Foi estreada em França a primeira estrada com painéis de energia solar! Numa pequena vila na Normandia, no noroeste de França, em Tourouvre-au-Perche, uma estrada com cerca de 1 Km de extensão conta agora com painéis solares nela.

Não se trata da estrada toda, mas sim das faixas nas bermas, como ciclovias. A energia obtida por estes painéis servirá para alimentar as iluminações  das ruas da vila. Os ganhos parecem pequenos para alguns, face o investimento de 5€ milhões de euros para equipar a estrada com 2.800 metros quadrados de painéis solares.

estrada painel solar frança

Na cerimónia de inauguração, a Ministra francesa da pasta da Ecologia, Segolene Royal, anunciou o desejo de ter 1.000 Km de estrada com painéis solares, nas auto-estradas francesas.

Contudo, o custo para tal é muito grande face os ganhos. Os painéis solares já não são das formas mais eficientes de obter energia, ainda menos quando instalados a níveis planos e não inclinados, como em encostas. Juntando a estes factores o número de horas reduzido de Sol nesta região de França, com 44 dias de Sol num ano contra 170 dias de Sol em Marselha, no Sul do país.

O maior ganho é mesmo, a redução da pegada ecológica. Mas até que ponto? A produção e instalação dos painéis tem o seu impacto ambiental, o investimento em torno do mesmo, traz mais proveitos energéticos se posto noutra fonte.