É sempre motivo de grande discussão quais os melhores antivírus gratuitos do mercado e, apesar de alguns terem umas vantagens em relação aos outros, vamos fazer uma lista com aqueles que pensamos terem as melhores protecções para os vossos computadores sem terem de gastar um único cêntimo. Todos estes foram testados para verificar o que forneciam ao certo e estas foram as conclusões a que chegámos.

AVG Antivirus

Embora tenha tido a fama de há algum tempo afectar a velocidade dos computadores, neste momento a versão gratuita do antivírus do AVG é o que fornece o maior número de funcionalidades de todos os antivírus que estão presentes na nossa lista. Embora tenha uma versão completa que custa uns incríveis 77€ (ainda que neste momento esteja a 61.6€), a versão gratuita garante uma protecção segura e por isso é dos mais utilizados.

O AVG Antivirus é o sistema gratuito com maior número de funcionalidades e que fornece uma protecção segura

Além das funcionalidades normais: análise a pedido e ao aceder a um ficheiro, bloqueio de sites perigosos, protecção contra phishing, tem ainda um sistema de detecção baseada no comportamento, o que é relativamente incomum. Este é uma das escolhas mais seguras do momento para quem quiser um sistema fácil de compreender e utilizar e por isso está no topo da nossa lista.

Avira Antivirus

Embora não tenha um nome tão conhecido com o AVG este antivírus é uma boa escolha para garantir que o vosso computador esteja protegido. A interface não tem tão bom aspecto como a do seu antecessor mas é um antivírus muito leve e não vai afectar a performance do vosso computador. Tal como o AVG, são os únicos a terem uma análise da fiabilidade de websites, o que o torna muito interessante.

O Avira Antivirus é um sistema muito leve, com uma protecção segura e análise de websites

Esta protecção analisa o website que estão a visitar e diz-vos se o Avira pensa que estão num local seguro. Principalmente para quando estamos à procura de algo num site desconhecido, esta pode ser uma ferramenta que nos ajuda a avaliar à primeira vista se vale a pena continuar em frente ou não. Em relação ao AVG, tem todas as funcionalidades excepto a detecção baseada no comportamento.

AVAST Software

O AVAST volta à lista dos melhores do momento devido aos bons resultados que teve em testes independentes de segurança a malwares e phishing. É ainda o único a ter um teste de vulnerabilidade que vos diz o quão seguros estão nesse momento. Embora tenha um scan um pouco lento, é um pouco mais rápido que o do Avira, mas fica aquém do que o do AVG em termos de velocidade.

O AVAST Software teve bons resultados em testes independentes e é o único a ter teste de vulnerabilidade

Este antivírus garante uma segurança muito alargada do vosso computador e é uma das melhores escolhas do momento se não quiserem pagar o preço de um antivírus com protecção extra. Em relação ao Avira tem a funcionalidade extra do teste de vulnerabilidade mas, no entanto, não tem rating de websites. Tudo dependo do uso que lhe quiserem dar!

Panda Security

O Panda Security é outro que, tal como o AVG, teve uma reputação terrível em relação ao seu impacto na velocidade dos nossos PC’s. Nos últimos tempos essa questão foi resolvida e, neste momento, é um antivírus bastante leve e com algumas das melhores notas nos testes independentes de protecção de malwares. Neste campo, chega a ter melhor pontuação que alguns dos sistemas pagos.

Um dos melhores sistemas de protecção anti-malware (mesmo em relação a sistemas pagos) mas, com problemas em relação a phishing

No entanto, em termos de protecção a phishing tem uma pontuação mais fraca do que já teve no passado o que é, sem dúvida, um ponto negativo deste sistema. Se a vossa preocupação for mesmo a protecção de malwares, é garantido que este é um dos melhores sistemas que está disponível e, melhor ainda, não têm de pagar por ele.

Sophos Home

Embora o Sophos Home seja o mais desconhecido da nossa lista, tem a vantagem de ser dos melhores sistemas anti-phishing que existe gratuitamente. No fundo, este sistema complementa perfeitamente o Panda Security (embora ter dois antivírus presentes não seja uma grande opção). No entanto, teve notas bastante fracas no que toca a protecção de malwares.

Ao contrário do Panda, Sophos Home tem um dos melhores sistemas anti-phishing mas falha em relação a malwares

Este é um sistema que pode ser bom para vocês, tal como o Panda, dependendo do uso que lhe quiserem dar. Embora tenham de ter sempre algum cuidado com malwares, em relação a anti-phishing e bloqueio de websites perigosos não têm melhores opções que a deste antivírus. Uma boa escolha para o vosso PC, se quiserem uma interface muito simples e fácil de usar.

Bitdefender Antivirus

O Bitdefender é muito completo porque garante boas protecções quer para phishing, quer para bloqueio de malwares, quer para remoção de ameaças. Tem ainda a excelente vantagem de ser, das opções que referimos, aquele que menos impacto tem no vosso PC. Este é o sistema que vai influenciar menos a velocidade da vossa máquina portanto, se querem algo que nem notem que lá está, esta é a melhor opção.

Um sistema extraordinariamente completo e seguro, mas que tem problemas em sistemas já infectados e tem um apoio técnico com problemas

Por outro lado, parece que tanta coisa boa só podia trazer algo bastante desagradável atrás. Embora seja um sistema excelente, tem uma instalação extraordinariamente complicada (senão impossível) se já tiverem o vosso sistema infectado. Tem ainda o problema de, se precisarem de apoio técnico, apenas o conseguirão por email. No entanto, se conseguirem ignorar estes dois factos é uma excelente escolha para vocês!


Para quem pense que a defesa que os nossos sistemas operativos fornece não é suficiente, estas são os melhores antivírus gratuitos que existem neste momento para os vossos computadores. Se não estão seguros, ou querem melhorar algum factor que pensem não estar completamente verificado, podem escolher aquele da nossa lista que melhor se adapte a vocês.

Que pensam da nossa lista? Quais os sistemas que pensam que faltam? Queríamos saber a vossa opinião!