Review Samsung Gear S3: será este o melhor smartwatch do momento?
Excelente rendimentoEcrã AMOLED espectacularBoa bateria e bem otimizadoMuitos sensores
Loja Tizen mais limtadaSem opções para quem tiver pulsos pequenos
87%Valor Total
Design88%
Ecrã93%
Software79%
Bateria84%
Rendimento92%
Votação do Leitor 2 Votos
92%

Um dos dispositivos electrónicos que mais tem chamado a atenção nos últimos tempos são os relógios inteligentes, smarwatches como se diz na gíria. Não apenas por serem um acessório de moda, que usamos como os relógios clássicos para combinar com um determinado estilo, mas por juntarem a esse aspeto o factor tecnológico que permite facilitar o nosso dia-a-dia.

A Samsung sabe isto melhor que ninguém, e por isso tem lançado vários smarwatches com diferentes aspetos e para diferentes públicos. A sua melhor gama é a Gear S, que conta com um design redondo e um sistema operativo único, intuitivo e completamente compatível com o Android nos nossos telemóveis. Há quem diga que os Gear S são os melhores smartwatches do momento, mas hoje na NewEsc, respondemos à pergunta: é o Gear S3 o melhor smartwatch no mercado?

Para responder a esta pergunta, recomendamos que vejam todos os pontos que abordamos na nossa review. Nestes falamos do design do dispositivo, da sua comodidade, do seu desempenho e que funcionalidades nos traz. Tenham em conta que analisámos a versão Classic, com um design diferente e uma pulseira mais clássica do que a versão Frontier, mais desportiva/casual.

Design elegante e formal

É um dos smartwatches mais bonitos do momento, com acabamentos muito bons e agradáveis, tal como uma construção sólida e resistente. Tem uma moldura giratória, que já tínhamos visto no Samsung Gear S2, algo bastante funcional e que encaixa perfeitamente no seu design.

review-samsung-gear-s3-design

A correia não é das nossas favoritas, principalmente pelo seu design. Na versão Frontier, devido ao seu design, temos um correia em silicone, enquanto que na versão Classic do S3 temos uma correia em pele mais clássica. O dispositivo vem com a correia já colocada, para pulsos maiores, contanto com uma segunda correia na caixa que podemos trocar, se tivermos um pulso mais fino. É possível comprar outras correias e personalizar ao nosso gosto.

O dispositivo conta com dois botões e a moldura giratória. O botão superior funciona como o botão de voltar atrás nos sistemas Android, enquanto que o botão superior permite entrar no menu de aplicações instaladas no dispositivo. O melhor de tudo, é a moldura giratória, que permite-nos navegar pelas aplicações, notificações e ajustes sem ter de tocar no ecrã. É sem dúvida alguma uma das melhores ideias que vimos aplicada em smartwatches, e agrada-nos que a Samsung tenha voltado a repetir este sucesso do Gear S2.

A moldura giratória é já uma imagem de marca que a Samsung volta a trazer no S3

É um dispositivo bastante leve, com 64g, e bastante confortável. Durante os primeiros dias sentimos algum desconforto ao usá-lo, devido à correia que nunca se ajustou muito bem ao meu pulso, ficando ou meio solta ou muito apertada. É possível que isto não aconteça com vocês, mas fica a nota para terem em conta.

Outro aspeto importante é na hora de dormir com o relógio. É certo que serve para monitorizar o vosso sonho e até usar como despertador, mas não sabemos até que ponto será cómodo. Isto dependerá de pessoa para pessoa, com a forma de dormir e se estão habituados a dormir com algo no pulso, como um relógio. No meu caso em particular, foi uma experiência incomoda, e mais será se não dormirem sozinhos.

