias aplicações de forma consecutiva, fui surpreendido ao ver o Max a ganhar. Contudo, na segunda parte de abrir cada aplicação ao mesmo tempo, o Laser não perdoa, especialmente devido ao seu processador Snapdragon mais potente.

Outros aspectos a ter em conta neste dispositivo é a sua bateria, que é a principal razão pela qual deveriam comprar este terminal. Com uma bateria de 4.100 mAh, poderão desfrutar do telemóvel durante dois dias sem nenhum problema. Caso queiram mais, podem aumentar a duração dela definindo os modos de poupança de bateria. O único ponto negativo é que não conta com suporte para carga rápida.

Outro aspecto relacionado com o seu rendimento é a qualidade de áudio. Tal como o Zenfone 3 Laser, a qualidade não é a melhor. No caso do Max é ainda pior, já que a coluna não se encontra em baixo, mas sim na parte traseira do dispositivo.

Câmara – a grande prejudicada

A principal razão pela qual devem comprar este terminal é devido à sua bateria, como já referimos. Se procuram uma câmara espectacular a um preço baixo, têm a do Zenfone 3 Laser. A do Zenfone 3 Max é uma câmara de 16 MP com uma abertura de f/2.0, autofocus e autofocus laser.

ASUS Zenfone 3 Max Pantalla

Em ambientes com muita luminosidade, como no exterior, é possível conseguir fotos razoáveis. Mas em interiores ou de noite, as fotos têm muito grão e perde qualidade. A câmara frontal sofre do mesmo problema, mais ainda é pior, visto que se a mover-mos muito, perde nitidez.

NOTA: Ao devolver o terminal fiz o reset de fábrica a pensar que as fotos tinham ficado guardadas no Google Fotos. Mas não, não ficaram guardadas. ?. Por isso não vos podemos mostrar exemplos.

Software bem otimizado, mas com lixo

A ASUS melhorou muito a otimização do firmware nos seus dispositivos, mas para nós, ainda não é o suficiente. No Zenfone 3 Max contamos com Android 6.0.1 com a capa de personalização ZenUI 3.0, que incorpora um novo design e algumas aplicações do fabricante.

ASUS Zenfone 3 Max Botones táctiles logo

Algumas das aplicações que incorpora são úteis, como é o caso de ZenMotion, que te permite configurar uma série de gestos no dispositivo. No entanto, outras aplicações como Mobile Manager, são aplicações inúteis e pouco recomendadas em dispositivos Android. Podem desactiva-las, mas continuarão a ocupar espaço no terminal.

Tirando estas apps, o sistema encontra-se muito bem otimizado, e o speedtest que vimos no video é exemplo disso. Ao contrário do Laser, com o Max não tive quaisquer problemas com nenhuma aplicação, nem tão pouco senti bloqueios repentinos.

Vale a pena ou não?

Como disse na análise do ASUS Zenfone 3 Laser, são dispositivos de nicho, orientados a um determinado público. O Laser destina-se a pessoas que procuram uma excelente câmara fotográfica, enquanto o Zenfone 3 Max é um terminal com uma bateria excepcional, mas nada mais.

Conta com um software muito bem optimizado, tem um design agradável e um rendimento aceitável para esta gama de preços, ainda assim, não é a melhor alternativa no mercado. Agora mesmo existem melhores terminais por 199€, que é o seu preço na Amazon. Podes conseguir a versão de 32GB e 3GB de RAM, mas os problemas deste dispositivo continuarão a existir nessa versão, e as alternativas a um preço superior são ainda mais.

Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Rendimento
Bateria
Cãmaras
Eco-sistema
Final Score