Review do BQ Aquaris X5 Plus – A salvação da BQ

Design
81
Ecrã
90
Performance
74
Câmara
87
Ecossistema
70
Review dos Leitores2 Votes
92
Ecrã com boa luminosidade
Bonito design
A melhor câmara da gama média
Firmware pouco otimizado
Aquece demasiado
80

A BQ, a empresa espanhola que durante os últimos meses tem sido fortemente criticada pelos despedimentos em massa e pela decadência do seu serviço técnico, lançou o seu novo Smartphone, o BQ Aquaris X5 Plus. A verdade é que estávamos desejando poder experimentar este dispositivo, e depois 3 semanas esperando por um X5 Plus que a BQ nos tinha prometido, decidimos não esperar mais e comprar.

Este dispositivo de 5” é a evolução do Aquaris X5: o mesmo design mas com algumas melhorias. É um dos smartphones da gama media mais recomendados neste momento, pelo que esta review pode ajudar-vos a decidir quem é o líder da gama media.

Vejamos!

O mesmo design, um pouco melhorado

O design do X5 Plus é o mesmo que o do Aquaris X5, com pequenas modificações: os altifaltantes e o microfone mudaram de posição, o cancelador de ruído na parte superior também e carcaça traseira agora conta com um leitor de impressões digitais.

aquaris-x5-plus-vs-aquaris-x5

É um design que gostamos bastante. Os bordes metálicos o tornam mais premium ao mesmo tempo que a sua carcaça traseira de plástico não escorrega e tem um tacto diferente. Algo que podemos destacar é que este novo modelo foi reforçado para evitar os problemas do primeiro que se dobrava (alguns casos).

Mas nem tudo o que brilha é ouro neste dispositivo. O metal anodizado que rodeia o telemóvel não está ao mesmo nível do ecrã. Sobressai um pouco e isso notasse claramente ao passar o dedo sobre o ecrã. Mesmo que seja para proteger o ecrã quando está para baixo, parece-nos que não compensa. Além disto, o metal que está a volta do leitor de impressões digitais traseiro sobressai um pouco também, o que faz com que entre pó facilmente.

Em relação à posição dos botões e das conexões, poucas coisas mudaram:

  • Parte inferior: conexão microUSB, altifalante e microfone;
    aquaris-x5-plus-conexion-usb
  • Lado direito: Ranhura para a microSD, botões de volume e botões de bloqueio;
  • Parte superior: Jack de audio, microfone de redução de ruído;
    aquaris-x5-plus-jack-de-audio
  • Lado esquerdo: duas ranhuras para cartões micro-SIM;
  • Parte traseira: Câmara com Dual Flash-LED, Logo da BQ, leitor de impressões digitais.

É uma pena que este BQ não incorpore a conexão USB Tipo C, uma conexão que já podemos ver em alguns telemóveis chineses que custam menos de 200€.

Um ecrã que evoluiu

Ao contrario do X5, o Aquaris X5 Plus conta com um ecrã FHD de 5”, o que se traduz numa densidade de píxeis de 440 píxeis por polegada. Incorpora também a tecnologia Quantum Color + que já a vimos anteriormente e que oferece uns resultados muito bons. Além disto, esta protegida pelo Cristal Dinorex.

aquaris-x5-plus-sim-y-microsd

Depois de uns dias utilizando-o, não podemos dizer nada mau relativamente a este ecrã. Ao contrário de outros smartphones que utilizamos, o ecrã deste BQ é o melhor com diferença. É brilhante, tem umas cores muito vivas e ao sol funciona muito bem. Sem nenhuma dúvida que este é um dos pontos fortes deste BQ.

Bom rendimento com pequenos defeitos

Antes de que comecem a tirar-nos paus, deixem que vós expliquemos as razões pelas quais dizemos isto. Este dispositivo conta com um processador Qualcomm Snapdragon 652, o melhor da linha Snapdragon 600. É um processador poderoso que permitiu a este BQ incorporar algumas melhorias bastante boas, tais como a gravação em 4K. Contudo, um dispositivo mal otimizado, pode ter o melhor processador e muita RAM, que não funciona bem.

O Aquaris X5 Plus conta também com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno. Existe uma versão com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno que custa 310€.

