Até ao dia de hoje, Persona 4 (2008) continua a ser considerado um dos melhores JRPG’s de todos os tempos, sendo constantemente elogiado por fãs e críticos apaixonados desde o seu lançamento de estreia na PS2. A aventura obscura estabeleceu-se um ponto de referência com as suas personagens fantásticas e a exploração imersiva de masmorras. Agora, depois de alguns anos de espera, Atlas irá lançar Persona 5!

Trata-se de um jogo RPG que será lançado para a PS3 e PS4. Este conta com um design muito peculiar e que fará qualquer um lembrar-se de animes, mas a sua história e personagens são o que mais chama a atenção. É um jogo que não deves perder e neste artigo poderás saber porquê.

História e Personagens de Persona 5

Persona 5 é um RPG japonês que se desenrola em Tóquio, Japão. A nossa personagem, durante o dia é um estudante normal de ensino secundário, assistindo às aulas e mantendo relações com amigos. Mas à noite, desce a um misterioso mundo subterrâneo conhecido como “O Palácio”.

A história de Persona 5 explora a natureza da sociedade moderna e demonstra como esta se encontra oprimida pelas regras impostas. A narrativa de Persona 5 pode não ser a mais empolgante, mas se conseguir ter personagens tão interessantes como Persona 4, já valerá bem a pena!

No jogo deveremos explorar esse misterioso lugar chamado “O Palácio”. Este lugar representa as mentes distorcidas dos adultos no mundo real. Para salvá-los, deve roubar um tesouro especial capaz de mudar as suas mentes. Daí o nome, The Phantom Thieves.

Também criarão as vossas próprias histórias únicas com as personagens com que interagem e os locais que visitarem. Em jogos anteriores, as secções principais só se podiam descobrir com playthroughs repetidos como clubes, depois da escola e encontros secretos com chefes. Será assim também neste?

Personagens de Persona 5

O jogo conta com cinco personagens principais conhecidos como The Phantom Thieves of Hearts. Seguindo a típica moda dos RPG japoneses, todos eles são estudantes de liceu com alguns problemas.

Protagonista – Arsene

O líder silencioso e sem nome de The Phantom Thieves. É um jovem estudando que se transferiu para a Escola Secundária Shujin de Tóquio. Ainda que aparente ser bem educado, a sua personagem muda rapidamente para caos e desordem quando assume a sua personalidade de fantasma ladrão (phantom thief).

Morgana – Zorro

A sua verdadeira identidade é desconhecida, mas é uma criatura felina pequena e incomum, que surge muitas vezes com o protagonista e seus companheiros.

O seu papel no jogo ainda não é claro, mas é provável que ajuda a transportá-lo para o submundo e explorar as masmorras do jogo.

Ann Takamaki – Carmen

Uma rapariga de ascendência japonesa e americana, Ann é muitas vezes alvo de gozo pela sua aparência fora do comum. Isto leva à criação de uma relação com o protagonista e Ryuji, que também são ostracizados. Rumores fora do normal circulam sobre ela, mas não se sabe se são verdadeiros ou não.

Ryuji Sakamoto – CaptainKidd

Definido pela sua personalidade imprevisível e reputação de rapaz problemático, Ryuji torna-se rapidamente num dos amigos mais próximos do protagonista. A origem do seu mau comportamento é de momento desconhecida, mas provavelmente será influenciada por algo obscuro do submundo.

Yusuke Kitagawa – Goemon

 Outro membro do grupo é Yusuke, um estudante de artes inscrito na Escola Secundária Pública de Kosei. Sabe-se muito pouco sobre ele por agora, além do seu grande talento para pintura e sentido de moda.

Makoto Niijima – Johanna

Outra estudante, mas neste caso, muito conhecida, visto que se trata da presidente da Associação de Estudantes. É uma das melhores alunas do colégio, mas quando descobre que The Phantom Thieves são estudantes da sua escola, procura juntar-se a estes.

Futaba Sakura – Necronomicon

Uma talentosa programadora que é incapaz de socializar com outros estudantes depois de um misterioso incidente. Parece que ela será capaz de ajudar o grupo de ladrões fantasmas na batalha enquanto exploram as masmorras traiçoeiras.

Haru Okumura – Milady

Haru é uma aluna de terceiro ano no Liceu de Shyujin. Criada por uma família de alto nível, os seus gostos extravagantes refletem-se no seu estilo e personalidade. Quando se junta ao grupo, passa a ser conhecida como “The Beauty Thief” devido à sua aparência real.

Gameplay de Persona 5

As batalhas por turnos, a exploração e os elementos sociais dos jogos anteriores, regressam com novas caracteristicas e melhoras. Da mesma forma que em jogos anteriores, Persona 5 desenrolar-se-á durante todo o ano escolar, dando-te oportunidade de fazer amigos, fazer grupos e criar laços sociais com certas personagens.

Interagir e estabelecer relações com personagens diferentes sempre foi um ponto culminante da franquia de Persona, e a quinta edição da série procurará melhorar esta mecânica. Atlus também confirmou que haverá novas formas de obter Personas, mas ainda não foram dados mais detalhes.

Como se vê nos diferentes gameplays, haverá um novo sistema de mensagens que permitirá comunicar com personagens fora da escola e das masmorras. Isto torna as relações muito mais dinâmicas e genuínas, especialmente se as relações românticas fizerem parte.

A julgar pela jogabilidade que temos visto até agora, parece que podemos explorar livremente grandes porções de Tóquio durante o tempo livre. A exploração expande-se pelos distritos de toda a cidade, pelo que poderáão trabalhar a tempo parcial para ganhar melhorias para as batalhas.

O sistema de batalha mantém o mesmo sistema baseado em turnos, excepto que agora poderão usar armas de curto e longo alcança, em vez de apenas um tipo. Esperamos que cada personagem esteja equipada com uma arma única e uma arma de fogo personalizada.

O nível de personalização de Persona 5 continua a ser mistério, mas deve trazer para cada personagem um vasto conjunto de roupas, equipamentos e armas para usar. Atlus provavelmente anunciará mais detalhes do jogo antes do lançamento, pelo que atualizaremos este artigo assim que se saiba algo mais.

Todos os trailers del juego

A Atlus lançou recentemente o trailer da E3 2016 para Persona 5, mostrando-nos novas sequências do jogo e detalhes das suas personagens:

Atlus lançou outro trailer do jogo e este parece ainda melhor:

 O último trailer mostra-nos a mecânica de jogo. narrado por uma série diferente de personagens, o trailer oferece-nos uma breve visão dos elementos de exploração, combate e sociais neste JRPG enorme:

Persona 5: data de lançamento e preços

Persona 5 já saiu no Japão, fazendo com que a espera pela versão internacional/inglesa seja ainda mais agonizante. Já vendeu mais de 500.000 cópias, tornando-se num dos títulos mais vendidos no Japão em 2016.

Este será lançado na Europa e nos EUA a 4 de Abril de 2017, depois de já ter sido adiado mais uma vez.

Esperemos que esta seja a data definitiva…