O iPhone 8 e o iPhone 7s serão os próximos smartphones de Apple. Para celebrar os 10 anos de lançamento do primeiro iPhone, é possivel que vejamos algumas características novas bastante interessantes neste novo terminal, como um novo modelo com ecrã OLED de lado a lado, bateria com carregamento sem fios ou um novo design.

Neste artigo compilamos algumas das principais informações do momento relativas ao iPhone 8. Existem muitos rumores que no fim não são verdadeiros, mas temos em consideração que a maioria das especificações do iPhone 7 já eram conhecidas meses antes do seu lançamento, não existem grandes razões para duvidar que o mesmo acontecerá com este dispositivo.

Assim, vós convidamos a participar e comentar este artigo com as vossas opiniões sobre o próximo smartphone da Apple, o iPhone 8. Se encontrarem outros rumores novos, partilhem connosco nos comentários!

Design e Ecrã

  • Três tamanhos diferentes: 4,7″ (ou 5″), 5,5″ e 5,8″;
  • Ecrã OLED;
  • Tampa traseira de vidro;
  • Digital Crown à semelhança do iWatch.

Um dos primeiros rumores dos iPhone 8 é relativamente ao número de variantes e o respetivo tamanho. Vários rumores sugerem que teremos três versões do dispositivo: o modelo OLED premium, e dois dispositivos standard, com tamanhos de 4,7″ (ou 5″), 5,5″ ou 5,8″.

Contudo, isto não significa que os dispositivos serão maiores nas suas dimensões. Algumas fontes sugerem que os ecrãs não terão moldura, bezeless, o que permitirá aumentar o tamanho do ecrã sem influenciar muito (ou nada) a dimensão e peso do dispositivo.

iphone-8-sin-marcos

Se reparem nesta imagem, não existe botão de desbloqueio e o altifalante e câmara frontal estão integrados no ecrã. Trata-se apenas de um render com base nos últimos rumores sobre a integração destes no ecrã, num dispositivo sem moldura. Tem um aspecto muito futurista, e caso consigam criar algo parecido, seguramente terá muito sucesso.

Carcaça traseira em vidro – regresso ao passado

Lembram-se do iPhone 4s? Parece que o iPhone 8 pode vir a ter um design semelhante no que diz respeito à tampa traseira, em vidro. O problema? É pouco prático, pois não é um material tão resistente, podendo rachar, e não é tão leve como o alumínio. Ainda assim, Ming-Chi Kuo, um analista reconhecido no mundo dos rumores da Apple, acredita que não seria um problema.

Foram feitos muitos avanços desde então na tecnologia do vidro e materiais como Gorilla Glass que são mais resistentes do que nunca. Reduzir a grossura e peso usando OLED permitirá a Apple utilizar um material mais pesado para o corpo sem afectar significativamente o peso total do dispositivo.

iphone-4s-carcasa-trasera

Kuo também acredita que a Apple utilizará um corpo de metal para montar os componentes do iPhone, o qual será envolvido em vidro. Ele prevê que seja uma moldura em aço inoxidável no iPhone de gama alta e de alumínio nos demais.

Um ecrã OLED – o que faltava!

Outro dos rumores que queremos ver realizado é do uso de ecrãs OLED. É provável que isto não ocorra em todos os dispositivos, mas sim apenas no mais premium.

A razão por que esta tecnologia não será integrada em todos os dispositivos iPhone é porque encarece demasiado o dispositivo e nenhum fabricante de OLED conseguiria produzir tantos ecrãs. Existindo um punhado de fabricantes de OLED, tudo indica que a Samsung será o fabricante exclusivo dos ecrãs OLED para o iPhone 8.

iphone-8-concept

Enquanto os painéis OLED são mais finos, consomem menos energia e oferecem cores mais vivas que os painéis LCD, são também mais difíceis de fabricar. Diz-se que o acordo com a Samsung é para a entrega de 100 milhões de ecrãs OLED, um número que segundo os rumores é muito elevado e poderá não ser cumprido.

O que quer isto dizer? No fundo, que o iPhone 8 mais caro e que a maioria não o conseguirá/quererá comprar, será aquele com ecrã OLED e curvo, enquanto que os restantes contarão com ecrãs LCD.

Digital Crown

Outro rumor intrigante é o de o iPhone 8 poder vir a incluir uma Digital Crown, como a do Apple Watch. No entanto, não vemos muito sentido na incorporação desta tecnologia, já que ao contrário do Apple Watch, o iPhone conta com um ecrã maior.

patente-corona-digital-iphone-8

Uma patente da Apple Inc, publicada no United States Patent and Trademark Office, mostra-nos que em 2014 a empresa patenteou esta tecnologia para iPhones e iPads.

Caso tenham dificuldades em imaginar como se integraria essa tecnologia num iPhone, um designer de 3D criou um video para demonstrar o conceito.

Rendimento

  • Processador A11 de 10nm;
  • Bateria com carga sem fios.

TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) começou a preparar o design do novo chip A11 construído num processo de 10 nanómetros, completando as primeiras etapas do desenho que provavelmente se destinará ao iPhone 8.

Espera-se que a certificação para o processo de 10nm esteja pronta até ao final de 2016, com os primeiros chips a serem enviados para validação na Apple no inicio de 2017.

Um chip A11, tal como todas as atualizações de chips de Apple, será mais rápido, mais pequeno e mais eficiente quanto ao consumo energético.

Bateria e carregamento sem fios

Não há rumores quanto à capacidade da bateria, contudo a Apple poderá finalmente incluir o carregamento sem fios. Na verdade, a Apple poderia ir mais além que os seus rivais e oferecer um carregador sem fios a sério, a funcionar a 4.5 metros, sem necessidade de contacto directo entre o dispositivo e fonte de alimentação.

