Pokemón Sun & Moon – Wishlist

O anúncio de Pokémon Sun & Moon deixou os fãs da série bastante entusiasmados e admirados, principalmente pelo facto de ser uma nova geração em vez da continuação de Pokémon X e Y, que se suspeitava chamar Z. O facto de estarmos perante o arranque da 7ª geração significa que tal como manda a tradição, vamos ter espaço para mudanças e melhorias nas mecânicas que tão bem já conhecemos.

Sendo assim, decidi juntar aquelas que são as principais mudanças que eu e, de certeza, muitos jogadores de Pokémon gostariam de ver implementadas

Mais ficheiros para gravação

O facto de só se poder gravar num único ficheiro sempre foi algo que me fez confusão. Nas primeiras gerações entendo que tivesse a ver com a limitação de hardware, mas a partir do momento em que as plataformas passaram a ter armazenamento interno não faz sentido não ter mais ficheiros para gravar progresso.

Uma opção que seria viável, era poder gravar o ficheiro do slot 1 directamente no cartão, enquanto que os restantes ficariam gravados na consola. Ao fazer Load, poderíamos carregar um ficheiro de gravação da consola para o cartão, trocando-os de posição. Isto permitiria ter vários saves, mantendo a portabilidade ao guardar também na memória do jogo.

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Patches de equilíbrio pós-lançamento

Com as plataformas a terem cada vez mais necessidade de aceder à Internet, não foi surpresa nenhuma quando vimos que foram lançados vários patches de correcção para XY e ORAS. No entanto, estes updates eram todos para estabilidade e correcção de bugs.

Aquilo que queria era patches que alterassem o equilíbrio do jogo. De certeza já tiveram a noção que existem Pokemón completamente inúteis enquanto outros dominam as batalhas completamente. Se pesquisarem um pouco, verão que as equipas competitivas são praticamente sempre as mesmas, trocando apenas 1 ou 2 elementos. Com tantos Pokémon, seria difícil torná-los todos viáveis, nem pediria isso, mas em vez de modificarem os stats de Pokémon apenas entre gerações, seria interessante ver algumas modificações pós lançamento.

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Mapa maior

Nos últimos jogos de Pokémon, tenho sentido que o mapa se vem tornado cada vez mais pequeno. Em Hoenn e Sinnoh, sentia que os mapas eram enormes e era fácil perder-me neles. Existiam grandes extensões de água, desertos ou cavernas com muitos cruzamentos que me deixavam sempre na dúvida de qual era o caminho certo.

Com a introdução de mapas mais citadinos, achei que esta sensação de escala se perdeu um bocado, especialmente em Kalos, que possui uma zona central relativamente grande, que liga a praticamente todas as outras zonas.

Com os rumores que o novo mapa será inspirado no Havai, espero que o jogo possua uma ilha maior com várias zonas mais citadinas, assim como várias ilhas mais rurais ou selvagens, todas rodeadas de uma enorme extensão de água. Seria uma espécie de ilhas Orange, mas em ponto grande.

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Histórias diferentes em cada versão

Não seriam necessariamente diferentes na história, mas em dois pontos de vista diferentes. Sendo os novos jogos chamados Sun e Moon, gostaria que uma das histórias fosse mais negra que a outra.

Por exemplo, em Pokémon Sun, o jogador teria a missão de lutar contra a típica Equipa inimiga, e para tal precisaria da ajuda da Elite 4. Assim teria de passar pelos diversos ginásios, para garantir o acesso à Liga Pokémon e assim, pedir ajuda ao atual Campeão. Pelo caminho teria de enfrentar o seu rival que estaria do lado da Equipa e frustrar os seus planos.

Em Pokémon Moon, seria interessante fazer parte, finalmente, do lado dos vilões. O nosso objectivo seria ajudá-los nos seus planos enfrentando os ginásios espalhados pela região, de modo a enfraquecer as forças que lutam contra a Equipa vilã.

Para evitar que uma versão acabe por vender mais que a outra, seria interessante criar também um sistema que fosse integrado no modo online, que funcionaria como Tug of War, no qual poderíamos lutar contra jogadores da outra versão tentando pender o equilíbrio de forças para o nosso lado. Isto faria com que, por exemplo, ao fim de cada mês, os jogadores da versão que estava a vencer fossem recompensados com Pokémon exclusivos da sua versão, enquanto a outra equipa receberia itens para tentar ganhar vantagem.

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Mais ginásios

Se seguem as séries animadas mais recentes, sabem que de vez em quando Ash procura pela cidade mais próxima que tenha um ginásio. Isto pode dar a entender que existem mais ginásios que os 8 habituais. Acrescentarem mais ginásios, dando a hipótese ao jogador de escolher, traria uma boa variedade ao jogo. Poderia também ser incorporado na história que falei acima, no qual os ginásios a que não fomos não nos ajudariam na luta em Pokémon Sun, ou não ficariam fracos em Pokémon Moon, o que alteraria o tipo de Pokémon que a facção inimiga usaria contra nós.

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Ataques Multitipo

Uma mecânica que seria interessante de implementar, era ataques que fossem de vários tipos. Já tivemos algo parecido em Black e White, nos quais existiam ataques que se tornavam mais fortes quando alterávamos o tipo de campo de batalha. Ataques como Rain Dance e Sunny Day também modificam a forma como alguns ataques funcionam. O próximo passo seria ataques que fossem de mais que um tipo. Isso aumentaria a coverage da nossa equipa, mesmo que fosse implementado só em Pokémon com Mega evolução activa.

