O ano de 2016 termina com excelentes smartphones e muitas surpresas, como alguns terminais explosivos – Samsung Note 7. Ainda foi o ano que fomentou as ligações USB Tipo C, ecrãs curvos e câmaras duplas, não só nos Flagships, como em outros terminais de gama mais baixa.

Em 2017, esperamos que os smartphones venham ainda mais potentes e com um design um pouco diferente. Dificilmente os ecrãs 4K serão um standard e as câmaras não terão 40 MP, mas com certeza veremos melhores painéis, com excelentes cores e câmaras com cada vez mais qualidade.

De seguida, listaremos os 10 smartphones mais esperados de 2017.

iPhone 8

Melhores Características: Processador A11 e ecrã OLED
Data de Lançamento: Setembro de 2017

Em 2017, a Apple festeja o 10º aniversário do primeiro iPhone, pelo que se espera que seja feito algo especial. Segundo os rumores, o novo iPhone contará com um design bezeless e ecrã OLED. Apesar de várias fontes o confirmarem, teremos de esperar por Setembro para o poder ver.

Além do design totalmente diferente, com capa traseira em vidro, esperamos um novo processador, carregamento sem fios e, talvez, uma versão especial em cerâmica. Também é possível que a Apple nomeie o smartphone como iPhone 8, em vez de iPhone 7S, em celebração pelos 10 anos.

 

Samsung Galaxy S8

Melhores características: Melhor rendimento e scanner de Íris
Data de Lançamento: Fevereiro/Março de 2017

Historicamente, a Samsung foi uma das primeiras grandes marcas a apresentar a sua Flagship e, tendo em conta o embaraço que foi o Note 7, é muito possível que adiantem essa data para ganhar vantagem e “limparem” o seu nome.

Existem muitos rumores, como o do ecrã 4K, leitor de impressões digitais traseiro e o (infeliz) desaparecimento da entrada jack de 3.5 mm. Estes rumores possivelmente são falsos, mas existem outros, como o da câmara dupla, ligação USB tipo C e o scanner de Íris que fazem muito mais sentido.

Além disso, o Samsung S8 será o primeiro a contar com o processador Snapdragon 835, o mais recente da Qualcomm para dispositivos móveis. Também contará com 6GB de RAM, cada vez mais comuns, e uma bateria de 3.400 mAh.

 

LG G6

Melhores características: Design Modular e câmara Dupla
Data de Lançamento: Fevereiro/Março de 2017

Existem rumores que a LG irá abandonar o design modular no G6, trocando por um novo design em vidro. No entanto, não estamos de acordo, uma vez que seria puxar o tapete a uma tecnologia tão interessante. Além disso, a LG lançou o V20 e outras Flagships sem nenhuma tecnologia modular, pelo que, lançar outro smartphone sem esta característica, seria competir consigo mesma.

Além do design modular e de novos módulos, espera-se que o design do smartphone em geral melhore, especialmente depois das críticas ao LG G5, neste sentido. Contará com um novo tipo de scanner de iris, que utiliza o mesmo sensor da câmara frontal, uma medida de economizar espaço e que é possível graças ao uso de um filtro especial.

 

Xiaomi Mi 6

xiaomi-mi-6-imagen-colores

Melhores Características: Rendimento e preço competitivo
Data de Lançamento: Fevereiro/Março de 2017

Se procuram os melhores smartphones Android, então sabem que a Xiaomi é um dos principais candidatos. A marca geralmente aposta muito no rendimento com um design bonito, mas o mais impressionante, são os seus preços, que normalmente se reduzem a metade quando comparados com as demais Flagships.

É esperado que apresentem o Xiaomi Mi 6 no MWC, entre Fevereiro e Março. Este dispositivo contará com o Snapdragon 835, o mesmo que o Samsung S8 e outros que ainda não foram anunciados. Ainda não sabemos se haverão diferenças notáveis no seu design, mas se tivermos em conta o Mi Max e o Note 2, é possível que vejamos um ecrã sem molduras e câmaras duplas.

 

HTC 11 / HTC Ocean

Melhores Características: Design renovado
Data de Lançamento: Fevereiro/Março de 2017

O próximo Flagship da HTC talvez traga o nome HTC Ocean. Este nome provém de um vídeo que pode ser visto acima, cujo rumor é apoiado por Evan Blass, que como se sabe, é o melhor no que se trata de acertar rumores.

