Ainda há dias foi anunciada a compra de SolarCity pela Tesla, e já surge uma nova noticia sobre o que são capazes. A Tesla anunciou que acabou de tornar a ilha Ta’u, na Samoa americana, completamente renovável em termos energéticos.

Uma ilha paradisíaca, no meio do Oceano Pacifico, que até recentemente estava dependente da queima de combustíveis fósseis (diesel) para garantir as suas necessidades energéticas, agora quase 100% da sua energia é de origem solar!

Um investimento conjunto entre as autoridades da Samoa Americana e os EUA permitiu que a ilha Ta’u fizesse esta conversão, pelas mãos da Tesla e SolarCity.

Foi construída uma grelha que consiste em 5.328 painéis solares e 60 baterias da Tesla, sendo necessárias 7h de luz solar para carregar o sistema completamente, deixando-o com capacidade para que os 600 habitantes da ilha não tenham falta de energia durante 3 dias, sem sol!

tesla ta'u solarcity

Este investimento surge como uma solução na redução da despesa com a compra do combustível e consequente transporte até Ta’u, uma ilha que não tem qualquer recursos energético próprios, além do sol, mar e vento.