Em 2016, o Overwatch conheceu, pelos updates, dois novos heróis, um novo mapa e novos modos de jogo, fazendo deste ano de lançamento, desde maio, um ano muito ocupado. Mas a Blizzard não parece querer perder o ritmo, e continuará com novas atualizações em 2017.

Num video de Developer Update publicado hoje, o director do jogo Jeff Kaplan, apresentou um resumo de algumas coisas que a comunidade de Overwatch pode ficar a conhecer neste novo ano.

Novos heróis para 2017

Já se esperava por isso, mas Kaplan confirmou agora que novos heróis serão introduzidos em 2017. Ele diz no anuncio que muitas vezes trabalham em mais conteúdo do que aquele que acaba por ser lançado, pois por vezes os protótipos falham, ou não gostam do resultado, ou regressam à mesa de desenho.

Para demonstrar este ponto, Kaplan dá uma visão interessante do desenvolvimento algo problemático de Genji, o herói ninja de Overwatch. “Genji foi um herói que começámos a desenvolver quase um ano e meio antes do seu lançamento. Trabalhámos com ele, fizemos testes, foi até posto na gaveta uns tempos, para depois voltarmos a pegar nele.”

Com este processo em mente, Kaplan falou de um herói que acredita ser bastante prometedor. Ainda não disse nada sobre quem é ou como joga, apenas que o prototipo está a tomar forma pelo departamento de artístico, o que significa que a sua equipa se sente confiante e tem uma base sólida que pode ser trabalhada e lançada.

“Temos alguns protótipos muito divertidos”, disse Kaplan referindo-se aos restantes heróis que ainda não são tão certos. “Espero que alguns vejam a luz do dia em 2017.”

Ajustes a Sombra

Kaplan revê também o primeiro ano de Overwatch e ao fazê-lo aproveita a oportunidade para falar das mudanças mais imediatas para 2017. No entanto, para a Sombra, não deveremos ter nenhuma alteração, a curto prazo pelo menos.

Tal como sucedeu com a Ana, Kaplan pensa que Sombra é um herói bastante útil, mas que os jogadores ainda não sabem como tirar todo o proveito deste. “A razão pela qual estamos a demorar tanto com as mudanças em Sombra é porque acreditamos que estamos a assistir a uma curva de aprendizagem”, disse Kaplan.

“Estamos a começar a ver um monte de jogos de alto nível e alta qualidade com a Sombra. Isso não quer dizer que pensamos que ela esteja perfeitamente equilibrada. Temos ideias se a quisermos alterar, mas estamos a demorar e a ser pacientes”.

Novos mapas, além de Oasis

Na Blizzcon, a Blizzard anunciou o lançamento de um novo mapa, chamado Oasis. Kaplan reafirmou que o novo mapa está operacional e será lançado em breve. Também confirmou que vários outros mapas se encontram em fases diferentes de desenvolvimento, mas ainda não estão preparados para o seu lançamento.

“Estamos sempre à procura de coisas que possamos testar, como um novo modo de jogo, e o nosso processo de pensamento é: se é realmente divertido como um novo modo de jogo, talvez em algum momento o possamos integrar no sistema de rotatitivdade, como um jogo rápido ou competitivo”.

Navegador de servidor de jogos personalizados

Um navegador de servidor para jogos personalizados deve estar para chegar no inicio de 2017. Isto permitirá aos jogadores criarem jogos personalizados e apresentá-los como públicos, para que qualquer um se possa juntar, e não apenas os amigos na lista do battle.net.

“Foi uma das funcionalidades mais pedidas”, disse Kaplan. Ele explicou que o objetivo é ter uma versão simples lançada no inicio do ano, mas que deverá ser desenvolvida com o tempo.

Opções de comunicação personalizada

A roda de comunicação de Overwatch permite aos jogadores seleccionar rapidamente uma variedade de comandos de voz para comunicarem rapidamente com a sua equipa. Algures por 2017, essa roda será revista para permitir aos jogadores a personalização, quer de comandos de voz, quer dos emoticons que aparecem, dando acesso a quatro linhas de comando e quatro emoticons.

Desta maneira, podem por todas as linhas de voz extra e emoticons que tenham desbloqueado para usar em vez de apenas uma. “Também poderão utilizar comandos personalizados para criar um botão em particular e ativar um comando de voz próprio ou emoticon”, acrescentou Kaplan.

Os Sprays também terão a sua própria roda, onde poderemos seleccionar até quatro, para serem usados durante a partida. Apenas um spray irá aparecer de cada vez, mas com isto poderão utilizar diferentes, dependendo da situação. “Embora seja um detalhe, fará com que os comandos de voz, sprays e emoticons sejam mais valiosos”, disse Kaplan.

Outra atualização menor, mas na nossa opinião a mais importante, é uma notificação para entrar no chat de equipa. Tal como o novo botão “permanecer como grupo” introduzido recentemente, este botão colocará automaticamente o vosso grupo no chat de equipa, para que não tenham de mudar manualmente para comunicar com quem não estiver no grupo.

Melhorias nos modos de espectador

A Blizzard continuará a desenvolver as funcionalidades para tornar Overwatch mais agradável. Kaplan mencionou a inclusão de um ‘mapa de espectador’ enquanto este assiste a um jogo em birdview em 2D para uma melhor ideia das movimentações e lutas.

Kaplan disse que também têm estado atentos à comunidade competitiva, tanto jogadores como comentadores, e contam com uma lista dos pedidos de alterações. Ele não especifica nada, mas diz que a Blizzard irá começar a implementar algumas destas em 2017.