Ainda se sabe muito pouco acerca deste novo Smartphone, mas espera-se que o design mude um pouco e apresente mais algumas funcionalidades, que o faça destacar-se dos demais. O seu hardware não deverá mudar muito face à concorrência, contando com um Snapdragon 835, 6GB de RAM, leitor de impressões digitais, ligação USB tipo C, entre outros.

 

OnePlus 4

OnePlus 3 new

Melhores Características: Rendimento e preço competitivo
Data de lançamento: Verão de 2017

O OnePlus 3 e o 3T, são para muitos a melhor compra em 2016. Tem uma excelente performance, extras essenciais e um firmware muito bem optimizado. Não é o dispositivo mais bonito, mas não deixa de ter algum charme. Mas a sua melhor característica é o preço extremamente competitivo.

É muito cedo para conhecer algo acerca do próximo smartphone da marca, mas, mais uma vez, espera-se que siga a mesma tendência dos outros OnePlus: excelente performance a um preço muito acessível. Se o conseguir fazer novamente, será certamente um dos melhores smartphones de 2017

 

Huawei P10

Huawei P9 Plus

Melhores Características: Câmaras e novo ecrã
Data de lançamento: Abril de 2017

A Huawei lançou o P9 em Abril de 2016, evitando assim o MWC, preferindo apresentá-lo no seu próprio evento de lançamento em Londres. Possivelmente o Huawei P10 seguirá a mesma tendência, mas numa cidade diferente.

Pensa-se que o seu design será similar ao P9, com um corpo metálico muito elegante e duas câmaras Leica na traseira. Porém, veremos algumas melhorias a nível do ecrã – quem sabe maior resolução ou um painel OLED. A nível de performance, é possível que integre o Kirin 960 e venha equipado com 6GB de RAM,

A Huawei cresceu muito nos últimos tempos e seria uma pena não apostar na sua Flagship. A sua parceria com a Leica tem sido bastante positiva, mas não foi o suficiente para bater a Samsung nas vendas. Agora terá que mostrar o que vale com o novo dispositivo. Ficaremos à espera!

 

Sony Xperia Z6

Sony Xperia X Compact wallpaper

Melhores Características: Performance e Câmara
Data de Lançamento: Março de 2017

Não sabemos nada, absolutamente nada sobre o que a Sony poderá fazer com o Xperia Z6. Na verdade, gostaríamos muito de ver a Sony ascender às posições entre os melhores, mas, se continuar assim, não haverá salvação possível.

Os dispositivos da Sony são terminais muito bem construídos, com excelente performance apoiada por boas especificações. Porém, não tem nada que chame à atenção, especialmente para um terminal de mais de 600€, que devia ser especial, mas não trás nada de novo.

Queremos acreditar que 2017 será diferente, por isso incluímos o Z6 nesta lista.

 

Melhores Características: Sistema Windows
Data de Lançamento: TBA 2017

Os rumores do Surface Phone foram poucos e vagos, o que leva alguns a pensar que não passará de um mito. Mas recentemente foi revelado que Panos Panay está a trabalhar num protótipo de um novo telefone, o que nos vem a dar um pouco de esperanças.

Caso realmente exista, o Surface Phone é esperado para 2017, com um ecrã AMOLED Quad-HD de 5.5 polegadas, 4GB de RAM, 64/128 GB de armazenamento, com suporte para microSD, um processador Intel de 64 bits e câmaras de 21 MP e 8 MP.

É esperado que a Microsoft realize um evento no princípio de 2017 para revelar a sua actualização do Surface Pro 5, pelo que esta é a próxima data de lançamento possível para o telemóvel da Microsoft.

 

Smartphone Android da Nokia

nokia-phone-2017

Melhores Características: é Nokia (provavelmente indestrutível)
Data de Lançamento: TBA 2017

A Nokia está de regresso ao mercado com novos smartphones que serão lançados em 2017. Ainda não se sabe a data exata, mas o seu lançamento está confirmado – quem sabe no MWC?

Em princípio vão haver dois modelos diferentes, o D1C e o P1. O D1C, é uma oferta de gama média, que sugere, terá um processador da mesma gama, como o Snapdragon 651, um ecrã FullHD e, talvez, tamanhos diferentes.

O P1 será o dispositivo mais caro, que também virá em dois tamanhos, mas com um ecrã QuadHD. Deverá contar com hardware mais recente, uma câmara melhor e outras especificações, mas ainda não existem muitos detalhes para sustentar estes rumores.

Mais que as especificações, queremos que a Nokia regresse ao mercado onde antes era a melhor. Veremos como se portam os seus dispositivos a nível de performance e atualizações, algo muito importante no universo Android. Esperemos que tragam algo ao nível do Nokia 3310.