Rescaldo : “GDC (Game Developer Conference) – Paradox Interactive”

Para a indústria de desenvolvimento de jogos existe uma conferência, que este ano se realiza nos Estados Unidos da América, mais especificamente em São Francisco, de 14 a 18 de Março, onde o objectivo é pura e simplesmente, trazer os produtores de jogos para falarem com os seus fãs sobre os seus projectos em curso e, também sobre novidades de novos IP’s (em português, Propriedade Intelectual).

Este ano a conferência que me chamou mais a atenção foi a da Paradox Interactive que, para quem não conhece, é uma companhia que se foca maioritariamente em produzir bons jogos de estratégia, com ênfase histórica, e para jogadores que querem que a estratégia se torne um desafio. Nesta edição, trouxeram-nos novidades sobre dois jogos que estão a ser já criados, e dois que foram uma novidade para a comunidade.

“a conferência que me chamou mais a atenção foi a da Paradox Interactive”

gdc_paradox_interactive

Os dois jogos que já estão a ser criados são Hearts of Iron 4, um jogo de estratégia da Segunda Guerra Mundial onde controlamos o destino de um país nos anos anteriores à guerra e, posteriormente nos anos que compuseram este conflito.

O segundo jogo chama-se Stellaris e é uma nova IP desta empresa que consiste num jogo de estratégia no espaço em que controlamos um povo nas questões diplomáticas, militares e expansionistas. Os outros dois jogos chamam-se Tyranny e Magicka Mayhem que, como são jogos em início de produção não há muita informação acerca deles sem ser que o Tyranny é um RPG e o Magicka Mayhem que é um jogo de cartas.

Hearts of Iron 4hearts_of_iron_4

Este jogo foi provavelmente aquele que me fez mais curioso por ter algumas notícias. Esta curiosidade aparece porque este é o quarto lançamento de uma série que eu joguei centenas de horas e, que pela quantidade de Developer Diaries (Diários de Desenvolvimento), de vídeos e streams que já foram feitos me parece um jogo extremamente interessante e sem dúvida algo que quero experimentar.

Agora a parte má da curiosidade. Este jogo já devia ter sido lançado há cerca de um ano, com sucessivos atrasos a tornarem-se, para dizer o mínimo, irritantes. Mas no mês passado o jogo chegou finalmente a Beta e todos pudemos sonhar em ter nesta conferência uma data de lançamento.

“devia ter sido lançado há cerca de um ano”

A primeira coisa que nos forneceram foi um “trailer” do jogo para o introduzir e que, na minha opinião, está feito de forma quase perfeita. A música tem imensa intensidade, alguns pequenos excertos do jogo para mostrar a jogabilidade e as possibilidades que teremos ao nosso dispor e, para ter a certeza que que ninguém fica sem perceber nada do que se está a passar, algumas das maiores personalidades envolvidas na produção do jogo explicam o significado de cada pequena coisa que aparece no vídeo.

Foi anunciado que o jogo está a funcionar muito bem, que os problemas de AI foram resolvidos, e que nos estamos a aproximar a passos largos do seu lançamento. Mas após alguma conversa e explicação do CEO da Paradox Interactive, Fredrik Wester e de um dos produtores do jogo, Johan Andersson foi anunciado mesmo no final o que esperávamos. O jogo será lançado no, e para não incutir ninguém em erro usarei a expressão em inglês, D-Dayish (em português, por volta do Dia-D), ou seja, dia 6 de Junho de 2016.

“O jogo será lançado no dia 6 de Junho”

Stellarisstellaris_logo

Este jogo, tal como o Hearts of Iron 4, já está em desenvolvimento há algum tempo e, como é um novo jogo que será lançado pela Paradox Interactive suscitou desde o início muita curiosidade. O Stellaris é um jogo de estratégia passado no espaço, onde obviamente o factor histórico desta companhia não se pode aplicar, mas que pode ser o relançamento dos jogos de estratégia espaciais que há um tempo para cá estão a passar maus momentos. Foi-nos prometido que este não será simplesmente um jogo de construir e destruir, colonizar e invadir, mas vai muito além disso, e isso é sem dúvida excitante.