Há provas de que a Apple tem contratado engenheiros com experiência nesta tecnologia de carregamentos sem fios nos últimos meses, o que sugere que uma característica sem fios poderá estar para vir. Além disso, são conhecidas as relações com a Energous, outra empresa que desenvolve esta tecnologia. Segundo a BGR, Energous recebeu um investimento de Dialog Semiconductor, uma empresa que trabalha principalmente com a Apple.

Não há qualquer garantia do envolvimento da Apple nesse negócio nem se esta poderia estar pronta a tempo para ser incluída no iPhone 8. Mas, tendo em conta que já não existe a entrada para auriculares e que a porta Lightning tem mais funções, seria uma grande mudança e bem adequada para a marca dos 10 anos do dispositivo.

Câmaras com realidade aumentada

  • Um iPhone com uma lente, e os outros dois com duas;
  • As duas lentes no iPhone contariam com OIS;
  • Realidade aumentada integrada;
  • Tecnologia 3D

De acordo com outra nova investigação de KGI Securities, o analista Ming-Chi Kuo, afirma que a Apple estaria a planear uma alteração importante para os futuros dispositivos que contam com a configuração de câmara dupla na parte traseira.

Kuo acredita que a Apple implementará a estabilização de imagem óptica (OIS) nas duas câmaras traseiras nos iPhones do próximo ano. Esta seria uma diferença face ao iPhone 7 Plus, que apenas conta com OIS na câmara de lente de ângulo largo.

camara-iphone-7-plus

“Acreditamos que a Apple integrará a funcionalidade OIS na câmara com o fim de melhorar os pontos de venda do novo iPhone do próximo ano. Desta forma acreditamos que a qualidade da foto e capacidade de zoom óptico melhorarão. Esperamos que a câmara seja redesenhada para suportar OIS no sensor, com desafios que provavelmente surjam de: (1) a necessidade de aumentar o circulo da imagem da objectiva, o que levará a um maior tempo de calibração e a processos de montagem mais complicados; e (2) um redesenho da câmara, já que um circulo aumentado da imagem dará lugar a qualidade fotográfica degradada nos cantos. ” – Fonte.

Kuo também afirma que a Apple lançará um iPhone de 5,8″ com ecrã OLED, e que também haverá um iPhone 2017 com ecrã de 5,5″, ambos com um sistema duplo de câmara. Enquanto que o iPhone de 4,7″ contará com uma câmara única, com OIS.

Realidade aumentada no iPhone 8?

Tim Cook expressou repetidamente a sua preferência pela realidade aumentada em vez da realidade virtual, e poder ser que a integrem no iPhone 8.

A empresa de Cupertino supostamente reuniu uma equipa de peritos em realidade aumentada com o objetivo de melhorar as capacidades da aplicação da câmara com novas características. Desta forma, a Apple poderá dar aos utilizadores novas formas de interagir com os objeticos no mundo real, simplesmente apontando o seu dispositivo a estes.

O esforço reúne pessoal de várias empresas recentemente adquiridas e especializadas em realidade aumentada, como Metaio y Flyby Media.

A nova app de câmara contará com funcionalidades melhoradas de reconhecimento de objetos, o que permitirá a interação em tempo real, como o reconhecimento espacial, assim como o mapeamento dinâmico, tanto em 2D como em 3D.

Esta não é a primeira vez que a Apple dedica esforços ao desenvolvimento de tecnologias para reconhecimento de objetos. No inicio do ano, a companhia mostrou um algoritmo de aprendizajem automático similar ao da Google, que também se implementa na aplicação Fotos.

Há rumores de que a Apple também poderia lançar um SDK de realidade aumentada para desenvolvedores. Isto significa que a tecnologia provavelmente permitirá uma maior integração com aplicações e ferramentas de terceiros.

Cámara Dual y 3D

The Korea Economic Daily informa que segundo alguma das suas fontes, a Apple podia estar a preparar dar o salto em todos os seus terminais e incorporar uma câmara dual LG Innotek, e não apenas no terminal com o panel OLED.

“A Apple está a estudar a forma de aplicar a sua tecnologia de câmara 3D na câmara do smartphone com LG Innotek. Desde LG Innotek também contam com a sua própria câmara 3D e tecnologias relacionadas, pelo que a união de ambos esforços darão os seus frutos em algum momento do próximo ano.”

Mas atenção, que isto não é um rumor qualquer, e mais se temos em conta que em abril deste ano a Apple comprou LinX, uma companhia especializada neste tipo de câmaras e mapas em 3D.

Outros Rumores

Um dos rumores mais estranhos e menos prováveis é o do iPhone 8 vir a integrar um scanner de retina, tal com o Samsung Galaxy Note 7. Seria uma forma de reforçar a segurança dos dispositivos e criar formas de reconhecimento de ladrões.

iphone-7-pro-smart-connector

Poderíamos também ver o Smart Connector no iPhone 8. Seria algo parecido ao que existe no iPad Pro, que serve para conectar diferentes acessórios. Pensava-se que integraria o eventual iPhone 7 Pro, que nunca chegou a ser lançado no mercado.

Lançamento e Preços

A apresentação do iPhone 7S e do iPhone 8 irá realizar-se em setembro de 2017. Ainda não se conhece o dia, mas deverá ser por volta do dia 8 como tem sido habitual.

Em relação aos preços, é possivel que as duas versões, de 4.7″ e 5.5″ tenham o mesmo preço que o iPhone 7 e 7 Plus. Já a versão com ecrã OLED será um pouco mais cara, talvez mais 100€, e com maior armazenamento interno.