É rápido, mas tem os seus defeitos

Durante este verão experimentamos quase todos os melhores telemóveis da gama media. Experimentamos o Moto G4 Plus, o Alcatel Idol 4, o P9 Lite e o Meizu M3 Note. De todos estes telemóveis, o mais rápido foi o P9 Lite, e o X5 Plus não o supera lamentavelmente.

O X5 Plus tem momentos nos que funciona muito bem e rápido, e outros nos quais simplesmente não funciona. Durante a gravação do Speed Test tivemos de repetir o processo umas 20 vezes, ou mais! O telemóvel bloqueava ou não abria uma aplicação. De todas as vezes que gravamos o vídeo, esta foi a vez na que fez as duas voltas o mais rapidamente.

Este telemóvel tem algumas falhas que nos irritam bastante. Em primeiro lugar tivemos Force Close de aplicações quase todos os días, principalmente com o Instagram. É verdade que depois da última atualização melhorou um pouco, mas mesmo assim, é incrível como em menos de 5 minutos tive 3 FC da mesma app. Nada que ao reiniciar e fechar todas as apps não resolvesse, mas mesmo assim é chato.

aquaris-x5-plus-instagram

Existem outros problemas com o Snapchat, Facebook Messenger e até aplicações do sistema. Curiosamente, muitos dos problemas relacionam-se de alguma forma com aplicações que utilizam a câmara do telemóvel.

Agora, para aqueles que gostam dos Benchmarks, deixamos os resultados do X5 Plus no AnTuTu, GeekBench e Quadrant.

aquaris-x5-plus-benchmark

Nota: não temos a certeza, mas pensamos que o nosso dispositivo tem algum tipo de problema de hardware, já que outros utilizadores conseguem até 78.000 pontos no AnTuTu e não têm este tipo de bloqueios.

Se temos em conta os demais smartphones da gama media, o X5 parece ser muito mais poderoso. Contudo, e voltamos a repetir, pode ter um bom processador, mas se não estiver otimizado nãos serve para nada.

Aquece… muito!

Outro aspeto relacionado com o rendimento é o aquecimento do dispositivo. De todos os telemóveis da gama media, existe apenas um que aquece tanto ou mais que o X5 Plus, que é o Alcatel Idol 4. Mesmo assim, esta comparação não é nada positiva para o X5 Plus.

aquaris-x5-plus-se-calienta

Em relação à bateria do telemóvel podemos dizer que podia estar melhor otimizada. Tal como todos os dispositivos da BQ, este smartphone conta com uma grande bateria de 3.200 mAh. É capaz de durar até um dia de utilização e 5 horas de ecrã, mas mais que isso foi um pouco complicado.

aquaris-x5-plus-bateria

NFC, leitor de impressões digitais e Galileo

Existem alguns extras que foram incorporados e que demonstram uma evolução em relação ao X5. O primeiro é a tecnologia NFC, que já existia no Aquaris M5, mas que no X5 foi retirada para redução de custos.

O leitor de impressões digitais também foi incorporado pela primeira vez num BQ. É rápido, mas pouco aproveitado. Por exemplo, o P9 Lite permite utilizar este leitor para passar imagens, baixar a barra de notificações, etc. Contudo, neste caso apenas funciona para desbloquear o telemóvel.

aquaris-x5-plus-carcasa-trasera

Outra nova incorporação do X5 Plus é o sistema de navegação Galileo, que melhorará a precisão do GPS quando a rede de satélites Galileo estiver operativa. Neste momento, utilizamos o GPS com Google Maps e o resultado foi bastante positivo: rápido e preciso.

O que aconteceu com o som Dolby?

Não sabemos se se lembram, mas os telemóveis da BQ antes incorporavam a tecnologia de Dolby Atmos, a qual pode parece que já não se encontra no telemóvel. Uma pena já que se notava a diferença e neste o som perdeu um pouco de qualidade:

Atualização: Falamos com a BQ e disse-nos o seguinte: – “El Aquaris X5 Plus cuenta con la tecnología Dolby incorporada, no dispone de aplicación como tal pero incorpora un ecualizador para gestionar el audio.”

Mesmo assim, tem um som muito alto e de excelente qualidade. De toda a gama media, é o segundo com o melhor som. O primeiro é o Alcatel Idol 4.