“pode ser o relançamento de jogos de estratégia espaciais”

Tal como no Hearts of Iron 4 a primeira coisa que nos foi mostrado foi o trailer do jogo. Neste caso não existe tanta informação disponível para a comunidade como já existia para o outro jogo, e por isso acho que tinha bastante mais curiosidade em ver o que eles nos tinham para mostrar. Em princípio fiquei um pouco desiludido em não ter imagens e vídeos do jogo, mas isso passou rapidamente. Um vídeo extraordinário que conta a história de um povo na sua conquista do seu lugar no espaço.

“Um vídeo extraordinário que conta a história de um povo na sua conquista do seu lugar no espaço”

Mais tarde percebemos que esse povo somos nós humanos. Um trailer muito bem conseguido sem qualquer tipo de dúvidas. Se antes já queria experimentar o jogo então fiquei ainda com mais vontade! No final desta secção foi-nos anunciado que este jogo será lançado no dia 9 de Maio de 2016.

“este jogo será lançado no dia 9 de Maio”

Tyranny

Este novo IP foi uma das novidades desta conferência dada pela Paradox Interactive. Um jogo feito em conjunto com a Obsidian Entertainment que será um RPG passado num mundo destruído pela guerra governado por Kyros. Este jogo dará a hipótese ao jogador de tomar decisões complicadas, que não serão necessariamente fáceis de perceber se são boas ou más e, até ajudar ou trair Kyros. É preciso notar que Kyros não é a mais simpática das pessoas e sem dúvida não será entre os governantes.

“RPG passado num mundo destruído pela guerra”

Foi fornecido também um trailer deste jogo que conta o estado do mundo na história, as decisões que podem ser tomadas e algumas das possíveis consequências delas. O trailer foi interessante, embora não forneça nada de especial sobre o jogo. A ideia que fiquei foi que o jogo pode ser bom, mas sem saber mais é difícil avaliar a ideia. Temos de esperar por mais desenvolvimentos para poder analisar o jogo com mais detalhe.

Magicka Mayhem – Card Gamemagicka_mayhem

Este foi o anúncio mais espantoso da Paradox Interactive, o lançamento de um jogo de cartas da famosa série Magicka. Este jogo está a ser desenvolvido por um rapaz de 10 anos chamado Ethan Erickson e pelo seu pai, Ken, com o apoio desta companhia. O objectivo deste jogo é tentar trazer esta conhecida séria para uma plataforma física para se poder jogar, como dito por Ethan, “mesmo quando falta a luz”.

“para se poder jogar Magicka mesmo quando falta a luz”

A ideia é sem dúvida interessante, tanto que o jogo foi colocado no Kickstarter para juntar um total de 2500$ em 30 dias e, ao fim de 2 dias, já juntou quase 15000$! É sem dúvida um jogo para acompanhar o seu desenvolvimento e, ajudar o pequeno Ethan a tornar real o seu sonho de criar um jogo. Pelo valor que já conseguiu amealhar, parece que afinal os sonhos sempre se podem realizar.

Paradox Interactive – Conclusões Finais

Foi sem dúvida alguma uma boa conferência da Paradox este ano, com o anúncio das datas de lançamento de dois dos seus jogos mais esperados e o anúncio de mais dois jogos com potencial para vingar. Embora me agrade a ideia de ver Hearts of Iron 4 e Stellaris serem lançados o mais rápido possível achei estranho a estratégia de lançar os dois nem com 1 mês de diferença um do outro, visto me pareça que tanto um como o outro podem ter um público em comum muito vasto. No entanto é bom saber que ainda há companhias que não antecipam ou atrasam jogos de propósito só pelo interesse monetário.

Your email address will not be published. Required fields are marked *