Durante o lançamento do Samsung Gear S3 surpreendeu-nos não ver nenhum dispositivo com um aspeto mais casual ou mais desportivo. Os dois modelos, tanto o S3 Classic como o S3 Frontier, têm um design clássico, e ainda que troquem as correias para algo menos formal, o relógio não se tornará em algo mais desportivo. Ainda assim, esta claro que a versão Frontier é mais casual e pode agradar a muitos desportistas, ainda que não a todos.

review-samsung-gear-s3-sensor

Surpreendeu-nos que a Samsung não tenha lançado uma versão mais pensada para o público desportivo, como fez com o Gear S2. No Gear S3 não conta por aí grandes melhorias em termos de rendimento, como poderão ver nos pontos seguintes, contudo ainda que o sensor GPS possa agradar a muitos desportistas, o design não será o mais chamativo para muitos.

Dos melhores ecrãs que já vimos num smartwatch

Se há algo que gostamos num smartwatch é um ecrã brilhante e que se possa ver facilmente em qualquer momento. O Samsung Gear S2 já apresentava um dos melhores ecrãs AMOLED do mercado, mas no Gear S3 este melhorou, mantendo-se como o rei neste campo. Onde quer que estejam, poderão ver o ecrã sempre em condições e se não acreditam, podem ver na imagem abaixo.

Review-Samsung-Gear-S3-FalloutGostam da esfera do Fallout?

O seu ecrã AMOLED de 1.3″ está protegido com Gorilla Glass e completa o espaço. O ecrã é bastante responsivo ao toque e sem qualquer problema. Este conta com a opção de ecrã Always On, um modo que acaba por consumir mais bateria e que é algo desnecessário do nosso ponto de vista.

Desempenho completo e potente

Seremos honestos: se quiserem o smartwatch Android mais potente do mercado, talvez devam comprar o Gear S3. A razão para isto é muito simples, este vem equipado com o processador Exynos 7270, 768 MB de RAM, 4GB de armazenamento, GPS…

Mas claro, em que se traduz esta capacidade no uso diário? Significa basicamente que o dispositivo tem a capacidade de executar todo o tipo de aplicações que precisamos sem sentir atrasos no uso nem qualquer problema. Poderão utilizar o sensor GPS do sistema para analisar melhor as vossas corridas, exercícios; poderão armazenar música no dispositivo para ouvirem quando quiserem, sem terem de levar/usar o telemóvel; e até podem realizar pagamentos com a funcionalidade Samsung Pay.

review-samsung-gear-s3-sensor-cardiaco

Mas o melhor é que não terão de instalar muitas aplicações para poderem aproveitar o smartwatch ao máximo. No vosso telemóvel apenas precisam instalar duas aplicações, Samsung Gear e SHealth, para que possam sincronizar o vosso smartphone com o Gear S3 e monitorizar o vosso exercício. Mas já falaremos destas aplicações e do sistema do Gear S3 mais adiante.

Algo muito importante, são os sensores deste dispositivo. O Gear S3 conta com barómetro, acelerómetro, giroscópio e monitor de frequência cardíaca. Com todos estes sensores, e ainda o GPS, é possível analisarem várias das vertentes da vossa atividade física!

Conta com vários sensores realmente úteis para desporto

O barómetro funciona bastante bem, sendo bastante útil para caminhadas. O GPS e o monitor de frequência cardíaca também se portaram bastante bem no período que testámos o Gear S3. O giroscópio, infelizmente, falha por vezes, e ao giramos o pulso o S3 não desperta.

Algo que também nos surpreendeu foi a sistema de som do dispositivo. Não é que esta seja para ser usada a toda a hora, mas é bastante interessante para receber notificações, mostrar músicas a algum amigo quando não temos headphones ou até atender chamadas.

Bateria surpreendente

Se há algo que não estávamos à espera, era que a bateria durasse tanto tempo. Experimentamos outros smartwatches antes, e apenas os desportivos mostravam ter baterias com boa autonomia. O Gear S3, com uma bateria de 380mAh, durou mais de 2 dias com um uso intensivo.