Câmara, a melhor da gama media

Se existe uma coisa na qual este BQ seja realmente bom, é na sua câmara. Tem uma câmara de 16 MP com uma abertura de f/2.0. Permite gravar vídeos em 4K a 30 fps e além disso incorpora um estabilizador de vídeo – vidhance.

Mas agora que já sabemos a teoria, vejamos as suas fotos:

camara-aquaris-x5-plus

Podem ver todas as fotos em alta qualidade Aquí

É uma câmara muito poderosa. Consegue captar boas cores e tonalidades automaticamente sem ter que utilizar o modo manual. Mas se alguma vez precisarem de utilizar este modo, as imensas funções que oferece são uma mais valia.

A aplicação da câmara é muito completa. Conta com quatro modos: Panorâmica, Câmara, Vídeo e Motions. O último é o que permite gravar em TimeLapse, Câmara lenta ou Câmara rápida. Os outros modos não precisam de explicação. Tem um design original e não copiado como as anteriores.

aquaris-x5-plus-camara

Contudo, o que menos gostamos foi a sua velocidade de focagem. Muitas vezes demora um pouco em focar, e em ocasiões é preciso tocar no ecrã para focar. Talvez com as atualizações melhore, mas agora mesmo é a sua única falha.

Android Stock não otimizado

Existem empresas que preferem criar a sua própria ROM tendo por base alguma versão de Android. Outras empresas, como a BQ, preferem incorporar Android puro da melhor forma possível. Como dizemos sempre, enquanto que funcione bem e que o utilizador goste, perfeito.

O Aquaris X5 Plus conta com Android Marshmallow na sua versão mais pura. Mesmo assim não existe informação sobre a sua atualização a Android Nougat. Contudo, que tenha Android Stock não significa que não existam falhas, porque acreditem, existem e bastantes.

aquaris-x5-plus-android-m

Instagram: ao gravar um vídeo para na história, os dois primeiros segundos bloqueiam, pelo que nunca sabemos se começou a gravar ou não.

Clash Royal: O único dos jogos que perde conexão Wi-Fi constantemente. O problema não é do Wi-Fi já que funciona em outras apps.

Além destes problemas com aplicações, existe algo que também não entendemos: porque tiraram o duplo toque para desbloquear  o dispositivo? Era algo que já estávamos acostumados nos dispositivos da BQ e agora desapareceu. Também perguntamos isto à BQ, e responderam o seguinte:

“Al incorporar sensor de huellas para el desbloqueo del terminal no se incorporó doble tap de salida, no obstante se está estudiando su posible incorporación en una futura actualización de firmware.”

Entendemos a razão, mas e se quiseres desbloquear o telemóvel se ter de o levantar ou sem tocar no botão de desbloqueio? Esperamos que adicionem esta opção nas próximas atualizações.

Um sistema que não está ao nível do hardware

O maior problema deste telemóvel é o seu firmware. É Android Stock mas não está optimizado para as diversas aplicações. Seja de quem for o problema (da BQ ou dos programadores de apps), a verdade é que é a BQ que o tem de resolver. Na nossa review do Moto G4 Plus fomos muito críticos relativamente a sua velocidade. Contudo, neste BQ a frustração é ainda maior, já que se trata de um telemóvel ainda mais caro e que deixa de funcionar quando lhe apetece.

Compraria este telemóvel?

Não existe uma resposta definitiva já que depende do que cada utilizador precise. Se o que querem é um dispositivo com uma boa câmara, um ecrã excelente e um rendimento aceitável, então o X5 Plus é uma boa opção. Contudo, se quiserem um terminal com um ecrã mais grande, uma melhor bateria e um firmware que não falhe, então devem pensar em comprar o P9 Lite ou o Moto G4 Plus.

O X5 Plus encontra-se neste momento a 275€ na Amazon. Um preço um pouco alto na verdade para uma versão que conta apenas com 2 GB de RAM. Pensamos que desçam rapidamente o preço, tal como o Moto G4 Plus desceu de 270€ para 240€ em 2 meses. Mas até o natal é provável que se mantenha.

  1. Ora, eu estou neste momento a escrever de um na versão de 3 GB e tenho absolutamente nada a reportar. Rápido o suficiente, sem force close nenhum, GPS preciso (Pokémon GO no seu melhor ?), um ecrã ótimo e uma câmara de 5 estrelas!
    Estava céptico mas estou satisfeitíssimo!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Performance
Câmara
Ecossistema
Final Score