Review a Razer Naga Epic Chroma, um rato sem fios
Design atrativoVários botões programáveisBoa autonomiaBom sensorPersonalização de cores e efeitos
Posição dos botões laterais leva a toques por enganoOs clicks laterais do botão de scroll são facilmente pressionados
85%Valor Total
Design85%
Personalização91%
Funcionalidades80%
Rendimendo85%
Votação do Leitor 1 Voto
97%

Não sendo um dispositivo recente, hoje trazemos a review do rato Razer Naga Epic Chroma. Este rato, pensado especialmente para jogos MMO, traz nada menos que 19 botões programáveis ao alcance da vossa mão, com a fantástica personalização de cores da gama Chroma da Razer.

Antes de vos contar como se porta e vos mostrar o seu bonito design, vejamos as principais características deste rato.

Especificações completas

O Razer Naga Epic Chroma é um rato sem fios com um sensor laser de 8.200 DPIs de sensibilidade. Conta com uma dimensão de 119 x 75 x 43 mm, ou seja, não é um rato grande nem muito pequeno. Graças a isso, e às suas curvas, ele adapta-se facilmente a maioria das mãos. Isso sim: é um rato para destros, pela posição das suas teclas laterais, das quais já falaremos.

Tem um peso de 150g, o que tendo em conta que se trata de um rato sem fios não é nada mau. Conta com um polling rate de 1.000Hz e 200″ por segundo de deslocação e 50gr de aceleração.

A sua bateria da-lhe uma autonomia até cerca de 20 horas de jogo, assim poderão jogar jogo após jogo sem preocupar-se pela sua bateria. Se terminar, não se preocupem, o rato avisa do nível de carga pelas luzes para que o possam colocar na sua base de carga, ou ligá-lo ao cabo directamente se quiserem continuar a jogar enquanto o carregam.

O Razer Naga Epic Chroma conta com 19 botões programáveis, que tornar este rato no melhor para jogos MMO

Tem um total de 19 botões programáveis, especialmente pensado para jogos MMO como podem imaginar, e como toda a linha Chroma, este Razer Naga Epic Chroma permite configurar as cores das diferentes zonas com a cor que quiseres dentro do RGB. Assim, poderão trocar a cor da iluminação da roda ou dos botões laterais como quiseres.

Design único

O que nos salta logo à vista neste Razer Naga Epic Chroma é, evidentemente, o seu design. Como já referimos, é um rato compacto, nem grande nem pequeno, mas com umas linhas muito bem pensadas. Na parte superior podemos ver a roda de scroll que pode ainda se inclinar à direita e esquerda, contando assim com mais dois controlos. Junto a esta temos outros dois botões, que muitas vezes encontramos como laterais.raton-y-base-razer-naga-epic-chroma-newesc

Do lado direito, o rato conta com uma superfície em borracha para evitar deslizes, conferindo um grip muito agradável. Infelizmente não temos este tipo de cobertura do lado esquerdo. Em vez disso, encontramos do lado esquerdo o que torna o Razer Naga Epic Chroma num rato de MOBA, 12 botões programáveis ao alcance do nosso polegar.

Estes botões sobressaem e têm diferentes perfis, para que seja fácil de os reconhecer ao toque com polegar sem ter de olhar para eles. Claro que, como referimos já, estes têm iluminação LED e são completamente configuráveis. Ao estarem colocados do lado esquerdo, tornam este rato voltado somente para destros. Este modelo não conta com variante para canhotos, nesse caso, terão de se ficar pelo Razer Naga, com características semelhantes, mas não é wireless.lateral-raton-razer-naga-epic-chroma-newesc

Destacamos um aspecto: a distribuição dos botões é boa, podendo alcançar todos facilmente com o polegar, contudo se pensarmos que a evolução do polegar nos permitiu agarrar coisas, teremos a tentação de apertar o rato com o polegar, e ao faze-lo, iremos seguramente pressionar botões por acidente.

Estes botões são suaves ao toque, não sendo preciso muita pressão ao carregar. Na nossa opinião teria sido positivo se tivessem reforçado o lado esquerdo com alguma borracha para evitar deslizamentos, pelo menos na parte frontal, para se pousar o polegar. De qualquer das formas, não é grave, assim que nos habituamos à existência dos botões, cometeremos menos erros ou nenhuns.

Em ocasiões irão pulsar os botões laterais sem querer

Na zona frontal, o rato apresenta um buraco onde podemos conetar o cabo para carregar, e assim poder utilizá-lo ao mesmo tempo. Ambos lados desta parte contam com duas “redes” que na nossa opinião lhe dão um aspeto genial. Até parece um muscle car americano!raton-razer-naga-epic-chroma-newesc

Na zona inferior, para terminar, encontramos o botão de ligar e desligar, os conetores para carregar na base e o sensor numa posição bastante central.

