Durante algum tempo procuramos por um monitor que nos permitisse trabalhar, jogar e ver todos os vídeos que nos apetecesse com boa qualidade. Foi então que encontramos o ASUS PB278Q, e desde então não queremos outra coisa.

Para sermos mais específicos quanto às necessidades, procurávamos um monitor de 27″ ou superior, com uma resolução de 1440p, com boas cores, que contasse com colunas, voltado para design e tarefas multimédia, e ainda assim com boa perfomance em jogos.

Tendo noção que é difícil encontrar um monitor que reúna cada uma destas características em boa medida, encontramos um que correspondesse, e neste review procuramos analisar o mesmo. Se tiverem alguma pergunta a seu respeito, não hesitem em fazê-las nos comentários.

Grande, brilhante e ajustável

A compra de um monitor não é como a de uma placa gráfica. Um monitor quando é comprado, é para durar bastante tempo, bem, pelo menos 3 anos. Por isso, características como tamanho, conexões e tecnologias que este traz são importantes para a sua longevidade. Tal como a resolução, principalmente se jogarem, ou seja, é preciso ter em conta muita coisa.

O ASUS PB278Q é um monitor grande, com 27″ e um painel PLS, conta com uma resolução WQHD (2560 x 1440), num formato 16:9 e com um ângulo de visão a 178º. Este é ajustável em todos os sentidos, e tem todas as conexões necessárias como HDMI 1.4, DisplayPort 1.2 e Dual-Link DVI, mas infelizmente, não conta com portas USB, uma das principais falhas dele.

review-del-asus-pb278q-monitor-apagado

Quanto à sua construção, este é bastante sólido e nota-se ao tocar neste e na sua base. Muitas vezes as bordas dos monitores são mais frágeis e ao toque sente-se um plástico barato, mas isso não acontece com o PB278Q;

  • Base: conta com uma construção sólida, resistente e um desenho interessante, já que permite passar e esconder alguns cabos por ela, como o do teclado e rato p.ex.;
  • Braço: permite ajustar o monitor muito facilmente, tanto horizontalmente como verticalmente, ideal para quem programa, ou abre/lê muitos textos grandes. Também neste podemos passar e segurar cabos para os manter organizados;
  • Monitor: não é o monitor com a moldura mais fina, existem outros mais. Talvez seja um aspecto a melhorar pela ASUS, mas tendo em conta o tamanho do ecrã, a moldura mais larga acaba por passar despercebida, apresentando uma construção bastante sólida. Mais, os botões de menú e ajuste distinguem-se facilmente e têm uma boa sensação ao tacto.

É um monitor com um design banal e sem nada que chame a atenção, nada com um aspecto gaming como outros na linha ROG da ASUS, ou Predator da Acer. Mas também não parece algo antigo, com uma caixa brilhante. Podemos dizer que é elegante, sem chamar muito a atenção.

Umas cores espectaculares e um som…

A sua construção e design não são as únicas, nem as melhores razões para comprar este monitor. O mais importante neste ASUS PB278Q é o painel PLS que traz e a sua resolução.

Para um monitor de 27″, uma resolução de 1440p é perfeita. Não verão as letras muito pequeninas e poderão aproveitar essa resolução para trabalhar com o ecrã dividido. Uma resolução 4K exige mais espaço de monitor, não sendo uma experiência cómoda em 27″.

review-del-asus-pb278q-monitor-abajo

O seu painel PLS é no fundo um IPS de gama alta, sendo construído pela Samsung, detentora desta tecnologia. Apresenta cores muito boas, uns ângulos de visão incríveis e o melhor, 100% das cores sRGB. Quê significa isto? Que é capaz de mostrar muito mais cores que outros monitores, o que resulta em imagens com cores mais reais, sendo ideal para designers e outros profissionais.

Para concluir esta parte, queremos salientar a qualidade de som do mesmo. É algo muito bom neste monitor. Conta com dois altifalantes stereo de 3w cada, algo que não se vê todos os dias em monitores. Consegue um nível de som muito alto, e quanto a sons graves estes são bastante “brutais”, tanto que em algumas ocasiões sentimos a vibração na mesa.

O monitor perfeito para Multitask e Design

Como criadores de conteúdo e gamers, queríamos um monitor versátil, que pudéssemos usar para escrever comodamente durante muito tempo, editar alguns vídeos e fotos com a melhor resolução possível, mas também nos permitisse jogar de vez em quando.

Tendo em conta o que dissemos anteriormente, já sabem que este monitor é perfeito para multitasking, desde navegar pela Internet, trabalhar, ver filmes/séries/animes e também para design gráfico e 3D. Tudo isto graças ao painel de excelente qualidade que traz, capaz de reproduzir as cores de uma forma fiel e com uma resolução bastante adequada ao seu tamanho.

review-del-asus-pb278q-escritorio

E quanto a gaming? Para gaming não é a melhor recomendação, simplesmente porque a sua taxa de atualização é de apenas 60Hz e o tempo de resposta é de 5ms. Se podem jogar? Claro que sim, perfeitamente. No entanto, as suas limitações não vos deixam desfrutar de um jogo de FPS ao melhor nível, por exemplo. Mas, se não forem jogadores exigentes, é mais do que suficiente!

OSD intuitivo e com muitos ajustes

As definições de fábrica do PB278Q são muito boas, mas isso não significa que não as possam ajustar a vosso bel-prazer. Para isso podem utilizar o OSB para mudar tanto o modo, como o filtro, filtro de luz azul, e alterar os níveis de cor, desde o contraste, saturação, brilho, temperatura e tonalidade. Neste também podem ajustar a imagem e o som do monitor. Contam com muitas opções para calibrar o monitor, sem ter de usar nenhum outro programa.

Se o recomendamos?

Claro que sim!

…mas não a todos. É um monitor com um bom painel e excelente relação tamanho/resolução. Designers e criadores de conteúdo são os que vão aproveitar mais este ASUS PB278Q. Também é uma boa opção para aqueles que procuram um monitor grande, cómodo para a vista e com boas cores.

Agora, se procuram um monitor essencialmente para jogar, existem melhores alternativas como alguns dos que recomendamos neste artigo. É um monitor com painel PLS que está ao mesmo nível dos IPS de gama alta, sendo que não é pensado para gaming.

Com isto, tenham em atenção ao modelo que comprarem. Podes encontrar duas variantes, o ASUS PB278Q, este, com um painel PLS fabricado pela Samsung, ou o ASUS PB278QR, com um painel AH-IPS fabricado pela LG. A diferença entre ambos os painéis é notória, e notem que o primeiro conta com uns altifalantes mais potentes (3w vs 2,5w). De resto, são idênticos.

Review do monitor ASUS PB278Q
Construção sólidaSom impressionante para um monitorCores reais e tons negros sólidos
Sem portas USBPreço elevado
87%Valor Total
Design84%
Ecrã91%
Som85%
Facilidade de Uso88%
Votação do Leitor 1 Voto
85%