Review do Portátil Acer Aspire S 13

Design
86
Teclado
88
Touchpad
77
Ecrã
79
Performance
77
Aquecimento
85
Bateria
82
Firmware
83
Review dos Leitores2 Votes
85
Design original e bem cuidado
Teclado confortável e bem construido
Boa otimização da bateria
Aplicações pré-instaladas
Ecrã com baixa luminosidade
82

Com o lançamento do MacBook Air começou a era dos Ultrabooks, portáteis leves e finos que tinham a mesma potência que outros mais pesados. Antes custavam muito mais, mas hoje podemos encontrar alguns modelos com boas prestações a preços bastante razoáveis, como por exemplo o Aspire S 13, o Ultrabook da Acer que compete contra outros que custam muito mais.

No dia de hoje mostramos as nossas conclusões acerca deste portátil. Durante 3 semanas pudemos experimentar e trabalhar com ele, pelo que estamos preparados para o analisar e dar a nossa opinião ao respeito.

Design elegante

Uma das coisas que mais gostamos neste Acer Aspire foi o seu design. É um portátil muito leve, com uns acabados resistentes e em alguns casos premium.

Começamos com a carcaça traseira que se encontra por detrás do ecrã. Esta carcaça incorpora o Logo da Acer e esta desenhada com umas linhas de goma. Estas linhas dão uma sensação completamente diferente às carcaças de plástico ou de goma, ao mesmo tempo que o transforma num portátil original e bonito. Além disso, esta carcaça não se suja tão facilmente, o que é perfeito para o seu transporte e para não ter de a limpar cada duas por três.

Acer Aspire S 13 carcasaEste Ultrabook pesa apenas 1.27 Kg

Ao abri-lo por primeira vez ficamos um pouco decepcionados com os biseis do ecrã. São um pouco grandes na verdade. Contudo, ao utilizá-lo durante alguns dias esqueci-me desse grande detalhe.

Ao contrário do ecrã, o chassi é metálico e tem um acabado bastante premium. Nele podemos encontrar um material metálico escovado resistente e atrativo. É certo que fica com as impressões dos nossos dedos após uns días de utilização, mas o mesmo acontece com os smartphones, tablets e outros componentes com acabados semelhantes. Também temos que indicar que este chassi é muito resistente e não se dobra como outros de outras da marca.

Existem alguns detalhes do seu design que nos chamaram a atenção. O primeiro é o seu touchpad, que conta com uns bordes metalizados e desenhados de tal forma que brilham se os virmos em diferentes posições. Além disso, outro detalhe a destacar é a dobradiça prateada, a qual indica o modelo do portátil “Aspire S”, estando fechado ou aberto. Pode parecer um algo insignificante, mas demonstra o cuidado da marca pelos detalhes.

Acer Aspire S 13 logo

Agora, para terminar esta secção do design, não podemos deixar de mencionar as conexões que incorpora. Pelo lado esquerdo temos o leitor de cartões SD de até 256 GB, conector de áudio Jack 3.5 mm e uma entrada USB 3.0. No outro lado contamos com a entrada para o carregador, uma porta HDMI, outra USB 3.0 e uma conexão USB Tipo-C.

Ecrã com acabados Matte FHD

Ainda falando sobre o design do Aspire S 13, queremos dar especial atenção ao seu ecrã. Neste caso contamos com um ecrã IPS de 13.3” com uma resolução FHD. Para o seu tamanho, esta resolução é mais do que suficiente, e para um Ultrabook é um tamanho perfeito, já que não compromete o peso do dispositivo.

Acer Aspire S 13 Pantalla y teclado

O seu ecrã tem bons ângulos de visão, mas já vimos melhores. O mesmo acontece com o brilho do seu ecrã, o qual é suficiente, mas gostaríamos que pudesse ser mais brilhante. Algo que sim gostamos é o acabado em Matte do ecrã, o qual evita muitos reflexos e não cansa tanto a vista.

Teclado retro-iluminado

Outro aspecto que queremos destacar é o seu teclado. Um portátil com um mal teclado, é horrível. E mais se o utilizarem para trabalhar. O teclado deste Acer é um dos melhores que experimentamos nos últimos tempos. As teclas estão separadas e a sua profundidade não é exagerada, o que permite tocar em duas teclas com o mesmo dedo em simultâneo.

Acer Aspire S 13 chasis

É um teclado muito bonito e que não se suja como outros. Tem uma retro-iluminação que se ativa quando começamos a escrever, e apaga-se para poupar bateria 20 segundos depois de o deixar de tocar. Além disso, o brilho pode ser ajustado com as teclas multimédia. Mas não só o brilho do teclado, com também o volume dos altifalantes, o brilho do ecrã, o Wi-Fi do portátil, etc.

Como podem ver, é um teclado bonito, funcional e completo, algo muito importante num portátil como este.