Em relação a base de carregamento, destacamos que é uma base pesada, para evitar que se mexa enquanto jogamos, e que o seu fundo é de goma, para a manter ainda mais estável. Podemos desconetar o cabo da base para conetar ao rato, e assim continuar a jogar ao mesmo tempo que a sua bateria recarrega.

Funcionamento

Como se comporta o Razer Naga Epic Chroma? Como era de esperar, muito muito bem. Os movimentos são extremamente fluidos, a resposta é suave e precisa e o deslizamento suave. Não custa nada chegar ao ponto exato que precisam, inclusive nas acelerações mais bruscas, pelo que têm um movimento de primeira qualidade assegurado.

Este rato apresenta uma resposta suave e precisa para todos os movimentos

Os botões contam com a tecnologia Hyper-response. Os botões laterais do polegar são botões mecânicos que como já dissemos, são demasiado sensíveis para nós.

Tudo o que precisem fazer com o rato, é possível fazê-lo rapidamente. Seja inalámbrico ou tenha 19 botões programáveis no total, não vão notar nenhum lag, entre outras coisas graças ao seu processador ARM de 32 bits.

Em relação à sua autonomia, nós não conseguimos as 20 horas de jogo que anuncia o fabricante, mas sim umas 17 horas sem problemas. O rato não conta com opões para modificar o seu peso, mesmo sendo habitual em ratos deste estilo.

A roda de movimento cumpre bem com o seu propósito, mesmo que as vezes não seja tão fácil tocar no botão central da roda sem pulsar num dos botões laterais da mesma. Em qualquer caso, será uma questão de acostumar-se.

Software

O último apartado do qual devemos falar é o do Software. O Razer Naga Epic Chroma é compatível com Synapse, e graças a esta ferramenta poderão configurar o vosso rato como quiserem, transformando-o num periférico único tanto em aspeto como funcionalidades.
synapse-razer-naga-epic-chroma-1

Claro, Synapse permite modificar a sensibilidade do rato, criar macros para os botões personalizáveis, modificar a configuração de iluminação para diferentes zonas, ou as opções para passar ao modo suspensão se fica pouca bateria, entre outras das muitas possibilidades.synapse-razer-naga-epic-chroma-2

Até se forem jogadores de World of Warcraft, a Razer desenvolveu um complemento especial para este jogo que vós ajudará a tirar-lhe ainda mais proveito aos seus 12 botões laterais.

Packaging

A caixa deste Razer Naga Epic Chroma é simples. Por fora tem a imagem do rato com algumas das suas principais caracteristicas na parte lateral. Dentro desta funda, vemos uma caixa, a qual está construída de tal forma que faz com que o rato se levante ligeiramente. Isto transforma a nossa primeira impressão em algo “épico” e faz-nos sentir que temos um produto único.

caja-razer-naga-epic-chroma-newesc

No interior da caixa encontramos o livro da Razer, com os autocolantes e o espaço para o rato, a base de carregamento e o seu cabo. Suficiente e bem aproveitado.

Como nas outras ocasiões, queríamos que o fabricante incorporasse uma bolsa de transporte, porque há poucos periféricos tão pessoais como um rato. Além disso, é algo habitual para os gamers levar um rato para a casa de um amigo ou algum torneio. É um detalhe que deviam de ter em conta e que agradará a todos os seus utilizadores.

Vale a pena?

O Razer Naga Epic Chroma é sem dúvida alguma um bom rato, mas talvez não seja o melhor para todos os jogadores.

Se gostarem imenso dos MMO, então sim. Este rato foi pensado em vocês, para vos tornar a vida mais fácil nesses jogos. Este rato será uma extensão das vossas articulações, dos vossos dedos. As enormes possibilidades de personalização e as imensas teclas marcarão a diferença sem nenhuma dúvida.superior-raton-razer-naga-epic-chroma-newesc

Contudo, para jogadores de outros géneros, talvez este rato ofereça demasiados botões, aos que não lhe vão tirar nenhum proveito. Isso sim, esteticamente é um rato muito bonito, e que a maioria dos gamers gostará.

A sua boa construção, autonomia e preciso funcionamento fazem dele um bom periférico e uma boa recomendação. Não se trata de um rato barato: o seu preço ronda os 140€ em diferentes lojas, e é por isso que vos recomendamos pensar bastante sobre a utilização que lhe irão dar e se realmente o vão aproveitar ao máximo. Se a resposta for sim, então força, não se vão arrepender.