Se fazem exercício físico, recebem notificações constantemente e realizam outras interacções durante todo o dia, o smartwatch irá facilmente aguentar dois dias. No entanto, se não utilizam o GPS, nem recebem muitas notificações e mantém o nível de brilho no mínimo, asseguramos que este Gear S3 é capaz de durar entre 3 e 4 dias sem necessidade de carga.

review-samsung-gear-s3-base-de-carga

Contudo, quando precisarem de carregar o relógio, farão isso com todo o estilo. Sim, pois além de se carregar através de tecnologia sem fios, tal será feito usando a caixa do dispositivo, a qual permite ocultar os cabos.

Tizen bem optimizado e com o essencial

Logo após a sincronização do smartphone com o Gear S3, verão que o smartwatch já conta com algumas apps bastante úteis. Algumas destas apps servem para mudar o aspecto visual do dispositivo, enquanto que outras são pequenos Widgets que podem acrescentar a este.

Quanto ao aspecto do sistema, como dissemos anteriormente, é possível trocarem as esferas do relógio na aplicação Samsung Gear no vosso telemóvel, ou até mesmo no próprio relógio. Se quiserem fazê-lo no relógio, devem premir o ecrã deste e escolher então o tema que desejam. Contudo, se fizerem através da aplicação no telemóvel, podem fazer o download e instalar outros temas, como nós fizemos.

review-samsung-gear-s3-apps

O dispositivo conta com algumas aplicações pré-instaladas com diferentes funcionalidades, seja para verem a meteorologia, lembretes, calendário, horas de outros locais, pagamentos (Samsung Pay), entre outras. Muitas destas aplicações contam com widgets próprios, que podem adicionar ao ecrã principal para um acesso mais rápido.

É um sistema bastante intuitivo, e que vos permitirá ter controlo total do que fazem, desde distâncias percorridas, copos de água ou chávenas de café tomadas até, ou coisas que tenham programadas para fazer, com lembretes e calendário. Este sistema de widgets é perfeito e funciona muito bem com a moldura giratória do Gear S3, que vos permite ver os widgets de uma forma fácil e rápida.

Além das apps nativas, podem instalar outras através da loja de aplicações do Tizen. Não é uma loja com uma biblioteca tão vasta como a da Play Store do Android, mas podem contar com a maioria das apps que procurem aqui. Mas tenham em atenção as aplicações não oficiais, já que muitas vezes contam com bugs.

Tizen é um bom sistema, mas não conta com tantas aplicações como Android Wear

Depois de termos todo o sistema configurado, começaremos a receber as notificações. A forma de internação com cada uma dessas notificações dependerá da aplicação em questão. Mas podemos dizer que a Samsung fez um trabalho bastante bom a nível geral. Nas mensagens de WhatsApp ou Messenger, poderão enviar respostas pre-definidas, enviar likes ou abrir a aplicação no vosso smartphone. O mesmo acontece com os e-mails que recebam, podendo responder, eliminar ou abrir a aplicação no vosso telemóvel.

Se o recomendamos?

A resposta é sim. Não há dúvidas que este se trata de um dos melhores smartwatches do momento, mas talvez não seja o melhor para alguns. O design dos dois modelos poderá agradar à maioria dos consumidores, mas em termos de dimensões, com um ecrã de 1.3″, este pode não ser a melhor opção para quem tiver o pulso pequeno.

review-samsung-gear-s3-correas

O Gear S3 é um smartwatch bastante completo e conta com um desempenho a cima da média. Este dispositivo tem todos os sensores que podemos imaginar hoje em dia num relógio inteligente, com um ecrã AMOLED muito brilhante, um bom processador e um firmware muito intuitivo. É verdade que o sistema não é tão versátil como o Android Wear, que preferimos por isso mesmo, mas o Tizen está muito bem optimizado e a sua loja de aplicações conta com tudo o que precisamos.

Se gostam do design e procuram um relógio que não falhe e seja compativel com Android, então o Gear S3 é uma boa recomendação. O seu preço é algo elevado, nos 399€, mas é o preço a pagar por um design e desempenho premium, com sensor GPS e o melhor ecrã do mercado. Os desportistas mais casuais preferiram possivelmente a versão Frontier do Gear S3, enquanto que o restante público se deixe seduzir mais pela versão Classic.