Performance esperada para um Ultrabook

Agora passamos a um dos aspetos mais importantes de uma review, a do rendimento. Um portátil sem um bom rendimento, é uma perca de dinheiro, já que depois de um tempo terão que investir em outro que seja capaz de executar as aplicações que precisem.

Em primeiro lugar, vejamos as suas características:

  • Processador Intel Core i7 6600U a 2.50 GHz;
  • Placa gráfica Intel HD graphics 520 (integrada);
  • Memoria RAM de 8 GB DDR3;
  • Armazenamento interno de 512 GB SSD;

Apenas com estas características já podemos tirar algumas conclusões. A primeira é que não está preparado para jogos ou aplicações de design. Conta com um processador Intel i7, o qual é bom, mas não incorpora nenhuma placa gráfica. É possivel jogar alguns jogos como Counter Strike, League of Legends e até o Overwatch, mas os gráficos devem estar nos mínimos e uma taxa de atualização bastante baixa (menos de 30 fps em alguns casos).

Acer Aspire S 13 Teclado

Também é verdade que é possível instalar algumas aplicações de design menos exigentes como GIMP, mas outras como Photoshop não funcionarão como o esperado.

Quem quiser este portátil não é para jogos, mas sim pela sua portabilidade. Para estas pessoas, este portátil é espectacular. Durante estas três semanas que o pudemos analisar, não tivemos nenhum problema. É rápido e executa a maioria das aplicações sem nenhum problema. Além disso, o seu grande armazenamento interno SSD é um grande alivio para muitas pessoas, já que além de ser mais rápido que os discos HDD, tem 512 GB!

Bateria para mais de 7 horas de uso intensivo

Se estão interessados num Ultrabook, é porque a duração da bateria é importante para vocês. Posso dizer que tem uma boa bateria, mas que não dura tanto como disseram no seu lançamento: 12 horas de utilização continua.

As 12 horas de duração da bateria apenas existe no mundo imaginário da Acer

Para conseguir estes valores é preciso reduzir o brilho ao máximo, utilizar apenas aplicações offline, tirar o som ao portátil e o brilho do teclado. Reduzir tudo o que consuma bateria. Resumindo, não utilizar o portátil. Ligá-lo e deixá-lo ai até que se apague.

Acer Aspire S 13 BateriaEssa estimação da bateria começa a baixar quando abrires algumas aplicações

Para uma utilização normal, com a poupança da bateria ativada, o brilho em 25%/50%, conexão Wi-Fi e utilizando algumas aplicações pouco exigentes, é possível conseguir até 7 horas de bateria. Agora, se o utilizarem ao máximo, com o brilho alto, conexão à Internet e com mais de 10 aplicações abertas por minuto, é possível que a bateria dure apenas 3/4 horas.

Som alto… muito alto!

Dentro do apartado do rendimento, queremos destacar o som deste portátil. Mesmo que não seja um dos factores mais importantes num Ultrabook, este Acer surpreende qualquer pessoa com o seu som. Os seus altifalantes emitem um som alto e com boa qualidade, também devido à tecnologia Dolby que incorpora.

Contudo, algo que devemos criticar é a posição dos altifalantes. Estão nos extremos do portátil e mesmo que com os suportes de goma não se tapem tanto, dependendo da base onde tiverem o portátil, o som pode-se ouvir melhor o pior.

Acer Aspire S 13 altavoces

É apenas um pequeno detalhe mas achamos importante mencionar. Mas isso não muda o facto de que o seu som é muito bom.

Windows 10

Este Acer incorpora Windows 10, o último sistema operativo da Windows e o melhor até hoje. Este sistema esta bem otimizado para o portátil e durante a nossa analise não tivemos nenhum problema.

Tal como acontece com os smartphones, algumas companhias aproveitam a oportunidade para integrar algumas das suas aplicações. Para a maioria dos utilizadores isto não é nada bom, já que são aplicações que nunca vão utilizar e que provavelmente desinstalem.

Acer Aspire S 13 ultrabook

No Acer Aspire S13 temos algumas dessas aplicações, mas muito poucas. Algumas delas são: McAfee (ainda existe este antivírus?), Booking, Ebay e Dashlane Password. É possível que estas aplicações acabem por ser eliminadas, mas outras talvez não, como Acer Care ou Comprar Online (da Acer).

É uma boa opção?

Se precisarem de um portátil leve, com um bonito design, resistente e com uma grande bateria, força! Este portátil é para vocês. Não esperem um excelente rendimento em jogos ou aplicações como o Photoshop, mas para resto, (navegar na Internet, edição de documentos, ver filmes e series, etc.) é perfeito.

Custa 1.086€ na Amazon, um preço um pouco exagerado, já que nos EUA o podemos encontrar por 999$ na sua versão TouchScreen. Contudo, se temos em conta os outros Ultrabooks de outras marcas, até é um bom preço para um portátil com estas características.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Teclado
Touchpad
Ecrã
Performance
Aquecimento
Bateria
Firmware
Final Score