Há dias a Nokia tinha confirmado a sua presença no Mobile World Congress (MWC) de Barcelona em 2017, o que deixou algum burburinho nas redes sociais sobre o que poderiam estar a preparar, uma vez que a empresa abandonou o mercado de smartphones quando vendeu a linha Lumia à Microsoft.

Agora parece certo, a Nokia prepara-se para apresentar a sua nova aposta no mercado de smartphones, e nada melhor do que o fazer no maior evento mundial destes em Barcelona!

Nokia Rajeev Suri

Estes dispositivos serão fruto da recentemente criada HMD Global, uma fabricante de dispositivos móveis do grupo Nokia, bem como a Foxconn. Os primeiros resultados deverão ser apresentados ainda no final de 2016. Estes novos dispositivos irão contar com o sistema Android, ao contrário dos últimos smartphones da marca que corriam Windows.

Todo este movimento da Nokia surge precisamente devido ao seu acordo com a Microsoft, que ao vender a sua linha de smartphones, a afastava do mercado por um determinado período, o qual está agora a terminar.

A Nokia volta ao mercado da gama alta

Espera-se que a Nokia lance nos próximos tempos dois smartphones com 5″ e 5.5″. Também contará com um processador de alto desempenho como o Snapdragon 820.

E aparentemente, um dos principais parceiros da Nokia nesta nova aventura nos dispositivos móveis é a própria Google. Escapando assim à antiga aposta ao Windows Phone, a Nokia irá querer seguramente marcar a sua presença no mercado dos smartphones.

nokia 2017

Isso deverá ser relativamente fácil, apesar da ausência prolongada num mercado cada vez mais competitivo, a Nokia tem algo a seu favor, o nome. Muitos associam o seu nome, marca, a produtos de qualidade e de confiança. Assim, se a Nokia conseguir lançar dispositivos decentes, estes deverão ser um sucesso sem grandes dificuldades.

A presença da Nokia na MWC é assim muito aguardada pelos fãs da marca e destes dispositivos em geral, sendo que o CEO da empresa, Rajeev Suri, tem uma keynote agendada, onde seguramente falará dos novos dispositivos e a nova aventura da empresa neste campo.