Assim, um ataque que fosse por exemplo, Psíquico e Terra, teria a vantagem de causar 4 vezes o dano a Veneno, mas não podia afectar Dark e Voador. Outra hipótese era criar ataques de um tipo que fossem eficazes contra outros tipos que normalmente não seriam, ou causassem efeitos que não seriam normais. Um exemplo deste tipo de ataques é o Scald, um ataque de Água que pode causar Burn.

Fim dos HM

Os HM sempre foram um caso bastante polémico. Até à 4ª geração, faziam sentido pois eram ataques que podíamos equipar em vários Pokémon e nunca se acabavam. A partir da 5ª, os TM deixaram de desaparecer do inventário quando eram usados, e isso tornou o princípio dos HM inútil. Agora apenas chateiam, pois são ataques que só podemos remover no Move Deleter, que em muitos casos, apenas aparece numa das últimas cidades.

Em muitos ROM Hacks que se encontram na Internet, esta mecânica dos HM já foi removida, tendo sido substituídos por itens que vão para os Key Items e têm a mesma função. Isto evita que tenham de muitas vezes, gastar um espaço na vossa equipa com um HM slave, um Pokémon que aprende praticamente todos os HM, normalmente o Bibarel.

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Trade Stones

Apesar de um dos focos dos jogos Pokémon ser a interatividade entre jogadores de diferentes versões, quer pelas trocas, quer pelas batalhas, ainda existem bastantes barreiras que impedem a totalidade dessa interatividade. A maior delas, na parte das trocas.

Acho que está na altura de acabar com a mecânica que evolui certos Pokémon, apenas quando são trocados. Isto possui diversos problemas: primeiro, a pessoa que envia por exemplo, o Kadabra, não fica com o Alakazam após ser trocado, tendo de o receber de volta para que tal aconteça. Isto contraria um bocado o princípio das trocas, funcionando quase como um exploit. Segundo, nem toda a gente possui amigos que também joguem Pokémon e, apesar de poderem trocar pela Internet, não é necessariamente fácil encontrar um estranho disposto a trocar aquele exacto Pokémon que vocês querem.

Assim, as Trade Stones permitiriam evoluir estes Pokémon sem ter de os trocar. Isto também não impediria as trocas, pois ainda existem Pokémon exclusivos de cada versão e os factores natureza, EV’s e IV’s, que são bastante importantes para quem joga de forma competitiva.

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Mais opções de customização

Em Pokémon XY foi introduzida a customização do nosso personagem. Apesar de bastante limitado, foi um bom passo inicial. Em Sun e Moon gostaria de ver um sistema um pouco mais robusto, por exemplo, ao estilo de Fire Emblem, assim como a possibilidade de trocar a indumentária do personagem por diversas peças de roupa.

Também seria interessante poder mascarar ainda mais os nossos Pokémon. Os itens que eles seguram podiam, por exemplo, começar a aparecer no seu sprite durante os combates, ou até trajes completos que podiam, inclusive, alterar o seu tipo. Seria épico equipar um Garchomp com uma armadura de metal que alteraria o seu tipo para Dragão e Metal, à custa de menos speed e defesa especial, mas que aumentaria o seu ataque e defesa. Por favor Gamefreak

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Maior dificuldade

Um modo de maior dificuldade é algo que os jogadores pedem à bastante tempo. Tivemos algo assim em Black 2 e White 2, mas não era notório. Após a dificuldade ridiculamente fácil de XY muito por culpa, na minha opinião, de darem o Earthquake tão cedo no jogo, a série precisa desesperadamente de se tornar mais desafiante. Este modo difícil poderia ser incorporado no sistema de múltiplos ficheiros de gravação, para que pudéssemos ter um modo fácil e outro difícil.

Neste modo, a IA inimiga seria mais agressiva, quase ao nível dos estágios mais avançados da Battle Maison, os líderes de ginásio teriam mais Pokémon e a níveis maiores, além de estarem no último estágio de evolução. Os itens também poderiam ser mais caros, para que o jogador não abusasse de poções e o sistema de trocas entre lutas estaria bloqueado a SET em vez de podermos escolher SHIFT, tal como na Battle Maison.

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Mais Mega Evoluções

As mega evoluções foram uma excelente adição à série Pokémon e trouxeram uma lufada de ar fresco às lutas. Em Sun e Moon, além de novas mega evoluções, gostaria de ver mais Primal Forms, introduzidas em ORAS para Kyogre e Groundon. Também espero que seja introduzida a “fusão” com o treinador que já apareceu no anime, que juntando à maior customização do personagem, a tornaria numa adição fantástica.

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Regressar a Kalos

Sendo que não foi lançado o Pokemon Z, seria interessante adicionar esta região como endgame. Poderíamos ver os eventos que vão acontecer no anime futuramente, além de ser possível integrar a história com a ideia que tive anteriormente e continuar a história de XY que achei, podia ter sido mais completa.

Poder lutar também nos ginásios e na liga de Kalos seria interessante e não seria algo novo, já tendo acontecido na 2ª geração. A única limitação que vejo seria no hardware da 3DS.

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Melhor Endgame

Pokemon XY ficou sem dúvida a desejar no conteúdo disponível quando acabamos a campanha principal. Isso foi em parte resolvido em ORAS, mas o facto de terem retirado a Battle Frontier só porque sim, deixou muita gente furiosa. Assim, para S&M :), gostaria de ter a Frontier de volta e com novos tipos de combates como os aéreos e as Inverse Battles. Além disso como disse antes, a inclusão de Kalos seria acrescentaria ainda mais horas ao jogo após terminar a história principal.

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  1. Muito bom artigo, concordo completamente e adorava ver tais mecânicas e ideias no novo pokemon sun and moon.

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