Que este 2017 vai ser um ano recheado de novidades da parte da Nokia já todos sabemos, tendo oficializado o seu novo smartphone o Nokia 6, e com os rumores em volta de outros,a Nokia está a preparar um sistema de inteligência artificial – Nokia Viki.

Recentemente temos visto a tecnologia de inteligência artificial crescer como nunca até agora, surgindo várias aplicações fazendo uso dela, e cada vez mais aparelhos smart para facilitar, supostamente, o nosso dia-a-dia.

Temos a Siri nos dispositivos Apple, a Cortana nos Windows e Google Now nos Android, entre outros. Brevemente teremos a Viki da Nokia

Talvez em memória à Vickie a Viking, sendo a Nokia da terra dos Vikings

nokia viki

A principal confirmação disto surge depois de ser visível o pedido de licenciamento na União Europeia do nome Viki.

Na descrição do pedido pode-se ler algo como: (Viki) é um software para criação e monitorização de assistentes móveis e de web, com base em conhecimento digital e que combina diversas fontes de dados numa única interface de texto e voz.

Ou seja, será um assistente com suporte de voz à semelhança de vários outros já existentes no mercado. Seguramente será difícil ganhar posição no mercado, mas a Nokia tem potencial para fazer algo bom daqui.