Não é propriamente nova a noticia visto que o estudo foi publicado em Março de 2016 num arquivo online. Um grupo chinês de investigadores descobriu uma forma de aproveitar os painéis solares para absorverem energia da chuva também!

Isto ajudará tanto países como Portugal, solarengos, nos  dias mais encobertos e chuvosos, mas principalmente países onde é habitual ter nuvens e chuva ao longo do ano, como no Reino Unido por exemplo.

Ora, para tal, os painéis solares deverão ter uma camada de grafeno com a qual os sais presentes na água da chuva reagiram, mais precisamente, os iões da água com os electrões do grafeno, gerando energia que pode ser então usada. Contudo nesta fase a eficiência ainda é muito reduzida, mas isto abre portas para desenvolvimento de outras investigações.

China Energia Solar Chuva Grafeno

Por exemplo, outra equipa de investigadores publicou em Outubro um trabalho em que demonstram a possibilidade de recolha de energia usando uma camada de liga de platina, com uma eficiência de 10,38%, superior àquela prevista com a camada de grafeno de 6,53%.

Para termos ideia deste nível de eficiência, a maioria dos painéis solares que vemos nas casas conta com uma eficiência aproximada de 22% na recolha de energia solar, portanto seja a recolher energia solar ou energia da chuva, é algo que está longe de ser perfeito. Contudo, é uma das melhores fontes de energia limpa que temos, e que devemos aproveitar.