Se existe género de jogos que adoramos, é RPG. Em 2016 ficámos bem servidos no que toca a este género, com grandes histórias, excelentes bandas sonoras, que consumiram muitas das nossas horas, valendo cada segundo.

2017 prevê-se como mais um excelente ano para os amantes deste género, pelo que vamos fazer uma pequena lista com aqueles que já estão confirmados, ou ainda não, mas esperamos que sejam lançados para o ano.

Então vejamos.

Cyberpunk 2077

Estúdio: CD Projekt RED
Plataformas: PC, PS4, XB1
Lançamento previsto: 2017 TBA

Se The Witcher 3 fez as delícias dos jogadores em 2016, com aquela que é uma das melhores expansões já lançadas, a nossa espectativa não podia ser maior para Cyberpunk 2077.

A CD Projekt RED afirma que em termos de escala e valores de produção, Cyberpunk ultrapassa bastante aqueles vistos em The Witcher 3, ainda por cima com a inclusão de um modo multijogador.

Apesar de termos bastantes dúvidas de que o jogo será lançado para o ano, seria fenomenal que tal acontecesse, pois mal podemos esperar para lhe colocar as mãos em cima.

 

Kingdom Hearts 3

Estúdio: Square Enix
Plataformas:PS4
Lançamento previsto: 2017 TBA

De longe o meu jogo mais esperado para 2017, as evidências de que tal irá acontecer são cada vez maiores, pois já faz algum tempo que Tetsuya Nomura cedeu o lugar de director de Final Fantasy XV a Hajime Tabata, para que se pudesse focar em Kingdom Hearts 3 e Final Fantasy VII Remake, no início de 2017 será lançada a compilação Kingdom Hearts 2.8 e o conjunto KH1.5 e 2.5, o que significa que todos os jogos da série marcarão presença na PS4, a consola alvo para KH3.

Isso significa que, a maioria dos jogadores terão tempo para se inteirarem com a história a tempo de um lançamento no final do ano. Além disso, tendo FFXV sido lançado este ano, a Square Enix fica com KH3 como maior título de renome para o ano que vem, o que aumenta ainda mais as suspeitas de que será lançado em 2017. Esperemos pela E3, que sem dúvida nos irá mostrar mais sobre este título.

 

Final Fantasy VII: Remake

Estúdio: Square Enix
Plataformas: PS4
Lançamento previsto: 2017 TBA

Apesar de suspeitar que Kingdom Hearts 3 será lançado para o ano, duvido muito que Final Fantasy VII Remake seja lançado no mesmo ano. Por um lado, porque se KH3 for realmente lançado, seria muito difícil ver a Square Enix colocar nas lojas outro título com tanto peso no mesmo ano, o que seria um pouco overkill.

De qualquer forma, sendo que está confirmado o formato episódico, esperamos pelo menos uma pequena demo, talvez incluído com Kingdom Hearts 3, para que possamos ter um gostinho do que aí vem.

 

Kingdom Come Deliverance

Estúdio: Warhorse Studios
Plataformas: PS4, PC, XB1
Lançamento previsto: 2017

Outro jogo que esperamos ansiosamente, desde o seu anúncio que o temos acompanhado e cada vez nos parece melhor. Este simulador medieval promete fazer as delícias dos amantes de jogos como Mount and Blade, com o seu grafismo soberbo e combate realista.

Foi um enorme sucesso no Kickstarter e, apesar de ter sido adiado várias vezes, o estúdio continua a atualizar os fãs com as novidades e esperemos que a data de lançamento seja revelada brevemente.

 

Horizon Zero Dawn

Estúdio: Guerrilla Games
Plataformas: PS4
Lançamento previsto: 28 de Fevereiro, 2017

Após termos experimentado este magnífico jogo na Lisboa Games Week, as nossas expectativas estão altíssimas. O jogo apresenta um excelente aspecto, ao ponto de Hideo Kojima querer usar o mesmo motor no seu jogo, Death Stranding, utiliza mecânicas inspiradas noutros sucessos como Far Cry e uma jogabilidade bastante fluida.

Esperemos por Fevereiro para colocar as mãos no produto final que promete não desiludir.

 

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Estúdio: Nintendo EPD
Plataformas: WiiU, Switch
Lançamento previsto: 2017 TBA

Breath of the Wild é a nova página naquela que é uma das sagas mais famosas do mundo dos videojogos, The Legend of Zelda. Apostando mais uma vez num mundo aberto, este jogo introduz à série, elementos de sobrevivência já existentes noutros jogos, mas adaptados de forma fenomenal ao universo de Zelda.

A cada novo vídeo sobre o jogo, a nossa expectativa aumenta e o facto de podermos levar este jogo para qualquer lado usando a Switch é algo que nos parece verdadeiramente um dos seus maiores selling points. Esperemos pelo anúncio da data oficial dia 13 de Janeiro, na apresentação da Switch.

 

Scalebound

Estúdio: Platinum Games
Plataformas: PC, XB1
Lançamento previsto: 2017 TBA

Platinum Games é sinónimo de qualidade, especialmente no que toca a jogabilidade. Scalebound é um exclusivo para as plataformas da Microsoft, que promete fazer as delícias dos amantes de RPG e quer contrariar a falta de jogos deste género na consola da gigante americana.

Com um mundo de fantasia misturado com elementos modernos e, mais importante, DRAGÕES, Scalebound é sem dúvida um dos mais esperados pelos donos da XBox One para 2017.

 

Vampyr

Estúdio: Dontnod Entertainment
Plataformas: PC, XB1, PS4
Lançamento previsto: 2017 TBA

Dos criadores de Remember Me e Life is Strange, este RPG de ação possui uma premissa muito interessante. Nele, jogamos com um médico que é transformado em vampiro e tem de enfrentar o dilema de escolher entre salvar vidas, ou matar para sobreviver.

Ao longo do jogo vão desbloquear habilidades através do sangue humano, mas isso vai alterar-vos em termos de personalidade, com consequências dependendo das vossas escolhas. É assim um jogo que esperamos atentamente.

 

Mass Effect: Andromeda

Estúdio: BioWare
Plataformas: PC, XB1, PS4
Lançamento previsto: 2017

Andrómeda é o novo jogo de uma das séries RPG mais aclamadas de sempre, Mass Effect. Neste título, iremos descobrir uma nova galáxia e enfrentar novos inimigos. O jogo promete ser familiar para veteranos e acessível a novos jogadores, além de possuir um grafismo espetacular graças ao motor Frostbite, também presente em Battlefield 1 e Star Wars Battlefront.

É sem dúvida um dos jogos confirmados para o ano que mais esperamos.

 

Persona 5

Estúdio: Atlus
Plataformas: PS3, PS4
Lançamento previsto: 14 de Fevereiro, 2017

Após mais um enorme adiamento, os jogadores finalmente vão poder colocar as mãos no novo título de Persona, uma das sagas JRPG mais acarinhadas pelos jogadores.

Tal como nos anteriores, iremos jogar com um estudante transferido que junto com os seus amigos irão descobrir os seus poderes Persona, enquanto exploram o reino sobrenatural chamado Palacio.

É um título bastante esperado pelos fãs e sem dúvida que a Atlus não vai desiludir.

 


Se sabem de outros RPG que mereçam estar nesta lista, não deixem de o referir nos comentários